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Toyota celebra vendas de 10 Milhões de Yaris

  • O Yaris, que define tendências dentro da marca Toyota, atinge o marco de vendas globais no 25º ano de produção
  • Yaris junta-se ao Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser com vendas mundiais de mais de 10 milhões de unidades
  • Quatro gerações de Yaris estabelecem novos padrões de segurança e tecnologia para carros do segmento B
  • O Yaris número 10 milhões, um Yaris GR SPORT, foi produzido na fábrica em França, onde é produzido desde 2001, com um impressionante histórico ambiental

30 de março de 2023 – O popular e premiado Yaris, atingiu vendas acumuladas de 10 milhões de unidades, juntando-se ao notável “clube” de modelos Toyota - Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser - com produção que ultrapassa os oito dígitos.

O Yaris tem sido uma referência de inovação, líder na sua classe e um pioneiro na introdução de novas tecnologias e conceitos no segmento dos carros compactos, durante quase um quarto de século, durante o qual tem sido um dos modelos Toyota mais vendidos na Europa.

A atual geração do Yaris provou ir ao encontro das necessidades dos clientes, com a família Yaris a crescer para incluir o amplamente aclamado desportivo GR Yaris em 2020 e o crossover urbano Yaris Cross em 2021.

Desde que a primeira geração do Yaris foi lançada em 1999, até o final de fevereiro de 2023, as vendas acumuladas da família Yaris na Europa atingiram 5.155.506 unidades. Em 2022, as vendas da família Yaris representaram mais de um terço das vendas totais da Toyota na Europa com 185.781 Yaris, 156.086 Yaris Cross e 5.392 GR Yaris, representando 8% do total do segmento.

O Yaris é um verdadeiro modelo Toyota global com fábricas em todo o mundo. A produção inicial do Yaris começou em janeiro de 1999 na fábrica de Takaoka em Aichi, Japão. Hoje, o Yaris tem bases de produção em 10 países: Japão, Brasil, China, Taiwan, Indonésia, Malásia, Paquistão, Tailândia, França e República Checa.

Na Europa, a Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) produz o Yaris desde 2001 e o Yaris Cross desde 2021, nesse mesmo ano a Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) em Kolin também iniciou a produção do Yaris para responder à crescente procura pelo modelo na Europa. A produção europeia acumulada da família Yaris atingiu mais de 4,6 milhões até o final de 2022.

Os principais componentes do Yaris, como motores a gasolina e elétricos do sistema híbrido e transmissões, também são produzidos na Europa, na Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), que fornece TMMF e TMMCZ.

Como parte integrante da sua missão de fornecer mobilidade atraente e prática para as exigências da vida moderna, o Yaris tem uma história invejável de inovação em segurança, eficiência e desempenho, gerando um fascínio duradouro para os clientes.

A primeira geração do Yaris ganhou o cobiçado título de Carro do Ano em 2000, o primeiro modelo Toyota a receber esse prémio, complementando o Carro Japonês do Ano no mesmo ano concedido ao Toyota Vitz, o nome do modelo no Japão. Todas as gerações subsequentes do Yaris foram pré-selecionadas para Carro do Ano e, em 2021, a atual geração tornou-se no primeiro modelo a alcançar o segundo título de Carro do Ano Europeu no século XXI.

Primeira Geração – “Piccolo Genio” – o Pequeno Génio

No final da década de 1990, a Toyota queria desenvolver um novo carro compacto para o mercado mundial no século XXI. O novíssimo modelo foi criado para seguir os passos do conceituado Toyota Starlet, um modelo difícil de superar. Foi então que a marca decidiu criar um modelo com uma aparência moderna e as tecnologias mais recentes, oferecendo uma visão de mobilidade do próximo milénio, reescrevendo o livro de regras para carros pequenos com o seu revolucionário conceito de design: “grande-pequeno”.

O mundo teve seu primeiro vislumbre da visão da Toyota com um conceito totalmente novo, o Toyota Funtime, no Salão Automóvel de Frankfurt de 1997, parte do projeto “Fun” de “concepts” que mostravam a versatilidade da nova plataforma partilhada entre vários modelos da marca. O “concept” foi criado no Centro Europeu de Criação da Toyota (EPOC) em Bruxelas, Bélgica.

Um ano depois, o novo Toyota Yaris de produção em série estreou no Salão Automóvel de Paris. O exterior foi estilizado no EPOC - que logo a seguir se tornaria no “Toyota European Design Development (ED2)” - enquanto o design interior foi uma colaboração entre a Europa e o Japão. A primeira geração do Yaris era elegante, cheia de personalidade e propositadamente ao gosto europeu, com uma carroçaria relativamente alta, espaçosa e de formato orgânico construída em torno do conceito central de design da dimensão humana. Embora as dimensões externas fossem agradavelmente compactas, dentro do segmento, o Yaris ostentava um interior confortável e prático que excedia o espaço oferecido em muitos veículos maiores, com altura generosa e bancos concebidos para maximizar o armazenamento.

Com um conceito inteligente, minimalista e estética atraente vieram sem comprometer a segurança, com o primeiro Yaris a tornar-se o carro mais seguro em seu segmento de acordo com as classificações do Euro NCAP, estabelecendo uma tendência que continua até hoje.

A primeira geração do inovador Yaris contava com um avançado e eficiente motor a gasolina de 1 litro - apelidado de "Mighty Atom" pela sua capacidade em fornecer potência equivalente a um motor de 1.4 litros tradicional - que atingia 68 cv e ganhou o prestigiado prémio internacional de Motor do Ano em 1999.

O Yaris entrou para sempre na história da Toyota quando foi premiado Carro do Ano de 2000, o primeiro modelo Toyota a ganhar o prestigiado prémio “The Car of The Year” concedido por um júri de jornalistas europeus da especialidade automóvel. O júri elogiou a aparência interna e externa do Yaris de primeira geração, bem como a versatilidade da cabine aconchegante. O motor 1.0 do Yaris também foi aclamado por seu brilho e eficiência, com o júri afirmando que é o melhor motor 1.0 que o dinheiro pode comprar. Uma segunda opção de motor foi introduzida no final do ano, oferecendo aos clientes do modelo de cinco portas mais equipado uma unidade VVT-i de 1,3 litros com 87 cv DIN.

Em 2001, o Yaris ajudou a lançar a marca de desempenho desportivo T-Sport na Europa. O Yaris T-Sport de três portas estava equipado com um potente motor VVT-i de 1,5 litros com 106cv às 6.000 rpm e apresentava um chassi ajustado para desempenho, carroçaria reforçada e um interior desportivo. O hot hatch líder da classe acelerava dos 0 aos 100 km/h em 9,0 segundos sendo mais rápido do que a maioria dos concorrentes com motorização 1,6 litros, e mais rápido na faixa intermediária de 60 a 100 km/h (8,4 segundos) do que qualquer concorrente. O sucesso do Yaris T-Sport estabeleceu as bases para houvesse sempre uma versão de maior desempenho na gama Yaris.

Com a introdução de um motor diesel D-4D de 1,4 litros em 2002, que tornou a Toyota o primeiro fabricante do mundo a produzir um motor diesel inteiramente em alumínio, a gama Yaris estava completa.

O Yaris tornou-se rapidamente o favorito dos clientes em toda a Europa, que o consideraram uma solução prática, divertida e elegante para as exigências da vida urbana quotidiana e um parceiro fiável para distâncias mais longas, evidenciadas pelas vendas mundiais de mais de 1,2 milhões de unidades da primeira geração.

O caráter inovador e prático da primeira geração do Yaris talvez seja mais bem resumido pelo slogan usado pela Toyota numa campanha publicitária de grande sucesso em Itália, que apelidou carinhosamente o novo carro de “piccolo genio” ou “pequeno génio”.

Um carro com muitos nomes

Além dos apelidos carinhosos, o Yaris é conhecido por diversos nomes em todo o mundo. O agora conhecido nome Yaris é derivado de “Charis”, a forma singular de Charites, as deusas gregas do encanto, beleza, natureza, criatividade humana, boa vontade e fertilidade.

Desde a estreia do modelo no Japão em 1999 até o lançamento da atual geração, o modelo foi comercializado como Vitz. Dependendo da variante e da região, o modelo também é conhecido como Toyota Platz, Echo, Belta, Vios e Scion iA. Também foi comercializado como Daihatsu Charade e Mazda2 em certos mercados. O marco de 10 milhões de vendas acumuladas considera apenas os modelos com as placas de modelo: Yaris, Vitz, Yaris Cross e GR Yaris.

Segunda Geração - Segurança Cinco Estrelas

O Yaris cresceu com a sua segunda geração, lançada na Europa em 2005. A reputação de carro com layout inteligente com espaço interior e conforto ideais para as dimensões exteriores, combinada com tecnologia avançada para segurança e desempenho, foi aprimorada, enquanto a experiência de condução se tornou mais refinada.

Uma abordagem de “pensamento de carro grande” e dimensões maiores tornaram a segunda geração mais espaçosa do que nunca, oferecendo espaço semelhante a concorrentes do segmento acima (seg. C), graças a um piso traseiro plano que permitia que três adultos se sentassem no banco de trás, que rebatia 60:40 e podia deslizar e reclinar para oferecer um impressionante espaço para as pernas de 880 mm para os passageiros traseiros.

O melhor espaço de carga de 737 litros da categoria foi alcançado em parte pelo sistema Easy Flat da Toyota, que criou uma área de piso plano ao rebater rápida e facilmente os bancos traseiros. Uma atenção obsessiva aos detalhes e ao conforto do passageiro incluiu o ajuste fino do som do bater das portas e a entrega de 18,2 litros de capacidade de armazenamento somente no tablier. O desempenho e a eficiência foram aprimorados, assim como a dinâmica, auxiliada por uma carroçaria aerodinamicamente eficiente com baixo coeficiente de arrasto de 0,30.

Uma história invejável de estabelecimento de padrões de segurança mais elevados foi estendida com uma classificação Euro NCAP de cinco estrelas para proteção de ocupantes, pela primeira vez para um Yaris. Essa tranquilidade veio graças ao avançado Sistema de Intrusão Mínima do Habitáculo da Toyota e até nove airbags instalados, incluindo um airbag para os joelhos do condutor; um marco para um carro do tamanho do Yaris.

A segunda geração do Yaris foi oferecida em estilos de três e cinco portas com uma escolha de três motores. Um novo motor a gasolina VVT-i de 1,0L oferece economia e desempenho, mantendo-se leve, produzindo potência líder da categoria (69 cv) e binário (93 Nm). A unidade VVT-i de 1,3 L herdada da geração anterior permaneceu popular com consumos baixos e potência de alto nível aprimorada para uma sensação desportiva e suave. O motor diesel D-4D de 1,4L evoluiu e já produzia 90 cv as 3.600 rpm.

Com a popularidade do Yaris entre os condutores de todas as idades, a versão mais desportiva surgia com o Yaris TS. Esta nova variante desportiva do hatchback foi lançada no Salão Automóvel de Paris de 2006 e equipava um novo motor de 1,8 litros Dual VVT-i e 132 cv com uma velocidade máxima de 194 km/h, suspensão desportiva e estilo desportivo, incluindo spoiler traseiro e saias laterais.

Com a maior consciência ambiental, a procura dos clientes por carros mais compactos e mais eficientes estava a aumentar na Europa. O Yaris liderou o caminho combinando uma aparência urbana arrojada com inovação em engenharia. A tecnologia Toyota Optimal Drive foi introduzida em 2009, trazendo eficiência de combustível e melhorias nas emissões sem comprometer o famoso desempenho ágil do Yaris.

Terceira Geração - Olá Híbrido

Um espírito pioneiro caracteriza todos os modelos Yaris e, em 2012, a terceira geração revolucionou o mercado dos citadinos, com uma opção eletrificada, tornando-se o Yaris tecnicamente mais avançado de sempre.

Três anos de desenvolvimento foram dedicados à revisão abrangente do Hybrid Synergy Drive, incluindo o redesenho de cerca de 70% das peças do motor, para torná-lo o sistema híbrido mais leve e compacto da Toyota, sem comprometer o desempenho, o conforto interior ou o espaço de carga.

Como o primeiro veículo Full-hybrid no segmento B - mais uma inovação - o Yaris tornou-se um símbolo da dedicação da Toyota em tornar os benefícios dos híbridos, de eficiência e condução fácil, acessíveis a um número cada vez maior de clientes. Alicerçando o compromisso da marca em introduzir híbridos em toda a sua gama de modelos.

Graças à tecnologia de ponta de recirculação dos gases de escape e a uma bomba de água elétrica, a potência híbrida do Yaris trouxe o melhor desempenho e eficiência de combustível da classe com o sistema de 100 cv, bem como a capacidade de conduzir um carro do segmento B em modo elétrico pela primeira vez, sem emissões.

A terceira geração do Yaris não foi apenas um avanço técnico inovador, mas também estabeleceu uma referência em design exterior elegante e sofisticado, com opções de cores ousadas e design apurado aerodinamicamente, que alcançou um coeficiente de arrasto líder da classe de 0,287 .

Em 2017, as equipas europeias de design e desenvolvimento e engenharia da Toyota na Europa assumiram um papel de liderança em um projeto global de € 90 milhões para atualizar a terceira geração do Yaris, que viu a introdução de mais de 900 novas peças para melhorar o design, o desempenho dinâmico e a segurança. Mais uma vez classificado com cinco estrelas Euro NCAP, as tecnologias Toyota Safety Sense foram introduzidas em toda a gama a partir da “minor change”, provando mais uma vez que a segurança é de série no Yaris.

O regresso da Toyota ao Campeonato Mundial de Ralis da FIA (WRC) em 2017 sob a nova marca TOYOTA GAZOO Racing levou ao desenvolvimento da edição limitada do Yaris GRMN, o primeiro GRMN (que significa “GAZOO Racing Meister of Nürburgring”) desempenho Toyota produzido e vendido na Europa. A qualidade autêntica do desportivo Yaris GRMN garantiu que todas as 400 unidades fossem vendidas antes mesmo de o carro chegar aos concessionários.

Em 2018, o Yaris GR SPORT inspirado no Toyota GAZOO Racing foi introduzido na gama como o primeiro modelo de especificação GR SPORT a ser lançado na Europa. O sucesso contínuo da linha GR SPORT levou à introdução da especificação inspirada no desempenho desportivo em toda a gama Toyota na Europa, incluindo Yaris, Yaris Cross, Corolla, C-HR, RAV4 e Hilux.

Quarta Geração (atual) - Desempenho Dinâmico e Segurança

A quarta geração do Yaris, lançada em 2020, foi projetada para ser o carro compacto mais seguro do mundo, graças aos sistemas avançados de assistência ao condutor (Advanced Driver Assist System - ADAS) incluídos de série. Foi também a primeira vez em que o nome Yaris foi assumido globalmente, mesmo no Japão onde deixou de ser Vitz.

Um regresso ao conceito “grande-pequeno” criou uma aparência ainda mais dinâmica, mais curta, mais larga e mais baixa do que o modelo anterior, com um design exterior poderoso que expressa a agilidade e a compacidade necessárias para lidar com a condução em cidade e o estacionamento, mantendo o espaço interior e o conforto. Um elemento-chave para alcançar maiores ambições para a quarta geração foi a plataforma GA-B Toyota New Global Architecture (TNGA). O Yaris tornou-se o primeiro carro compacto a ser construído nesta plataforma modular que melhorou o desempenho dinâmico e melhorou a condução e a dinâmica, através de um baixo centro de gravidade e elevada rigidez da carroçaria.

A plataforma GA-B também contribuiu para um design atraente, inspirado na postura de um atleta/velocista ajoelhado e pronto para a partida. Uma aparência mais larga, mais baixa e mais compacta, e uma posição do banco do condutor mais baixa, criaram uma aparência “condensada e ágil” de um carro enérgico e dinâmico, “sempre pronto para arrancar”.

A eficiência geral da motorização híbrida foi aumentada em 22% sem nenhum custo para o desempenho, que beneficiou de uma melhoria de 16%, para uma potência combinada do sistema de 116cv. A aceleração reduziu em 15% percorrendo os 0 aos 100 km/h, em 9,7 segundos. A mais recente geração de tecnologia híbrida foi otimizada no seu peso, desempenho e eficiência, o que transformou as capacidades de condução EV do Yaris. A serenidade de uma condução totalmente elétrica pode ser desfrutada em velocidades até 130 km/h, enquanto a potência híbrida é mais linear tornando a condução mais divertida.

A quarta geração do Yaris foi novamente o modelo mais popular da Toyota na Europa e tornou-se no modelo mais vendido na região pela primeira vez, graças à sua combinação moderna de elegância urbana compacta e bem equipada e o menor consumo de combustível da classe. Pouco mais de duas décadas desde que o Yaris ganhou o primeiro prémio de Carro do Ano Europeu, a quarta geração do Yaris foi eleita o Carro do Ano de 2021 pelo júri de 59 jornalistas da especialidade. O júri elogiou a tecnologia híbrida do Yaris pela sua condução suave, baixas emissões e preço acessível – ilustrando por que mais de 80% dos compradores do Yaris escolhem a motorização híbrida. O Yaris também foi reconhecido por seu design, desempenho dinâmico e segurança líder da classe.

Em 2022, o novo Yaris GR SPORT, baseado na quarta geração do Yaris, foi colocado à venda na Europa. Novas jantes de 18 polegadas de detalhes GAZOO Racing. O Yaris GR SPORT também apresenta ajuste de suspensão e maior rigidez da carroceria para uma experiência mais responsiva, confortável e envolvente.

GR Yaris - Desportivo aclamado

Seguindo os passos do bem-sucedido Yaris GRMN e do primeiro Yaris GR SPORT, chegou em 2020, o primeiro desportivo totalmente concebido de base pela GAZOO Racing, o GR Yaris.

Este desportivo de estrada foi inspirado pelo sucesso do Yaris World Rally Car, que rendeu à Toyota GAZOO Racing um título de fabricante e dois títulos de pilotos e co-pilotos na época do lançamento do modelo. Manteve o papel do Yaris de introduzir de tecnologias inovadoras e recebeu aclamação sem precedentes, tornando-se um clássico moderno instantâneo.

O GR Yaris foi desenvolvido diretamente da experiência de rali da Toyota com uma plataforma única, combinando a nova GA-B e uma seção traseira adaptada da plataforma GA-C. O modelo incorpora painéis em alumínio leve e um teto em fibra de carbono, além da economia de peso em vários componentes do carro. O motor feito de raiz para o modelo é o três cilindros produzido em série mais potente do mundo, também é o menor e mais leve motor turbo de 1,6 litros. Produzindo 261 cv e 360 Nm de binário, O GR Yaris acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 230 km/h.

Um peso total de apenas 1.280 kg dá ao GR Yaris uma excelente relação peso-potência de 4,9 kg por cv, distribuída através do sistema GR-FOUR de tração integral permanente e controlado eletronicamente. Essa combinação potente garantiu que a produção limitada de 25.000 unidades fosse rapidamente vendida para entusiastas ansiosos por experimentar o Yaris mais rápido de sempre.

O GR Yaris também está na vanguarda da busca da Toyota por um futuro neutro em carbono, para carros de produção e automobilismo. Ilustrando o compromisso contínuo da marca em investir em novas e variadas tecnologias e motorizações, com o desenvolvimento do GR Yaris H2, com um motor de combustão movido a hidrogénio com quase zero emissões, a versão H2 fez sua estreia europeia em agosto de 2021. O Presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, conduziu ao lado da lenda dos ralis Juha Kankkunen, como carro Zero do Rali Ypres na Bélgica.Com a alteração do regulamento do Campeonato do Mundo de Ralis, a Toyota GAZOO Racing apresentou o GR Yaris Rally1, baseado no modelo de estrada, para a época de 2022.

Até o momento, a Toyota GAZOO Racing World Rally Team conquistou uns impressionantes três títulos de fabricantes e quatro de pilotos e co-pilotos, elevando a contagem total da Toyota no Campeonato Mundial de Rally para seis títulos de fabricantes.

Yaris Cross - Um Autêntico SUV

Lançado em 2021, o Yaris Cross reuniu a experiência e know-how da Toyota em carros compactos com sua herança de design e engenharia SUV inovadores para criar um modelo totalmente novo, perfeitamente adequado para o uso diário, mas oferecendo aventura e diversão.

O estilo poderoso expressa robustez e agilidade apesar de compacto, proporcionando agilidade para a condução urbana, ao mesmo tempo em que permite um interior com muito conforto e generosa capacidade de carga, seguindo a filosofia “grande-pequeno” do Yaris.

O Yaris Cross oferece o desempenho genuíno de um SUV com o comprovado sistema Intelligent All-Wheel Drive da Toyota, que incorpora um motor elétrico independente adicional no eixo traseiro para fornecer estabilidade no arranque e em curva, além de mais confiança em estradas com baixo atrito.

O design compacto e leve do sistema AWD-i minimiza o impacto na eficiência de combustível e emissões. O desempenho líder da classe para um SUV do segmento B com AWD ajudou-o a tornar-se um dos mais vendidos da Toyota na Europa.

Logo após o lançamento, o Yaris Cross consolidou o seu lugar na premiada família Yaris quando foi nomeado o Carro Urbano Mundial de 2022 pelos organizadores do World Car Awards, selecionado por um forte júri de 102 membros de jornalistas internacionais representando 33 países.

Concebido na Europa

Desde a primeira geração, a equipa de design europeia deixou a sua marca no Yaris, inicialmente através do EPOC em Bruxelas e, posteriormente, no ED2 após a sua transferência para instalações maiores na Riviera Francesa, perto de Nice, onde opera desde 2000.

Essa foi uma declaração clara que fortaleceu ainda mais as capacidades de desenvolvimento de design europeu da Toyota, depois de estabelecer planos ambiciosos de produção e vendas para a região. Como parte da rede global de design da Toyota, o ED2 mantém o dedo no pulso do gosto, costumes, valores e tendências europeus, e o Yaris foi inspirado por essas tendências ao longo de sua rica história.

ED2 partilha responsabilidades de design com centros de design no Japão, dependendo da geração e do modelo. Tal como na primeira geração, o exterior da segunda geração do Yaris em 2006 originou de ED2, enquanto o centro teve uma participação nas duas remodelações da terceira geração. Para a quarta geração do Yaris, o ED2 foi responsável pela cor, material e acabamento (CMF), enquanto o Yaris Cross deu aos designers responsabilidades adicionais o CMF, mas também o design exterior, com o design de produção do Japão.

 

Produzido na Europa

Antecipando a popularidade da primeira geração do Yaris, em outubro de 1998, a Toyota inaugurou uma nova fábrica em Valenciennes, França, para complementar a produção do Yaris na fábrica de Takaoka no Japão. Desde o início, a fábrica de TMMF foi projetada para ser uma “fábrica verde e limpa do século 21”. O seu tamanho é 30% mais compacto do que uma fábrica típica da época, dando-lhe uma vantagem para reduzir drasticamente o consumo de energia e as emissões. Em algumas zonas, as áreas de armazenamento são até 10 vezes mais compactas em comparação com os padrões da indústria automóvel com capacidade produtiva semelhante.

A TMMF entrou em operação em janeiro de 2001 com uma capacidade inicial de produção anual de 150.000 unidades. Em 2022, os números da produção anual cresceram para atingir 255.584 unidades, tornando a fábrica o maior local de produção automóvel da França em termos de volume. No mesmo ano, o Yaris Cross tornou-se, pela primeira vez, o modelo mais produzido entre todas as marcas em França, com 161.508 unidades produzidas, destronando seu irmão Yaris, que liderou a lista sete vezes nos últimos 10 anos.

A fábrica emprega agora 5.000 pessoas e fez um investimento total acumulado de 1,5 mil milhões de euros. Isso inclui os investimentos de capital necessários para cada nova geração e modelo, bem como recursos significativos comprometidos com a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa. Com apenas alguns anos de existência, parte do telhado foi coberto com painéis fotovoltaicos e uma parede solar de 400m² que foi instalada.

Desde 2019, o local utiliza 100% de eletricidade renovável e, desde 2012, duas represas no local, com um volume combinado de 16.000 m³, significam que agora também pode ser totalmente autónoma em termos de água. A maior parte vem da água da chuva coletada nessas represas, enquanto restante é reciclada a partir das águas residuais da fábrica, que são pré-tratadas para atender aos padrões exigidos antes de serem usadas no processo produtivo.

Nos últimos 20 anos, a TMMF reduziu com sucesso a energia necessária para produzir um Yaris em 59%, o que lhe rendeu reconhecimento interno como líder global da Toyota. Somando-se a essas conquistas está a recente instalação de uma nova linha de pintura na oficina de Plásticos, uma inovação global da Toyota, que deverá gerar uma economia anual de 1.000 toneladas de CO2. A TMMF estabeleceu a meta de ser neutra em carbono a partir de 2030 e zero emissões até 2040.

O Yaris número 10 milhões é um Yaris GR SPORT em cinza dinâmico – saiu das linhas de produção na TMMF em 30 de março como tantos Yaris antes dele e foi entregue a um cliente francês da região de Paris.