Concebido na Europa
Desde a primeira geração, a equipa de design europeia deixou a sua marca no Yaris, inicialmente através do EPOC em Bruxelas e, posteriormente, no ED2 após a sua transferência para instalações maiores na Riviera Francesa, perto de Nice, onde opera desde 2000.
Essa foi uma declaração clara que fortaleceu ainda mais as capacidades de desenvolvimento de design europeu da Toyota, depois de estabelecer planos ambiciosos de produção e vendas para a região. Como parte da rede global de design da Toyota, o ED2 mantém o dedo no pulso do gosto, costumes, valores e tendências europeus, e o Yaris foi inspirado por essas tendências ao longo de sua rica história.
ED2 partilha responsabilidades de design com centros de design no Japão, dependendo da geração e do modelo. Tal como na primeira geração, o exterior da segunda geração do Yaris em 2006 originou de ED2, enquanto o centro teve uma participação nas duas remodelações da terceira geração. Para a quarta geração do Yaris, o ED2 foi responsável pela cor, material e acabamento (CMF), enquanto o Yaris Cross deu aos designers responsabilidades adicionais o CMF, mas também o design exterior, com o design de produção do Japão.
Produzido na Europa
Antecipando a popularidade da primeira geração do Yaris, em outubro de 1998, a Toyota inaugurou uma nova fábrica em Valenciennes, França, para complementar a produção do Yaris na fábrica de Takaoka no Japão. Desde o início, a fábrica de TMMF foi projetada para ser uma “fábrica verde e limpa do século 21”. O seu tamanho é 30% mais compacto do que uma fábrica típica da época, dando-lhe uma vantagem para reduzir drasticamente o consumo de energia e as emissões. Em algumas zonas, as áreas de armazenamento são até 10 vezes mais compactas em comparação com os padrões da indústria automóvel com capacidade produtiva semelhante.
A TMMF entrou em operação em janeiro de 2001 com uma capacidade inicial de produção anual de 150.000 unidades. Em 2022, os números da produção anual cresceram para atingir 255.584 unidades, tornando a fábrica o maior local de produção automóvel da França em termos de volume. No mesmo ano, o Yaris Cross tornou-se, pela primeira vez, o modelo mais produzido entre todas as marcas em França, com 161.508 unidades produzidas, destronando seu irmão Yaris, que liderou a lista sete vezes nos últimos 10 anos.
A fábrica emprega agora 5.000 pessoas e fez um investimento total acumulado de 1,5 mil milhões de euros. Isso inclui os investimentos de capital necessários para cada nova geração e modelo, bem como recursos significativos comprometidos com a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa. Com apenas alguns anos de existência, parte do telhado foi coberto com painéis fotovoltaicos e uma parede solar de 400m² que foi instalada.
Desde 2019, o local utiliza 100% de eletricidade renovável e, desde 2012, duas represas no local, com um volume combinado de 16.000 m³, significam que agora também pode ser totalmente autónoma em termos de água. A maior parte vem da água da chuva coletada nessas represas, enquanto restante é reciclada a partir das águas residuais da fábrica, que são pré-tratadas para atender aos padrões exigidos antes de serem usadas no processo produtivo.
Nos últimos 20 anos, a TMMF reduziu com sucesso a energia necessária para produzir um Yaris em 59%, o que lhe rendeu reconhecimento interno como líder global da Toyota. Somando-se a essas conquistas está a recente instalação de uma nova linha de pintura na oficina de Plásticos, uma inovação global da Toyota, que deverá gerar uma economia anual de 1.000 toneladas de CO2. A TMMF estabeleceu a meta de ser neutra em carbono a partir de 2030 e zero emissões até 2040.
O Yaris número 10 milhões é um Yaris GR SPORT em cinza dinâmico – saiu das linhas de produção na TMMF em 30 de março como tantos Yaris antes dele e foi entregue a um cliente francês da região de Paris.