1. Discover Toyota
  2. Toyota em Portugal

TOYOTA EM PORTUGAL

HISTÓRIA DA MARCA

Em 1968, Salvador Caetano assina o contrato de importação e distribuição da marca Toyota para Portugal

"Hoje como ontem, a nossa vocação continua a ser o Futuro.”

Salvador Fernandes Caetano

Em 1926 nasce, em Vila Nova de Gaia, Salvador Fernandes Caetano, o homem que viria a marcar o destino da Toyota em Portugal.

Começa a trabalhar com onze anos, estabelece-se por conta própria aos dezoito e, com vinte anos (1946), cria a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda. Uma fábrica de carroçarias de autocarros, que seria o embrião da Toyota Caetano Portugal, S.A., e do próprio Grupo Salvador Caetano. Este empreendedorismo leva-o ao Japão em 1968 para trazer para Portugal a representação da Marca Toyota.

1968

Salvador Caetano assina o contrato de importação e distribuição da marca Toyota para Portugal, realizando uma visita à Toyota Motor Corporation, no Japão.

1970

Início da construção da Fábrica Toyota em Ovar, a primeira na Europa.

1971

Inaugurada a primeira Fábrica da Toyota na Europa, em Ovar, que contou com a presença do Chefe de Estado, o Almirante Américo Thomaz.

1972

Rede de Concessionários Toyota em Portugal entra numa nova fase, com a abertura de novos espaços no Minho, Coimbra, Setúbal e Algarve, para uma melhor cobertura nacional.

1978

A unidade 70.000 é produzida na Fábrica Toyota em Ovar. O veículo foi oferecido à Cruz Vermelha Portuguesa.

1981

A Toyota é distinguida com o prémio “10 Melhores Empresas” pelo semanário Expresso.
Reconversão da Fábrica Toyota em Ovar para montagem exclusiva de veículos comerciais, no seguimento do anúncio da Lei sobre montagem de veículos automóveis em Portugal.

1981

Criação da estrutura de Formação específica para as áreas técnicas Toyota. Dois anos mais tarde inicia o ensino de aprendizagem para jovens.

1988

Ao longo dos anos, a Toyota Motor Corporation é incondicional no seu apoio, com visitas regulares de vários representantes à Fábrica Toyota em Ovar.

1993

Comemoração da produção da unidade Toyota número 200.000 na Fábrica Toyota em Ovar.
Este acontecimento foi presidido pelo Primeiro-Ministro, Cavaco Silva.

1995

A Toyota inicia o Programa de Responsabilidade Social, com apoio ao ensino de mecânica através do T-TEP. A marca chega a doar mais de 200.000€ em material didático para o ISEP e Escola Profissional Salvador Caetano.

1996

Bodas de Ouro do Grupo Salvador Caetano.

2001

Fábrica Toyota em Ovar celebra os 30 anos, com a presença do Ministro da Economia, Braga da Cruz, e o Presidente da Toyota Motor Corporation, Eiji Toyoda, entre outras personalidades Toyota.

2002

Início da exportação da Toyota Dyna a partir da Fábrica Toyota em Ovar.
No mesmo ano, o Governo Japonês condecora José Ramos com a posição de Cônsul Honorário, por promover a ligação entre os dois países.

2005

No ano em que a Toyota dá início ao Projeto de Responsabilidade Social, 1 Toyota 1 Árvore, que contribuiu para reflorestar Portugal, Yoshio Ishizaka visita a Fábrica Toyota em Ovar.

2006

Fábrica Toyota em Ovar celebra os 35 anos, com uma cerimónia presidida pelo Chairman da Toyota Motor Corporation, Hiroshi Okuda, e pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates.

2007

A Toyota atinge vendas acumuladas de 500.000 unidades, em Portugal. No mesmo ano, José Ramos, enquanto Presidente da Toyota Caetano Portugal, inicia o primeiro de dois mandatos como Presidente da Associação Automóvel de Portugal.

2008

A Toyota celebra 40 anos de presença em Portugal com um ano em festa, repleto de vários eventos e lançamentos de séries especiais comemorativas.

2009

Toyota e Galp Energia dão início ao teste de mobilidade elétrica, com o Prius Plug-in.
No mesmo ano, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia atribui a Medalha de Ouro da Cidade a José Ramos, resultante do seu percurso profissional, mormente dedicado à Toyota e traduzido na promoção da atividade económica local e desenvolvimento da comunidade.

2010

José Ramos assume a presidência da Toyota Caetano Portugal, sendo hoje o rosto de uma estrutura que nasceu, cresceu, consolidou-se e tornou-se referência nacional e internacional pela mão de Salvador Fernandes Caetano.

2011

A Fábrica Toyota em Ovar celebra os 40 anos de atividade e o line-off da Dyna número 200.000, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Passos Coelho.

2012

A Toyota Caetano Portugal, representada por Angelina Ramos (Presidente do Grupo Salvador Caetano) e José Ramos (Presidente & CEO da Toyota Caetano Portugal), continua a apoiar a sua comunidade, destacando-se o contributo ao Centro Social de Oliveira do Douro (localidade sede da empresa), através da doação de refeições diárias, num evento na companhia dos embaixadores da marca, Sofia Cerveira e Nilton.

2015

José Ramos é distinguido com a medalha da “Ordem do Tesouro Sagrado – Laced Golden Ray” pelo Governo Japonês, entregue pelo embaixador do Japão em Portugal. Esta é uma das maiores distinções concedidas pelo Imperador do Japão a estrangeiros que tenham contribuído fortemente para a promoção de uma compreensão mútua e relações de amizade entre o Japão e outros países.

2015

Inauguração da Linha de Montagem do Land Cruiser Série 70 com a presença de: Sadayoshi Koyari (Engenheiro Chefe da Toyota Motor Corporation), Takahiro Iwase (Presidente da Toyota Auto Body), Didier Leroy (Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation e Presidente da Toyota Motor Europe), Paulo Portas (Vice-Primeiro-Ministro), José Ramos (Presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal) e J. Van Zyl (CEO da Toyota Motor Europe e Managing Officer da Toyota Motor Corporation).