Skip to Main Content (Press Enter)

TOYOTA GAZOO Racing em busca da sua sexta vitória em Le Mans

9 de junho 2025 – A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) enfrenta o desafio de uma grelha de Hipercarros muito competitiva na 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans (14-15 de junho), que marca o 40.º aniversário da primeira participação da Toyota, na mais prestigiada prova de resistência do mundo.

Com os seus comprovados híbridos de corrida Toyota GR010 HYBRID, a TOYOTA GAZOO Racing pretende derrotar um pelotão de 21 Hypercars – de um total de oito fabricantes – para conquistar a sua sexta vitória em La Sarthe e reforçar a sua candidatura aos títulos do Campeonato Mundial de Resistência FIA (WEC).

Le Mans oferece o dobro dos pontos, o que pode acelerar o desafio da equipa no Campeonato Mundial. Atualmente, a equipa ocupa o segundo lugar na classificação dos fabricantes. Apesar das circunstâncias difíceis, a TGR conseguiu pontuar nas três primeiras rondas da temporada.

No 40.º aniversário da primeira participação da Toyota em Le Mans, a equipa lutará pela vitória diante de uma multidão de mais de 320 000 fãs e exibirá uma combinação única de decoração e cores nos seus dois carros de corrida GR010 HYBRID, que destacam o seu passado icónico e a determinação do presente. O GR010 HYBRID n.º 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries terá uma pintura vermelha e branca inspirada no TS020 que participou em 1998. Este design único tem como objetivo entusiasmar os fãs, ligando-os à longa história das corridas de resistência e fortalecendo a sua paixão pelo automobilismo.

O GR010 HYBRID n.º 8, conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, representa o presente. A sua pintura preta mate surge em torno do logótipo GR, capturando o espírito «Hate to lose» (Odear perder) da equipa e o conceito «Prototype» (Protótipo) de criar carros cada vez melhores, inspirados no automobilismo, e da evolução contínua (Kaizen).

A contagem decrescente da TOYOTA GAZOO Racing para Le Mans começou com um evento interno a 7 de maio na sede da equipa em Colónia, Alemanha. Após a chegada dos motores híbridos – o coração dos GR010 HYBRID – de Higashi-Fuji, no Japão, os funcionários em Colónia juntaram-se à equipa de corrida para expressar o seu espírito de nunca desistir e a determinação de lutar como uma equipa pela vitória em Le Mans. Os preparativos na pista para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans tiveram início com o dia de testes oficiais ontem, a única oportunidade em que as equipas podem conduzir no Circuito de la Sarthe antes do início das sessões de treinos oficiais esta quarta-feira, 11 de junho.

A corrida deste ano levará a Toyota a 27 participações desde a sua estreia em Le Mans, em 1985. Antes da corrida deste ano, um total de 61 carros Toyota competiram em La Sarthe, em 26 edições das 24 Horas de Le Mans, conquistando cinco vitórias, 18 pódios e oito “pole positions”, além de estabelecer a volta mais rápida de sempre do Circuito de La Sarthe, alcançada por Kamui Kobayashi em 2017.

A Toyota avança a sua tecnologia através da participação em Le Mans, onde os componentes devem suportar altas temperaturas e vibrações extremas durante 24 horas de corrida. Desde que regressou a La Sarthe em 2012, a Toyota tem competido exclusivamente com motores híbridos, fortalecendo esta tecnologia numa arena que exige alto desempenho e eficiência excecional. O GR010 HYBRID com especificações para 2025 apresenta um motor híbrido de 200 kW (272 cv) no eixo dianteiro para proporcionar tração às quatro rodas, juntamente com um motor V6 biturbo de 3,5 litros, que funciona com biocombustível 100% renovável. 
Além da decoração exclusiva dos dois GR010 HYBRID, o 40.º aniversário também é comemorado numa área dedicada aos fãs na Manufacturers Village. Entretanto, haverá um vislumbre do futuro na Hydrogen Village, que destaca os projetos de corridas a hidrogénio em curso e mostra como o automobilismo contribui para o desenvolvimento de tecnologias com potencial para alcançar um futuro sustentável e neutro em carbono.

Os fãs viram de perto os GR010 HYBRID no sábado, 7 de junho, quando os dois carros de corrida participaram da tradicional inspeção técnica no centro de Le Mans, enquanto outro GR010 HYBRID participou, à tarde, numa procissão pela cidade. Os treinos começam com duas sessões no dia 11 de junho, antes e depois da qualificação, que determinará os 15 carros que vão avançar para a Hyperpole. Esses 15 carros vão participar na Hyperpole 1 de 20 minutos na quinta-feira às 21h05, para lutar por estar entre os 10 carros mais rápidos que competirão pelas posições de liderança na grelha da Hyperpole 2 de 15 minutos, com início às 21h40. Após o desfile dos pilotos na sexta-feira, a corrida começa no sábado, 14 de junho, às 16h.

A TOYOTA GAZOO Racing oferece aos fãs de todo o mundo a oportunidade de conhecer mais detalhadamente a sua história e desafios em Le Mans, incluindo informações sobre a equipa, os seus 40 anos em La Sarthe e imagens ao vivo das câmaras a bordo dos dois GR010 HYBRID, através de um site dedicado, https://toyotagazooracing.com/wec/special/2025/24h-lemans/.

Kamui Kobayashi (diretor da equipa e piloto, carro n.º 7) referiu: “Este é o 40.º aniversário da primeira participação da Toyota em Le Mans, por isso recuperámos a icónica pintura TS020. Quando a vi, pensei: «Uau, isto é mesmo fantástico». Adoro-a e espero que todos gostem. Este 40.º aniversário é importante porque estamos a competir nas 24 Horas de Le Mans não só para disputar a vitória, mas também para desenvolver tecnologia. A nossa primeira Le Mans foi com um motor de combustão de carro de estrada, depois com motores dedicados para corridas, agora com o sistema híbrido e, no futuro, haverá hidrogénio. Portanto, estamos aqui para desenvolver tecnologia e, este ano, estamos definitivamente a apontar para a vitória.”