A história da Toyota iniciou em 1937 com a fundação da Toyota Motor Co. Ltd. Mas sabia que o início da Toyoda foi com o negócio têxtil, no final do séc. XIX?

Origem da Marca

O sucesso do mentor Sakichi Toyoda’s no desenvolvimento de tecnologias para teares automáticos com a finalidade de confecionar tecidos, foram uma base comercial sólida para que o seu filho Kiichiro conseguisse concretizar o seu sonho, a produção de carros, inspirado também pelos novos métodos de produção em massa que viu na Europa e nos EUA.

A Marca tem crescido para se tornar uma das maiores e mais conhecidas empresas em todo o Mundo, de produção de automóveis. Com mais de 340.000 colaboradores em fábricas nos 5 continentes, vende carros e camiões em mais de 160 países.

Ao longo da sua expansão, tem permanecido fiel à filosofia que está no coração da cultura institucional. O objectivo é ajudar a construir uma sociedade mais próspera, com um negócio que valoriza o respeito e justiça e que cresce em harmonia com a comunidade global. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, utilizando as tecnologias mais avançadas para criar e produzir novos produtos e serviços.

/

Onde está a Toyota atualmente

/
/
/
/
/

Conheça o Presidente da Toyota

Akio Toyoda tornou-se Presidente e CEO da Toyota, em 2009. Neto de Kiichiro Toyoda, representa a geração mais recente da família que fundou a Toyota Motor Corporation.

Juntou-se ao negócio em 1984 como um funcionário normal, ganhando conhecimento e experiência nas várias áreas da Empresa. Formado em Direito no Japão e tendo como graduação um mestrado em Administração de Empresas nos EUA, tem uma experiência internacional e conhece a área de negócio em todas as fases de produção de um carro. Faz parte do quadro da Direção desde o ano 2000 e tornou-se Diretor do Conselho de Administração em 2003.

Como Diretor do Conselho de Administração, Mr Toyoda criou e supervisiona a Divisão Operacional da Empresa “gazoo.com”, e estabelece novos canais para comercialização de bens e serviços para os clientes, a nível on line.

Desde 2005 é o Vice-Presidente Executivo e Diretor, com várias responsabilidades incluindo IT (chefiou o desenvolvimento e integração do negócio baseado na internet, e-Toyota) integrou sistemas de transporte, qualidade e gestão da produção. Também teve um papel de pivot no desenvolvimento de atividades da Toyota na China, como Diretor da Empresa China Operations Center e mais tarde da Empresa China Operations Group.

A sua liderança reflete a sua paixão por carros e a satisfação da condução, em estrada e em pista. É um entusiasta e experiente condutor de corridas e uma força inspiradora no compromisso da Toyota em criar carros cada vez melhores para os Clientes.

Mais do que carros…

A Toyota é conhecida por produzir carros, no entanto tem muitas Empresas de outros ramos de atividade:

-Produção e venda de barcos e respetivos motores e produção de empilhadores e outros equipamentos industriais.

-Setor imobiliário. Desde 1975 constrói casas, estando em constante evolução o desenvolvendo de novas técnicas de construção, criação de condomínios, assim como projetos de habitação para arrendamento pela Toyota Housing Corporation que a partir da 2004 constituiu-se uma Empresa autónoma.

-Pioneira na área da biotecnologia e agricultura, incluindo a pesquisa de produtos de apoio às plantações, à base de plantas sustentáveis para utilização nos processos de produção, como uma alternativa mais ecológica aos convencionais plásticos.

-Iniciativas que suportam o compromisso da Marca para proteger o ambiente, criando um negócio e atividade responsáveis, incluindo a plantação de área florestal na China para evitar o avanço das areias do deserto.

Dada a preocupação ambiental da Toyota e dentro do âmbito do programa de bolsas inseridas no Programa de Atividades de âmbito Ambiental da Toyota a nível Mundial, a Marca dá mais um passo rumo ao objetivo anunciado no Desafio Ambiental 2050, que pressupõe a implementação de “Emissões: Zero” através da redução das emissões de CO2 de veículos novos desde a sua produção até ao final do seu ciclo de vida útil, mostrando o empenho em melhorar o ambiente através da educação ambiental e no desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente, como a tecnologia híbrida.

Neste sentido há 16 anos que tem vindo a apoiar iniciativas a nível ambiental, realizadas por associações e outras entidades, sem fins lucrativos, pela disponibilização de bolsas inseridas no Programa de Atividades de âmbito Ambiental.

Até ao momento, o “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental” da Toyota já soma em 53 países o apoio a 304 projetos, 26 deles adicionados recentemente sendo um destes projetos português.

A selecção foi feita por um jurí constituído por representantes da Toyota e da área onde os projetos foram examinados com base na sua sustentabilidade, extensão territorial e capacidade de atender às necessidades locais. De entre os 26 novos projetos ambientais, 16 foram japoneses, sendo os restantes provenientes de África, Ásia e apenas um da Europa, o projeto português da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

Este projecto português vencedor, da organização sem fins lucrativos SPEA, vai receber o apoio financeiro do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota”, com vista à conservação das aves selvagens e dos seus habitats, promovendo o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações futuras em dois locais: na Barrinha de Esmoriz (a Norte) e na Lagoa dos Salgados (a Sul). A SPEA é parceira da BirdLife e tem como missão o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.

Este projeto vem ao encontro da responsabilidade social da Marca, que tem vindo a apoiar este tipo de iniciativas de preservação do ambiente, envolvendo-se com as entidades e comunidade local, como por exemplo o projeto “Um Toyota, uma Árvore” que iniciou em 2005.

Conheça mais sobre este projeto implementado em Portugal, com o apoio da Toyota Motor Corporation:

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.