TOYOTA GAZOO Racing celebra título mundial de fabricantes com dobradinha no Rali da Europa Central
A vitória de Rovanperä, com o copiloto Jonne Halttunen, é a 11.ª vitória do Toyota GR YARIS Rally1, em 12 provas do mundial de ralis disputadas até agora.
A dupla finlandesa esteve envolvida numa luta incrivelmente renhida pela liderança com os companheiros de equipa Sébastien Ogier e Vincent Landais durante a primeira metade do evento, que decorreu em estradas de asfalto e muito técnicas na Alemanha, República Checa e Áustria.
Rovanperä assumiu a liderança na primeira etapa da manhã de sábado, antes de Ogier ter problemas na especial seguinte, deslizando contra uma árvore depois de perder pressão no pneu dianteiro esquerdo. A partir daí, Rovanperä controlou a sua vantagem, conquistando finalmente a vitória com 43,7 segundos de vantagem sobre Evans.
Evans também esteve envolvido numa disputa aguerrida com outro candidato ao título, Ott Tänak (Hyundai), que se decidiu na última volta. Evans e o copiloto Scott Martin, que disputava a sua 200ª prova do WRC, começaram o último dia a 8,4 segundos de Tänak, mas reduziram a diferença para 1,1 segundo antes da etapa final, onde foram 6,7 segundos mais rápidos que os rivais.
Também terminando em segundo lugar nas classificações da Power Stage e do Super Sunday, Evans agora lidera a classificação dos pilotos com 13 pontos à frente dos seus dois companheiros de equipa, Rovanperä e Ogier, e 50 à frente de Tänak.
Ogier conseguiu recomeçar no domingo e foi o mais rápido em todas as etapas, conquistando os 10 pontos disponíveis no Super Sunday e na Power Stage. Rovanperä terminou em terceiro no Super Sunday e na Power Stage.
Takamoto Katsuta terminou em quarto lugar na classificação geral, no Super Sunday e na Power Stage, mostrando um ritmo forte antes do seu próximo rali em casa, no Japão, com duas vitórias em etapas no sábado, ao lado do copiloto Aaron Johnston. Sami Pajari e Marko Salminen também estabeleceram alguns tempos fortes nas etapas, terminando em sexto lugar na classificação geral.
Coroados campeões do WRC2 na prova anterior no Chile, Oliver Solberg e Elliott Edmondson terminaram mais uma vez como o carro Rally2 líder no seu GR Yaris da Printsport, em oitavo lugar na classificação geral.
Citações:
Akio Toyoda (Presidente da TGR-WRT)
“A todos na TGR-WRT, obrigado por conquistarem o título de fabricantes por cinco anos consecutivos!
Gostaria de expressar a minha sincera gratidão a Juha, que apoiou a equipa como vice-diretor da equipa, bem como aos pilotos, copilotos, engenheiros, mecânicos, todos os outros membros da equipa e, claro, aos fãs. Muito obrigado!
Incluindo o período em que Juha conduzia o Celica, este é o nosso nono título geral. No entanto, ainda não alcançámos os recordes da Lancia de 10 títulos de fabricantes e seis campeonatos consecutivos. Vi uma publicação a dizer que a Lancia regressará ao WRC2 a partir do próximo ano, por isso estou muito entusiasmado com a ideia de competir em ralis com a equipa da Lancia. E imagino que Juha, que já conduziu um Lancia antes, esteja ainda mais animado do que eu.
Faltam duas provas nesta época e a próxima é o tão esperado Rally do Japão. Os meus sentimentos em relação ao Rally do Japão não mudaram desde a última vez. Elfyn, que está a perseguir o seu objetivo há muito acalentado de conquistar um título; Seb, que está a lutar pelo título apesar do seu programa de meia temporada; e Kalle, que quer terminar a sua última temporada no WRC como campeão... Só quero que todos eles desfrutem ao máximo da condução e acredito e confio em todos na equipa para criar um ambiente onde os pilotos possam conduzir confortavelmente e divertir-se ao volante.”
Juha Kankkunen (Vice-Diretor da Equipa)
“Estou muito orgulhoso da minha equipa hoje. Devo admitir que me vieram algumas lágrimas aos olhos na linha de chegada, sabendo que ficámos em primeiro e segundo lugar no rali e que voltámos a ganhar o campeonato de fabricantes. Para mim, nesta função, foi a coisa mais importante a alcançar este ano. Ganhei títulos como piloto e agora ganhar este como diretor da equipa, considero-o como um quinto campeonato mundial. O espírito e a atmosfera dentro da equipa têm sido muito bons este ano, e os nossos pilotos fizeram um trabalho brilhante. A diferença entre Elfyn, Seb e Kalle na classificação está muito renhida e as duas últimas rondas vão ser muito emocionantes.”
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA EUROPA CENTRAL (Resultado de domingo, mais em: www.wrc.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h36m20.1s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +43.7s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +49.3s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1m06.8s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +2m04.6s
6 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m13.9s
7 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +5m48.8s
8 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +8m56.2s
9 Jan Černý/Ondřej Krajča (Škoda Fabia RS Rally2) +10m51.1s
10 Filip Mareš/Radovan Bucha (Toyota GR Yaris Rally2) +11m21.2s
29 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +49m40.9s
Campeonato de pilotos no Mundial de Ralis 2025 FIA após a 12ª prova do campeonato:
1 Elfyn Evans 247 pontos
2 Sébastien Ogier 234
3 Kalle Rovanperä 234
4 Ott Tänak 197
5 Thierry Neuville 166
6 Takamoto Katsuta 110
7 Adrien Fourmaux 96
8 Sami Pajari 79
9 Oliver Solberg 64
10 Grégoire Munster 26
Campeonato de construtores no Mundial de Ralis 2025 FIA após a décima segunda ronda:
1 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 632 pontos
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 464
3 M-Sport Ford World Rally Team 176
4 TOYOTA GAZOO Racing WRT2 127