Aviso Legal
As funcionalidades, a disponibilidade e a duração do período de testes dos Serviços Conectados podem variar consoante os modelos, as versões e os países.
A disponibilidade destas funcionalidades também depende do dispositivo de conectividade que está equipado na sua viatura. Por favor, consulte o seu concessionário Toyota para mais informações.
SERVIÇOS CONECTADOS
Estes serviços permitem aos seus utilizadores beneficiarem dos serviços conectados disponibilizados através da aplicação MyToyota.
- A Toyota disponibiliza os Serviços Conectados de série com um período experimental que começa a partir da data de garantia do veículo. Para começar a utilizar e usufruir dos Serviços Conectados, os utilizadores têm de descarregar a aplicação MyToyota e aceitar os Termos de Utilização, tomar conhecimento da Política de Privacidade e ativar os Serviços Conectados Base.
O pacote inclui:
Análise da condução, dicas híbridas e dicas EV
Nível de combustível
Encontrar o Meu Toyota (localizar a viatura estacionada num mapa)
Luzes de aviso (alerta na aplicação e notificações push)
Serviço e manutenção (Marcação de serviço online)
Estado da viatura
Notificação de alerta do banco traseiro
Informação de bateria EV
Carregamento público (informação Pontos de Interesse - procurar estação de carregamento)
Toyota Home Charge (Carregadores Toyota)
SERVIÇOS REMOTOS
Estes serviços estão disponíveis para os utilizadores com viaturas com capacidade para funções remotas e tem um período experimental a partir da data da garantia ou mediante subscrição. Os utilizadores só podem beneficiar deste pacote depois de ativarem os Serviços Conectados Base. Os serviços remotos que a aplicação MyToyota oferece atualmente são:
- Bloqueio/desbloqueio de portas
- Luzes de perigo
- Controlos avançados
- Controlo climático básico ou total
SERVIÇOS INTELIGENTES
Os Serviços Inteligentes permitem aos utilizadores de viaturas equipadas com sistema Toyota Smart Connect melhorar a sua experiência no automóvel, utilizando as funcionalidades de Navegação Cloud e Assistente de Voz. Após a subscrição, os utilizadores podem aceder:
Navegação Cloud: um mapa disponível no multimédia, atualizado em todos os momentos que fornece informações atualizadas sobre o trânsito e os Pontos de Interesse (POI).
O Assistente de Voz é um assistente de voz na viatura que é ativado dizendo "Hey Toyota".
CHAVE DIGITAL
A Chave Digital permite utilizar o seu smartphone para trancar, destrancar e ligar a sua viatura. Com um simples toque no puxador da porta ou através da aplicação poderá trancar ou destrancar a sua viatura. Poderá também, remotamente partilhar a Chave Digital com quatro utilizadores, para conveniência ou partilha da viatura.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONALIDADES
ANÁLISE DE CONDUÇÃO
Pode consultar através da aplicação MyToyota os registos do seu estilo/comportamento de condução com base em dados de geolocalização, giroscópios e sensores G, quilometragem e dados de consumo de combustível. Estes registos serão disponibilizados por viagem. Na secção Análise de Condução, pode ver eventos como travagens e acelerações bruscas e velocidade constante, com a respetiva hora e localização.
DICAS HÍBRIDAS
Esta funcionalidade permite-lhe consultar através da aplicação MyToyota os dados da sua condução híbrida com base nos principais indicadores híbridos (tempo e distância em EV e a sua pontuação).
Estes registos são disponibilizados por viagem. Cada viagem é mapeada e apresentará a sua condução EV destacada, bem como os dados de condução (acelerações, travagens e velocidade constante) que são associados a dicas para ajudar a reduzir o consumo de combustível. Poderá também consultar os dados por semanalmente, mensalmente e anualmente e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.
DICAS EV
Aprenda como tirar partido da sua viatura EV através de dicas de como poderá conduzir de forma mais suave e eficiente para que assim possa aumentar a autonomia da sua viatura.
ENCONTRAR O MEU TOYOTA
Através da aplicação MyToyota pode consultar a última localização da sua viatura Toyota. Com base no modelo da sua viatura Toyota, a localização é recuperada de acordo com o último ponto de dados de geolocalização recebido quando desligou a ignição.
Poderá navegar até ao seu Toyota com a ajuda de aplicações de mapas/navegação (por exemplo, Apple Maps, Google Maps, etc.) ou partilhar a localização da sua viatura por mensagem ou email.
PARTILHAR COM O MEU TOYOTA
Caso o seu Toyota esteja equipado com um Sistema de Navegação que permita a utilização desta funcionalidade, poderá planear as suas viagens através do portal MyToyota (Toyota.pt) ou aplicação e partilhar com Sistema de Navegação equipado no seu Toyota. Poderá definir Casa, Trabalho ou outros destinos como “Favoritos” através da aplicação MyToyota.
Nota: para receber o destino, é necessário que Ative os “Serviços Inteligentes” no Centro de Serviços Conectados na aplicação MyToyota. Informações adicionais de conexão e operação do sistema de navegação estão disponíveis no manual da sua viatura.
ESTADO DA VIATURA
Através da aplicação MyToyota poderá consultar instantaneamente o Estado da sua Viatura. A aplicação MyToyota exibirá os diferentes estados das portas, vidros laterais, teto de abrir, porta da bagageira, luzes da viatura, bem como a chave inteligente (caso esta permaneça no interior da viatura).
Poderá receber uma notificação no seu smartphone cerca de 4 minutos após desligar a ignição. Esta notificação serve para informar se algo está fora do normal em relação ao estado da viatura (para receber estas notificações, designadas de notificações “push” deverá ativá-las nas definições da aplicação no seu smartphone).
Poderá receber uma ou várias das seguintes notificações:
Vidros abertos (um ou vários estão abertos)
Portas destrancadas (se alguma das portas estiver destrancada)
Teto de Abrir aberto (se o teto de abrir estiver aberto)
Luzes acesas (se os faróis dianteiros ou traseiros estiverem ligados)
- Lembrete de objetos no banco traseiro (se não for detetada a abertura de uma das portas traseiras após desligar o motor)
SERVIÇO & MANUTENÇÃO
Com base nos dados de quilometragem do seu Toyota, na aplicação MyToyota iremos apresentar um contador (também conhecido como slider) que informará quando terá de realizar a próxima manutenção. Irá poder consultar o Histórico de Serviços e agendar a próxima manutenção no seu concessionário favorito. Recomendamos que identifique o seu Concessionário Favorito na sua conta MyToyota.
O utilizador é responsável por manter e assistir a sua viatura nos intervalos recomendados. O facto de providenciarmos um alerta de quando terá de realizar a próxima manutenção não isenta o utilizador da sua responsabilidade.
LUZES DE AVISO
A aplicação MyToyota poderá alertá-lo sobre determinados sinais de alerta que apareçam no painel de instrumentos do seu Toyota. Estes alertas refletem, mas não substituem, as luzes de aviso exibidas no painel de instrumentos do seu Toyota. Enquanto utilizador é responsável por agir assim que uma luz de aviso seja acionada no seu Toyota.
Se o utilizador concordar, estes sinais de aviso serão comunicados à rede Toyota para lhe prestar assistência e ajudá-lo caso seja necessária uma reparação. Através do consentimento dado à Toyota e à aplicação MyToyota, terá a possibilidade de decidir se deseja ou não ser contactado. Tenha em atenção que a Toyota e a Rede Toyota não oferecem qualquer garantia de que o irão contactar proactivamente em caso de Luz de Aviso, uma vez que este serviço depende em grande parte da sua região, disponibilidade e cobertura. Em caso de alerta de aviso, siga sempre as instruções do Manual do Proprietário para obter orientações específicas.
ASSISTENTE DE ACIDENTE*
*Disponibilidade varia de acordo com as regiões. Serviço não disponível para Portugal.
Esta funcionalidade utiliza sensores avançados que detetam impactos significativos. A Toyota Motor Europe será notificada se uma colisão ultrapassar um limite de gravidade predefinido.
Em caso de acidente, os detalhes principais da ocorrência podem ser partilhados com a sua rede Toyota local, que poderá entrar em contacto proactivamente para oferecer apoio com base na gravidade e nas políticas locais. A rede Toyota utilizará as informações de contacto da sua conta MyToyota e, se necessário, notificará os seus contactos de emergência indicados na aplicação MyToyota. Os seus contactos têm sempre a opção de aceitar ou recusar a assistência.
Aceda facilmente a um registo completo dos incidentes detetados na aplicação, incluindo a localização e a gravidade do acidente. Também pode carregar notas pessoais e fotos para referência ou partilha por e-mail.
Tenha em atenção que, embora o nosso objetivo seja aumentar a sua segurança, não podemos garantir a disponibilidade ou a qualidade dos serviços de emergência. Nem a Toyota nem o Concessionário são responsáveis por atrasos, erros ou falhas no contacto com os serviços de emergência.
Além disso, se desativar a partilha dos seus dados de geolocalização da sua viatura, não poderemos localizá-lo em caso de acidente.
Tenha consciência de que a funcionalidade de chamada de emergência obrigatória será ativada em determinadas circunstâncias.
Tenha em atenção que a sua viatura notificará automaticamente os serviços de emergência do país onde se encontra, caso ocorra um acidente que acione o airbag.
Isto é regulado pelo regulamento da UE sobre «eCall» (Regulamento (UE) 2015/758 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2015), tal como implementado na legislação do Reino Unido pela Lei da União Europeia (Saída) de 2018, ou qualquer outro regulamento ou instrumento semelhante que altere, substitua ou prolongue tal regulamento, incluindo quaisquer diretrizes emitidas pela Comissão Europeia.
CLIMATIZAÇÃO REMOTA
Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Toyota, poderá remotamente climatizar o habitáculo do seu Toyota através da aplicação MyToyota. Com base no modelo da sua viatura, poderá também pode definir remotamente a temperatura desejada, iniciar o desembaciador do para-brisas dianteiro ou do vidro traseiro, bem como definir um ou vários horários para pré-aquecimento ou arrefecimento do seu Toyota.
Pré-requisitos:
Ao usar os Serviços Remotos, certifique-se de que:
A viatura está totalmente imobilizada e verificou a segurança ao redor da mesma. Certifique-se de que não existem pessoas ou animais dentro da viatura.
Não ative os sistemas se o capô estiver aberto ou quando a viatura estiver estacionada em local fechado sem ventilação.
Utilize este serviço somente quando necessário. Por favor, respeite o meio ambiente e minimize qualquer ruído excessivo ou poluição do ar.
Pré-condições:
portas trancadas;
capot fechado;
vidros fechados;
chave no exterior da viatura;
transmissão automática (incluindo transmissão variável continua)
botão Push Start/Stop;
ar condicionado automático;
sistema start & stop (desliga e liga automaticamente o motor de combustão interna quando se encontra no trânsito ou nos semáforos)
Avisos legais
se a viatura estiver equipada com um imobilizador não oficial, não será possível ligar o motor e iniciar a Climatização Remota;
se a viatura estiver parada por mais de 9 dias, poderá ser necessário o utilizador ligar a viatura a partir do interior. O sistema de bordo entra automaticamente em modo de suspensão para proteger a bateria de 12V.
Se a temperatura exterior estiver abaixo dos -10ºC a Climatização Remota não irá funcionar em viaturas BEV e PHEV;
- As viaturas PHEV requerem que a bateria esteja com pelo menos 35% de bateria para conseguir ativar a Climatização Remota;
- As viaturas EV requerem que a bateria esteja com pelo menos 20% de bateria para conseguir ativar a Climatização Remota
A Climatização Remota irá funcionar durante 20 minutos entre ciclos de ignição (ligar e desligar). Respeite sempre as leis locais e nacionais, que podem restringir a utilização destes serviços na sua área (por exemplo: alguns municípios e parques naturais).
TRANCAR/DESTRANCAR
Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado e das características do seu Toyota, poderá trancar ou destrancar remotamente a sua viatura através da aplicação MyToyota com apenas alguns cliques.
Por favor, tenha em atenção que não conseguirá destrancar e destrancar a viatura se:
Uma das portas estiver aberta;
A chave inteligente ou o smartphone (se a Chave Digital estiver ativada) se encontrar no interior da viatura;
O alarme da viatura estiver ativado;
A viatura tiver sido trancada com a chave
Em todas estas situações, a tentativa de destrancar as portas falhará e será exibida uma mensagem de erro.
Ao utilizar a função de trancar, certifique-se de que nenhuma criança, pessoa vulnerável ou animal de estimação fica trancado no interior da viatura sem supervisão. Isso pode causar insolação, desidratação ou hipotermia, o que pode resultar em morte ou ferimentos graves.
A Toyota não se responsabiliza por quaisquer perdas materiais, danos ou acidentes enquanto esta viatura estiver trancada. O utilizador assume todos os riscos e responsabilidades decorrentes do trancamento desta viatura.
Ao utilizar a função de destrancar, tenha em atenção que isso pode potencialmente levar ao acesso não autorizado à viatura. A Toyota não se responsabiliza por quaisquer perdas materiais, danos ou acidentes enquanto a viatura estiver destrancada. O utilizador assume todos os riscos e responsabilidades decorrentes da viatura se encontrar destrancada.
LOCALIZAR O MEU TOYOTA
Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Toyota, poderá ter uma forma simples de localizar a sua viatura num parque de estacionamento lotado. Ao utilizar a funcionalidade “Localizar o Meu Toyota” irá ligar os piscas remotamente para o ajudar a localizar o seu Toyota. Os piscas irão iniciar uma sequência por 60 segundos e poderá voltar a utilizar esta funcionalidade 60 segundos após a ativação anterior.
CONTROLOS AVANÇADOS
Poderá controlar remotamente algumas funcionalidades adicionais da sua viatura. Estas podem incluir fecho dos vidros, a buzina, o alarme, a bagageira e os faróis.
Respeite sempre as leis locais e nacionais, que podem restringir a utilização destes serviços na sua área (por exemplo: alguns municípios e parques naturais).
GESTÃO DA BATERIA
Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Toyota EV ou PHEV a sua viatura poderá estar equipada com “Gestão da bateria”. Poderá aceder a um estado detalhado da carga da sua viatura - como o nível da bateria em percentagem, autonomia da bateria sozinha ou combinada com combustível e quando o ar condicionado está a funcionar ou não. Além disso, o nível mínimo da bateria será mostrado para funcionamento apenas com bateria em viaturas híbridas plug-in. Na sua aplicação, a autonomia restante é mostrada em quilómetros (km), mas isso pode variar em relação ao que é exibido na viatura. É essencial verificar sempre a indicação da bateria no painel de instrumentos do seu Toyota.
HOMECHARGE
Com o HomeCharge, poderá programar convenientemente o início e/ou o fim do carregamento para, por exemplo, coincidir com o preço da eletricidade fora do horário de pico ou quando nenhum outro dispositivo eletrónico estiver a funcionar simultaneamente na sua casa. Poderá definir uma única hora que se repetirá todos os dias ou selecionar várias horas em dias diferentes.
TOYOTA CHARGING NETWORK
A Toyota Charging Network pode dar-lhe acesso a uma das maiores redes de carregamento pan-europeias. Poderá pesquisar estações de carregamento e ver detalhes de cada estação, como disponibilidade em tempo real, velocidade de carregamento e tipos de tomada.
Após subscrição, poderá desbloquear uma estação de carregamento através da aplicação MyToyota (se disponível) ou cartão RFID e iniciar uma sessão de carregamento. Receberá uma fatura mensal para todas as sessões de carregamento que lhe será cobrada no final de cada mês.
A Toyota Charging Network é fornecida em colaboração com parceiros técnicos (“DCS”) e está sujeita a Termos e Condições adicionais e Política de Privacidade, acessíveis em https://www.Toyota-Charging-Network.eu (para TOYOTA).
Para esse fim, os seus dados pessoais serão transferidos ao parceiro para processamento. A lista e os detalhes desses dados podem ser encontrados nos documentos acima mencionados.
SERVIÇOS DE SEGURO CONECTADO*
*Disponibilidade varia de acordo com as regiões. Serviço não disponível para Portugal.
“Usage Based Insurance (UBI)” e “Full Hybrid Insurance (FHI)” são produtos de seguro automóvel fornecidos por uma companhia de seguros através da Toyota Insurance Services.
Seguros Conectados da Toyota Insurence Services são serviços inovadores ligados à conectividade da sua viatura, onde o prémio do seguro é baseado em dados de condução em tempo real gerados pelos condutores.
O “Usage Based Insurance” fornece feedback contínuo sobre o comportamento individual do condutor ao volante, com base em quatro critérios (travagem, aceleração, curvas e excesso de velocidade).
O “Full Hybrid Insurance” foi desenvolvido para os condutores de viaturas Híbridas, recompensando a condução em modo EV.
Seguro conectado PHEV é direcionado para condutores de viaturas Híbridas Plug-in (PHEV) motivando o carregamento frequento para maximizar a sua condução em EV.
Ao registar-se num serviço de seguro conectado, tenha em atenção que os seguros UBI, FHI ou PHEV são produtos distintos da aplicação MyToyota. A subscrição do serviço de seguro conectado só é possível através de uma seguradora selecionada, por intermédio da Toyota Insurance Services, e pode estar sujeita a termos e condições específicos, aceites no momento da subscrição.
Quando subscreve um contrato UBI, FHI ou PHEV, os dados de condução necessários são transmitidos à seguradora, que atuará como responsável pelo tratamento dos dados, para cumprir o contrato.
Ao subscrever um contrato de seguro UBI, FHI ou PHEV, o serviço de seguro associado é ligado à aplicação MyToyota. Assim, poderá acompanhar a análise das suas viagens, a sua pontuação individual de condução ou a sua quota de EV.
A funcionalidade de visualização da pontuação do seguro é uma funcionalidade independente, totalmente opcional, que pode ser utilizada sem a aplicação MyToyota ou uma conta MyToyota. Pode ativar ou desativar esta funcionalidade de visualização da pontuação do seguro a qualquer momento na aplicação MyToyota, sem que isso afete a sua pontuação de condução e o seu contrato de seguro. Para mais informações, visite o link.
ACOMPANHAMENTO DE ENCOMENDA
Acompanhe o estado da encomenda da sua nova viatura e mantenha-se atualizado sobre a entrega no seu concessionário Toyota.
FUNCIONALIDADES RELACIONADAS COM SISTEMA MULTIMÉDIA
NAVEGAÇÃO CLOUD
Eventos de trânsito: atividades ou acontecimentos que causam impacto no trânsito
Informações de trânsito online: atualizações em tempo real do fluxo de trânsito, destacando vias congestionadas
- Pesquisa Online (POI): procura de Pontos de Interesse
- Pesquisa de estacionamento: procura de lugares de estacionamentos disponíveis
- Radares fixos: radares de velocidade que está instalado em localizações específicas de forma permanente
- Radares móveis: radares de velocidade que não estão instalados de forma permanente em localizações específicas
- Sinais de autoestrada: são visíveis no mapa do sistema de navegação
- Meteorologia: atualizações meteorológicas do local onde se encontra a viatura incluindo alertas meteorológicos.
- Zona de baixas emissões (LEZ): notificações para os utilizadores quando estão a entrar ou a sair de zonas LEZ
- Reabastecimento inteligente: Fornece informações acerca do horário e preço dos combustíveis de uma estação de serviços
- Carregamento EV: procura online por posto de carregamento
- Para viaturas elétricas: detalhes de POI de carregamento EV (número pontos de carregamento, potência, horário, disponibilidade), autonomia EV apresentada no mapa, sugestão de carregamento quando a autonomia está baixa, Rota EV
- Para viaturas PHEV: procura online de postos de carregamento EV, detalhes de POI de carregamento EV (número pontos de carregamento, potência, horário, disponibilidade)
- Rota EV: adiciona automaticamente postos de carregamento na sua rota com com base na percentagem de carga da bateria disponível no início da viagem e irá atualizar no decorrer da viagem
- Rota EV dinâmica: adição automática de postos de carregamento na sua rota com base na percentagem de carga da bateria disponível no início da viagem e irá atualizar no decorrer da viagem
ASSISTENTE DE VOZ
O Assistente de Voz é um assistente integrado na viatura ativado ao dizer “Hey Toyota”
- Assistente de voz (VA): responde a comandos referentes à navegação, rádio, telefone (por exemplo: “Hey Toyota, liga o rádio”)
- Assistente de Voz – Comandos da viatura: responde a comandos relacionados com a viatura (por exemplo: “Hey Toyota, abrir vidro”)