Já começam a faltar os adjetivos para Kris Meeke e Stuart Loudon. A dupla da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal voltou a impor-se à concorrência, garantindo mais um espetacular triunfo, desta feita no Rali Terras D´Aboboreira, terceira etapa do Campeonato de Portugal de Ralis. Com este resultado, a liderança do campeonato foi reforçada e a equipa segue para o Rally de Portugal com a motivação em alta.
Numa prova que já conhece bem, a dupla do GR Yaris Rally2 começou ao ataque e, apesar de não ter vencido a PEC1 por escassos 0.5 segundos, conseguiu vencer a PEC2 e terminou o dia com 3,7 segundos de vantagem para a concorrência mais direta, já depois da Super Especial noturna.
Mas Meeke e Loudon tinham o plano bem delineado e arrancaram para o segundo dia de prova com um ritmo ainda mais forte. Na PEC4 voltaram a triunfar, impondo 4,4 segundos de vantagem aos adversários mais próximos. Na PEC5 perdeu algum tempo, que voltou a recuperar na PEC6, terminando a secção da manhã com 8,9 segundos de vantagem. Faltavam ainda quatro troços para o final deste muito competitivo rali. No entanto, Meeke parecia o favorito à vitória final.
Nas duas primeiras especiais da tarde (PEC 7 e 8), Meeke alargou a vantagem para o seu adversário direto, mas na terceira (PEC9) perdeu 2,7 segundos. Contas feitas, Meeke encarava o último troço do rali com 9,2 segundos de vantagem para o segundo classificado. Seria um exercício exigente, pois, apesar da vantagem, as margens eram reduzidas e um erro podia deitar tudo a perder.
A PEC 10, Power Stage deste rali, escapou por muito pouco. Apesar do pião já perto do fim do troço, Meeke fez o segundo tempo, o suficiente para assegurar a terceira vitória do ano, em três provas. Meeke terminou com 27,6 segundos de vantagem para o segundo classificado, num triunfo claro da dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
A satisfação de Kris Meeke era evidente no final de mais uma notável prova, onde o talento e a inteligência na gestão do andamento foram bem patentes:
“Um fim de semana incrível! Três vitórias consecutivas com a Toyota é especial e três vitórias aqui na Aboboreira é fantástico. Adoro esta prova, mas este ano o desafio foi tremendo. Um grande obrigado à minha equipa, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, que me deu todas as condições para conseguir este triunfo. O carro voltou a estar fantástico, mesmo nas difíceis condições que encontramos.
A última especial ia deitando tudo a perder. A cerca de 5 km do final, fiz um pião. Perdi tempo e não sabia se havia de arriscar ou manter o ritmo. Mas o Dani teve um furo a meio da etapa e a vitória ficou garantida. Que final de rali! Foi certamente a prova mais difícil aqui na Aboboreira. Mas uma excelente vitória para a equipa, antes de uma prova importante como o Rally de Portugal”.