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TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal preparada para atacar a fase de asfalto, no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão

11 de junho 2025 - Depois de três vitorias em quatro provas de terra, a dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, Kris Meeke e Stuart Loudon, iniciam o ataque à segunda metade da temporada, agora em pisos de asfalto.

Após uma exibição dominadora no Rally de Portugal, onde Kris Meeke e Stuart Loudon lideraram durante toda a prova antes de um problema mecânico os forçar o abandono, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal vira agora todas as atenções para a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Ralis 2025: o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, que se disputa nos dias 13 e 14 de junho, para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

A primeira metade da temporada, toda feita em pisos de terra, foi claramente dominada pela TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal. Três vitórias em quatro possíveis, 24 classificativas vencidas (apenas três pilotos venceram classificativas até agora) e com Kris Meeke e Stuart Loudon a liderar os ralis em 38 das 40 classificativas feitas, o balanço do meio da temporada só pode ser positivo. Mais ninguém se aproximou no nível competitivo da dupla da Toyota.

Começa agora um novo desafio. A segunda metade do ano é feita apenas em provas com piso de asfalto, um terreno onde os pilotos portugueses do CPR são, tradicionalmente, muito fortes. O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão é o primeiro desafio desta segunda metade da temporada 2025. Será também o regresso do GR Yaris Rally2 ao asfalto, depois da bem sucedida estreia no Rali Vinho Madeira, na época transata.

O rali apresenta um traçado técnico e diversificado, com um total de 108,88 km cronometrados, repartidos por 12 Especiais de Classificação, que exploram as paisagens e estradas desafiantes da região da Beira Baixa.

Kris Meeke está entusiasmado por regressar aos comandos do GR Yaris Rally2 e voltar a lutar pelas primeiras posições:

"Vai ser, sem dúvida, um desafio interessante. Será a minha primeira vez com o Yaris em asfalto, por isso há muito para aprender. Além disso, não conduzimos em asfalto desde o Rali Vidreiro do ano passado, por isso será também um regresso importante a este tipo de piso. Tivemos um dia de testes na terça-feira, o que foi fundamental para ganhar confiança e preparar-nos da melhor forma. Há muitos aspetos novos para assimilar e, olhando para o percurso do Rali de Castelo Branco, há muitas especiais novas. Isso significa que o conhecimento prévio não terá um peso tão grande, o que torna tudo ainda mais competitivo. Vai ser certamente uma luta renhida, especialmente com o Dani, mas estou bastante entusiasmado com o desafio.

Agora o foco está fazer um bom reconhecimento e depois veremos o que acontece. Estou mesmo muito motivado e ansioso por começar."

 

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão - Primeira amostra no asfalto

A competição decorrerá nos dias 13 e 14 de junho e terá o seu centro nevrálgico no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, servindo de base logística e operacional para pilotos, equipas e organização.

Com um total de 433,85 km no percurso global – incluindo ligações –, o rali contará com 12 Especiais de Classificação que somam 108,88 km cronometrados.

A ação começa logo na sexta-feira, dia 13, com o habitual Shakedown, a partir das 09h00, no Aeródromo Municipal de Castelo Branco. Este teste, com 3,30 km de extensão, servirá para pilotos e equipas realizarem os últimos ajustes antes do arranque oficial.

A prova propriamente dita arranca às 15h00. Os concorrentes partem então para a primeira especial do rali, Freixial do Campo - Caféde 1 (7,78 km), marcada para as 16h28. Logo de seguida, cumpre-se o troço de Barragem (7,80 km), às 17h46, antes de regressar à classificativa de Freixial do Campo - Caféde, desta vez para uma segunda passagem, agendada para as 18h19.

O primeiro dia encerra com grande espetáculo no centro urbano de Castelo Branco. A Super Especial Reconquista, com 2,5 km, será percorrida em duas passagens consecutivas, às 20h58 e 21h16, num ambiente vibrante com grande afluência de público.

No sábado, dia 14, todas as decisões ficarão reservadas para as oito especiais programadas. A jornada começa com o troço de Vila Velha de Ródão (5,23 km), às 10h18, logo seguido da classificativa de Fratel (12,68 km), às 10h46. A segunda passagem por Vila Velha de Ródão tem lugar às 12h13, completando assim a primeira metade do dia.

Após uma pausa para reagrupamento, as equipas regressam à estrada para enfrentar um duplo desafio: Sarzedas 1 (12,10 km) às 15h33 e Stº André das Tojeiras 1 (13,31 km), o troço mais extenso desta edição, às 16h36. Ambos os setores serão percorridos novamente, com Sarzedas 2 às 17h29 e Stº André das Tojeiras 2 às 18h32.

O desfecho da prova está reservado para as 21h33, com a especial Castelo Branco (6,56 km), que assume também o papel de Power Stage, atribuindo pontos adicionais aos mais rápidos.

A cerimónia do pódio acontecerá no Campo Mártires da Pátria, em pleno coração de Castelo Branco, onde será prestada homenagem aos vencedores.

Toyota Customer Racing

A Toyota Customer Racing volta a estar representada no CPR com a dupla Ricardo Teodósio / José Teixeira, que ocupa a quarta posição do campeonato e a dupla Rúben Rodrigues / Rui Raimundo que está no top 10 à geral do campeonato português. Para estas duas duplas, o objetivo está em consolidar o trabalho desenvolvido com o GR Yaris Rally2. Com exibições cada vez mais sólidas e resultados prometedores, pilotos e navegadores pretendem subir o nível nesta segunda fase do CPR. Este primeiro rali será de descoberta, experimentando pela primeira vez as sensações do GR Yaris Rally2 no asfalto. Mas, olhando ao que têm sido as prestações da máquina noutras provas de asfalto, a expetativa é grande para este primeiro testes da segunda metade do campeonato.