1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing e Rovanperä avançam no campeonato após prova desafiante na Sardenha

TOYOTA GAZOO Racing e Rovanperä avançam no campeonato após prova desafiante na Sardenha

5 de junho 2022 - A TOYOTA GAZOO Racing completou mais um desafiante Rali da Sardenha. A dupla Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen realizou uma prova inteligente aos comandos do Toyota GR Yaris Rally1 e terminou a prova italiana em quinto. Este resultado permitiu conquistar pontos importantes aumentando a liderança no campeonato de pilotos e fabricantes.

Com temperaturas superiores a 35ºC e especiais cronometradas com piso muito degradado, o rali italiano foi a mais difícil prova da época para a nova geração de carros híbridos Rally1. O GR YARIS Rally1 mostrou ser fiável e rápido apesar das condições exigentes, mas alguns incidentes impediram a equipa de alcançar a 4ª vitória consecutiva no Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA. Tanto Elfyn Evans como Esapekka Lappi mostraram velocidade e confiança vencendo várias especiais com ambos a chegar à liderança do rali, no entanto, não conseguiram manter o bom resultado até ao final.

Takamoto Katsuta do programa de desafio TGR WRT Next Generation continuou a aprender muito ao volante do GR Yaris Rally1 e terminou o Rali da Sardenha um lugar atrás de Rovanperä, em sexto lugar da geral.

Resumo da Prova:

O rali começou na quinta-feira à noite, 2 de junho 2022, com a novíssima especial de Olbia – Cabbu Abbas, um percurso de 3,23 quilómetros que combinou estradas de asfalto perto da cidade e uma seção de arena em terra. No final do primeiro dia terminaram quatro GR YARIS Rally1 entre os cinco primeiros, com Takamoto Katsuta a ser o mais rápido dos Toyota. Elfyn Evans obteve o terceiro melhor tempo, Lappi e Rovanperä igualarem o quarto tempo mais rápido – a apenas um segundo da liderança.

No final de sexta-feira, o primeiro dia completo de prova, a TOYOTA GAZOO Racing terminou na liderança, com Esapekka Lappi a mostrar toda a velocidade do GR YARIS Rally1. O líder do campeonato, Kalle Rovanperä, enfrentou uma tarefa ainda mais difícil do que na prova anterior em Portugal, ao abrir novamente a estrada, com clara desvantagem na terra solta da Sardenha. Conseguiu manter-se perto da frente durante grande parte da manhã, antes de danificar a asa traseira de seu carro. A tarde mostrou-se ainda mais desafiante, terminando o dia em oitavo da geral.

Uma posição e 7,6s à frente de Rovanperä, ficou Takamoto Katsuta, que devido à sua terceira posição no campeonato também teve condições de estrada menos favoráveis. Elfyn Evans foi o mais rápido na primeira especial do dia e chegou à liderança do rali, mas foi obrigado a parar logo em SS3 depois que um forte impacto que causou danos na parte de baixo do carro. A equipa conseguiu reparar o carro e Evans reiniciou no dia seguinte.

Sábado foi ainda mais desafiante, quando Esapekka Lappi foi forçado a parar logo na primeira especial da manhã após impactos consecutivos em ambos os lados do carro numa zona de estrada estreita. Rovanperä viu o seu rival mais próximo do campeonato abandonar durante a manhã, o que lhe permitiu adotar uma abordagem mais cautelosa com o objetivo de aumentar a vantagem no final da prova. Mesmo assim, conseguiu melhorar os seus tempos à tarde, subindo para quinto da geral.

Apesar de circular durante a tarde com cuidado redobrado após danificar a frente de seu carro, Takamoto Katsuta terminou o dia em sexto da geral.

No domingo, o último e decisivo dia de prova, Rovanperä continuou com atitude madura, evitando problemas para na derradeira Power Stage estabelecer o segundo tempo mais rápido, ganhando quatro pontos de bónus e assim aumentar a sua liderança no campeonato de 46 para 55 pontos.

Evans e Lappi terminaram a Power Stage logo atrás de Rovanperä em terceiro e quarto, respetivamente. Takamoto Katsuta conseguiu também ser o quinto mais rápido. Com estes resultados a TGR lidera o campeonato de fabricantes com 39 pontos de avanço.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA SARDENHA (Informação de domingo 16:00 www.WRC.com)
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) 3h10m59.1s
2 Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) +1m03.2s
3 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) +1m33.0s
4 Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) +2m09.4s
5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +3m02.8s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +4m02.6s
7 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) +5m23.6s
8 Nikolay Gryazin/Konstantin Alexandrov (Škoda Fabia Rally2 evo) +7m37.7s
9 Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Citroën C3 Rally2) +8m05.7s
10 Jari Huttunen/Mikko Lukka (Ford Fiesta Rally2) +8m10.8s

40 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +1h01m22.6s
44 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR YARIS Rally1) +1h19m45.0s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:

URL: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.