1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing luta pela quinta vitória consecutiva em Le Mans

TOYOTA GAZOO Racing luta pela quinta vitória consecutiva em Le Mans

A TOYOTA GAZOO Racing procura a quinta vitória consecutiva na 90.ª edição das lendárias 24 Horas de Le Mans. A prova de resistência francesa, realiza-se este ano nos dias 11 e 12 de junho.

Desde o primeiro triunfo da equipa em Le Mans em 2018, a TOYOTA GAZOO Racing venceu as subsequentes corridas de 24h em La Sarthe, fazendo história ao adicionar uma nova volta mais rápida durante a corrida ao seu recorde existente de qualificação, e se a primeira a vencer, o ano passado, na nova era dos Hipercarros com o GR010 HYBRID.

Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López procuram repetir a vitória em Le Mans no Toyota GR010 HYBRID #7. Chegam a França após a primeira vitória da época de 2022 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) após as dramáticas 6 Horas de Spa no início de maio.

No Toyota GR010 HYBRID #8, Sébastien Buemi e Brendon Hartley já venceram várias vezes a mítica corrida de Le Mans, com três e duas vitórias, respetivamente. Em 2022 partilham o carro com Ryo Hirakawa, que já competiu duas vezes na classe LMP2 em Le Mans, mas está a estrear-se na classe rainha.

A corrida de Le Mans deste ano representa a primeira para Kazuki Nakajima no seu novo papel como Vice-Presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe. O tricampeão do Le Mans e campeão do mundo 2018-2019 desempenha um papel vital na gestão de equipas dentro e fora da pista, fortalecendo as operações e fomentando um ambiente familiar seguindo o espírito do fundador da equipa e presidente da Toyota - Akio Toyoda.

A corrida em Le Mans é a terceira ronda da época de 2022 do WEC, e oferece o dobro dos pontos e uma oportunidade para a TOYOTA GAZOO Racing saltar para a frente da classificação dos fabricantes e pilotos após um início de ano na classe de Hipercarros (Hypercar) contra a forte concorrência da Alpine e Glickenhaus.

A corrida deste ano é um marco importante no envolvimento da Toyota nas corridas de resistência; o primeiro carro híbrido LMP1 da equipa, o TS030 HYBRID, estreou-se no WEC em Le Mans em 2012. Após uma década, a equipa já participou em 72 corridas do WEC, venceu oito Campeonatos do Mundo (quatro de fabricantes e quatro de pilotos), 36 corridas e conquistou 31 pole positions.

O historial da Toyota em Le Mans remonta a 1985 e essa história será relembrada quando Kazuki Nakajima se colocar aos comandos do 85C o carro do Grupo C que irá trazer o troféu dos vencedores para a grelha de partida como parte das cerimónias de pré-corrida. Passaram 37 anos desde que o pai de Kazuki, Satoru, terminou a corrida com o carro em 12º lugar.

Antes disso, a equipa enfrenta uma semana intensa de preparação, que começa com o dia oficial de testes no domingo, 5 de junho. Esta é a única oportunidade de o ano para os concorrentes testarem os seus carros no Circuito de la Sarthe de 13.626km, que é uma mistura única de estradas públicas e circuito permanente.

As lições aprendidas com o dia de teste vão guiar a equipa na afinação e confirmação técnica dos carros durante cinco horas de treino e uma sessão de qualificação de 60 minutos na quarta-feira. Na Quinta-feira há mais cinco horas de treino, antes e depois da sessão de 30 minutos de Hyperpole às 19h de Portugal continental. Altura em que a TOYOTA GAZOO Racing vai procurar a sexta pole position consecutiva.

A 90.ª edição das 24 Horas Le Mans terá início às 15h00 de sábado, altura em que 62 carros e 186 pilotos participam na mais importante corrida de resistência do calendário.

O Toyota GAZOO Racing WEC Media Kit 2022, juntamente com material de vídeo sem direitos e fotografia dos projetos de automobilismo da TOYOTA GAZOO Racing, está disponível em: https://www.tgr-dam.com