Conheça Akio Toyoda

Um homem com uma inspiração e paixão por carros

A história da Toyota iniciou em 1937 com a fundação da Toyota Motor Co. Ltd. Mas sabia que o início da Toyoda foi com o negócio têxtil, no final do séc. XIX?

Origem da Marca

O sucesso do mentor Sakichi Toyoda’s no desenvolvimento de tecnologias para teares automáticos com a finalidade de confecionar tecidos, foram uma base comercial sólida para que o seu filho Kiichiro conseguisse concretizar o seu sonho, a produção de carros, inspirado também pelos novos métodos de produção em massa que viu na Europa e nos EUA.

A Marca tem crescido para se tornar uma das maiores e mais conhecidas empresas em todo o Mundo, de produção de automóveis. Com mais de 340.000 colaboradores em fábricas nos 5 continentes, vende carros e camiões em mais de 160 países.

Ao longo da sua expansão, tem permanecido fiel à filosofia que está no coração da cultura institucional. O objetivo é ajudar a construir uma sociedade mais próspera, com um negócio que valoriza o respeito e justiça e que cresce em harmonia com a comunidade global. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, utilizando as tecnologias mais avançadas para criar e produzir novos produtos e serviços.

/
Onde está a Toyota atualmente
/
/
/
/
/
Conheça o Presidente da Toyota

Akio Toyoda tornou-se Presidente e CEO da Toyota, em 2009. Neto de Kiichiro Toyoda, representa a geração mais recente da família que fundou a Toyota Motor Corporation.

Juntou-se ao negócio em 1984 como um funcionário normal, ganhando conhecimento e experiência nas várias áreas da Empresa. Formado em Direito no Japão e tendo como graduação um mestrado em Administração de Empresas nos EUA, tem uma experiência internacional e conhece a área de negócio em todas as fases de produção de um carro. Faz parte do quadro da Direção desde o ano 2000 e tornou-se Diretor do Conselho de Administração em 2003.

Como Diretor do Conselho de Administração, Mr Toyoda criou e supervisiona a Divisão Operacional da Empresa “gazoo.com”, e estabelece novos canais para comercialização de bens e serviços para os clientes, a nível on line.

Desde 2005 é o Vice-Presidente Executivo e Diretor, com várias responsabilidades incluindo IT (chefiou o desenvolvimento e integração do negócio baseado na internet, e-Toyota) integrou sistemas de transporte, qualidade e gestão da produção. Também teve um papel de pivot no desenvolvimento de atividades da Toyota na China, como Diretor da Empresa China Operations Center e mais tarde da Empresa China Operations Group.

A sua liderança reflete a sua paixão por carros e a satisfação da condução, em estrada e em pista. É um entusiasta e experiente condutor de corridas e uma força inspiradora no compromisso da Toyota em criar carros cada vez melhores para os Clientes.

Mais do que carros…

A Toyota é conhecida por produzir carros, no entanto tem muitas Empresas de outros ramos de atividade:

-Produção e venda de barcos e respetivos motores e produção de empilhadores e outros equipamentos industriais.

-Setor imobiliário. Desde 1975 constrói casas, estando em constante evolução o desenvolvendo de novas técnicas de construção, criação de condomínios, assim como projetos de habitação para arrendamento pela Toyota Housing Corporation que a partir da 2004 constituiu-se uma Empresa autónoma.

-Pioneira na área da biotecnologia e agricultura, incluindo a pesquisa de produtos de apoio às plantações, à base de plantas sustentáveis para utilização nos processos de produção, como uma alternativa mais ecológica aos convencionais plásticos.

-Iniciativas que suportam o compromisso da Marca para proteger o ambiente, criando um negócio e atividade responsáveis, incluindo a plantação de área florestal na China para evitar o avanço das areias do deserto.

Dada a preocupação ambiental da Toyota e dentro do âmbito do programa de bolsas inseridas no Programa de Atividades de âmbito Ambiental da Toyota a nível Mundial, a Marca dá mais um passo rumo ao objetivo anunciado no Desafio Ambiental 2050, que pressupõe a implementação de “Emissões: Zero” através da redução das emissões de CO2 de veículos novos desde a sua produção até ao final do seu ciclo de vida útil, mostrando o empenho em melhorar o ambiente através da educação ambiental e no desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente, como a tecnologia híbrida.

Neste sentido há 16 anos que tem vindo a apoiar iniciativas a nível ambiental, realizadas por associações e outras entidades, sem fins lucrativos, pela disponibilização de bolsas inseridas no Programa de Atividades de âmbito Ambiental.

Até ao momento, o “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental” da Toyota já soma em 53 países o apoio a 304 projetos, 26 deles adicionados recentemente sendo um destes projetos português.

A selecção foi feita por um jurí constituído por representantes da Toyota e da área onde os projetos foram examinados com base na sua sustentabilidade, extensão territorial e capacidade de atender às necessidades locais. De entre os 26 novos projetos ambientais, 16 foram japoneses, sendo os restantes provenientes de África, Ásia e apenas um da Europa, o projeto português da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

Este projecto português vencedor, da organização sem fins lucrativos SPEA, vai receber o apoio financeiro do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota”, com vista à conservação das aves selvagens e dos seus habitats, promovendo o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações futuras em dois locais: na Barrinha de Esmoriz (a Norte) e na Lagoa dos Salgados (a Sul). A SPEA é parceira da BirdLife e tem como missão o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.

Este projeto vem ao encontro da responsabilidade social da Marca, que tem vindo a apoiar este tipo de iniciativas de preservação do ambiente, envolvendo-se com as entidades e comunidade local, como por exemplo o projeto “Um Toyota, uma Árvore” que iniciou em 2005.

Conheça mais sobre este projeto implementado em Portugal, com o apoio da Toyota Motor Corporation:

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe em recuperação com aumento de quota após os primeiros 6 meses de 2020 Toyota Motor Europe em recuperação com aumento de quota após os primeiros 6 meses de 2020 Toyota Motor Europe vendeu 424.862 viaturas de janeiro a junho de 2020, menos -26,5% que em igual período de 2019, mas com um desempenho superior que o mercado que caiu -36%. TME com aumento da quota. Subiu para 6,1%, mais 0,8 pontos percentuais devido à forte procura de híbridos Toyota e Lexus Toyota anuncia preços e especificações do novo GR Yaris em Portugal Toyota anuncia preços e especificações do novo GR Yaris em Portugal Com a chegada a Portugal prevista para o início de 2021, o Toyota GR Yaris está disponível em 3 cores e 3 níveis de equipamento: GR YARIS, EXTREME PREMIUM e EXTREME RALLY. Com um preço desde 45.090 Euros, o registo numa plataforma on-line dá acesso prioritário à compra do GR Yaris. Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2020. O valor da marca é de 28,3 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de Euros) e está colocada 8 lugares à frente da seguinte marca automóvel. É a única automóvel no Top50. Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Toyota Motor Europe (TME) anunciou os vencedores do “Ichiban Award 2020”, no qual Portugal foi reconhecido através de Toyota Caetano Santa Maria da Feira. Mais de 2.500 concessionários europeus esforçam-se por prestar um serviço de excelência aos clientes e pela honra de ser um dos 45 vencedores.
Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental. A Toyota pretende expandir o uso desta nova máquina, que transforma o processo de revestimento, através da rede Mikado Technos / Kanematsu no Japão. As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota Toyota Plus, o programa de usados certificados, com financiamento da financeira da marca, vai apoiar os portugueses no pagamento das primeiras 6 prestações no Yaris ou Auris. Por 99€ / mês pode contar com o Yaris 1.0 VVT i de 2018 e 2019 ou por mais 50€ com o Auris 1.4 D-4D de 2017 e 2018. Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota irá disponibilizar gratuitamente o software de segurança – THUMS (Total Human Model for Safety), a partir de janeiro de 2021. O THUMS é um programa virtual do corpo humano para análise computacional de lesões corporais causadas em colisões de veículos para atingir uma mobilidade mais segura. Toyota lança campanha de check-up de verão Toyota lança campanha de check-up de verão Numa aposta clara na segurança, a Toyota propõe condições aliciantes no após-venda para o regresso à estrada neste período de verão. Oferta de Check-up de verão, que verifica mais de 20 pontos principais de segurança do Toyota e serviço especial de Higienização.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.