Skip to Main Content (Press Enter)

TOYOTA GAZOO Racing termina as 24 horas de Le Mans 2025 em sexto

15 de junho 2025 – O esforço determinado da TOYOTA GAZOO Racing na 93ª edição das 24 Horas de Le Mans terminou com um resultado dececionante no Circuito de La Sarthe. A equipa enfrentou o desafio de uma grelha de Hipercarros muito competitiva e terminou em sexto e décimo sexto.

Uma multidão de 332.000 pessoas, que esgotou o circuito francês, testemunhou uma espetacular grelha de 21 hipercarros – representando oito fabricantes – a disputar a corrida, enquanto a TOYOTA GAZOO Racing procurava a sua sexta vitória em La Sarthe.

No 40.º aniversário da primeira participação da Toyota em Le Mans, a equipa enfrentou os seus rivais com uma estratégia eficaz, condução precisa e espírito de luta. Mas uma corrida promissora acabou por não corresponder às expectativas, uma vez que a má sorte e um ritmo alucinante na frente impediram a equipa de subir na classificação.

Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries superaram corajosamente os danos sofridos na primeira volta para recuperar da sua qualificação dececionante. Ganhou 10 posições e terminou em sexto lugar com o GR010 HYBRID #07.

Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lideraram a corrida num determinado momento e quando disputavam um lugar entre os quatro primeiros, um problema mecânico custou mais de 20 minutos e tirou o GR010 HYBRID #08 da disputa. Terminando em 16º lugar.

A corrida começou com muita ação logo desde o início, e ambos os GR010 HYBRID ganharam posições durante as primeiras horas para subirem na classificação. Enquanto a equipa do Toyota #08 lutava para chegar ao top seis, o Toyota #07 sofreu danos na carroçaria na primeira volta e mais tarde incorreu numa penalização de 50 segundos por excesso de velocidade no pit lane.

O Toyota #08 lutou pelo pódio graças ao forte ritmo com pneus macios durante a noite, antes que um safety car a meio da corrida criar novas oportunidades ao comprimir o pelotão. O Toyota #8 assumiu a liderança ao se aproximar da volta 200 e o Toyota #7 passou para o top 10.

À medida que o último quarto da corrida se aproximava, um forte esforço da equipa colocou o Toyota #08 entre os seis primeiros e numa disputa com um Ferrari e um Porsche por uma posição ainda melhor. O Toyota #07 recuperou para o oitavo lugar, mas o ritmo na frente acabou por ser muito forte para os GR010 HYBRID e o pódio ficou fora do alcance da equipa.

A quatro horas do final, a esperança de um bom resultado do GR010 HYBRID #08 terminou quando uma peça avariada fez com que a roda dianteira esquerda se soltasse. Depois de regressar às boxes com apenas três rodas, os mecânicos trabalharam rapidamente para substituir o conjunto dianteiro esquerdo. Ryo retomou a corrida em 19.º lugar, tendo perdido sete voltas.

O Toyota #07 nunca parou de pressionar e o ritmo de Kamui nas últimas horas colocou o Cadillac #12 – que em determinado momento estava um minuto à frente – ao seu alcance, até que uma penalidade de drive through no final da corrida acabou com essa recuperação. Kamui cruzou a linha de chegada em sexto lugar, após completar 386 voltas, enquanto a equipa do Toyota #08 terminou em 16º, sete voltas atrás do vencedor.

A TOYOTA GAZOO Racing tem apenas quatro semanas até regressar às corridas e renovar a sua tentativa de conquistar a primeira vitória da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA. As 6 Horas de São Paulo decorrem em Interlagos, a 13 de julho.

Kamui Kobayashi (diretor da equipa e piloto do Toyota #07) referiu o seguinte: “Em primeiro lugar, quero partilhar o meu enorme agradecimento a todos – fãs, parceiros e colegas da Toyota – que nos apoiaram na nossa jornada em Le Mans este ano e que nos deram esta oportunidade de voltar a competir aqui. Sabíamos que seria uma corrida difícil e, de facto, foi muito difícil. Tentámos aproveitar todas as oportunidades para conquistar a vitória, mas desta vez não foi possível. Agora, perdemos para a Ferrari três vezes consecutivas, o que para mim é inaceitável. Voltaremos a Le Mans mais fortes no próximo ano e com um “mindset” diferente”

24 Horas Le Mans –Resultado final * 

#83 AF Corse (Kubica/Ye/Hanson)

387 voltas

#6 Porsche Penske (Estre/Vanthoor/Campbell)

+14.084seg

#51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi)

+28.487seg

#50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Nielsen/Molina)

+29.666seg

#12 Cadillac Team JOTA (Stevens/Nato/Lynn)

+2mins 18.639seg

#7 TOYOTA GAZOO Racing

+1 volta

16º

#8 TOYOTA GAZOO Racing

+7 voltas


*Resultados provisórios. Resultados confirmados oficiais em http://fiawec.alkamelsystems.com/

 
 
 
Contactos
 

TOYOTA CAETANO PORTUGAL, S.A. Relações Públicas

victor.marques@toyotacaetano.pt

Thomas Heidbrink, TOYOTA GAZOO Racing Manager Marketing, Events & Communications:

thomas.heidbrink@tgr-europe.com

TOYOTA GAZOO Racing Official website

http://toyotagazooracing.com/