A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) apresentou hoje em estreia mundial dois novos modelos — o GR GT e o GR GT3 —, exibindo publicamente pela primeira vez protótipos em fase de desenvolvimento.
- Dois novos modelos que procuram proporcionar a melhor experiência de condução através de capacidades melhoradas centradas em três elementos-chave: um centro de gravidade baixo, peso reduzido com elevada rigidez e a procura do melhor desempenho aerodinâmico.
- O GR GT é o novo carro desportivo emblemático da TGR, desenvolvido como um carro de corrida para circular na estrada pública que avança ainda mais a sua filosofia de fabricar carros cada vez melhores inspirados no desporto motorizado.
- O GR GT3 é um novo carro de corrida com especificações FIA GT3, baseado no GR GT, projetado para clientes que desejam vencer corridas.
- Ambos os modelos adotam novas tecnologias e métodos de fabricação, incluindo a primeira estrutura totalmente em alumínio da Toyota e um motor V8 biturbo de 4,0 litros.
5 dezembro 2025 - O GR GT e o GR GT3 são modelos emblemáticos que incorporam a filosofia da TGR de construir carros cada vez melhores, inspirados no automobilismo. O seu desenvolvimento – começando na fase de formulação do conceito do veículo – foi avançado sob uma abordagem de equipa única “One Team” centrada no Chairman da TMC, Akio Toyoda, também conhecido como Master Driver Morizo, na qual os pilotos profissionais Hiroaki Ishiura, Tatsuya Kataoka e Naoya Gamou, o “Gentleman Driver” Daisuke Toyoda e os pilotos de avaliação internos trabalharam em conjunto com os engenheiros. O GR GT é definido por uma abordagem de desenvolvimento que coloca o condutor em primeiro lugar, que envolve ouvir, compreender e satisfazer as necessidades da pessoa ao volante. O GR GT3 – um carro de corrida baseado no GR GT – também foi desenvolvido com esta metodologia.
O GR GT e o GR GT3 estão posicionados como modelos de topo (“flagship”), seguindo os passos do Toyota 2000GT da década de 1960 e do Lexus LFA. Um dos objetivos do seu desenvolvimento era preservar e transmitir o «segredo da fabricação de automóveis» para a próxima geração, seguindo o princípio «Shikinen Sengu*» da Toyota. Os dois modelos são o resultado da transmissão de competências e técnicas dos veteranos que desenvolveram o Lexus LFA a uma geração mais jovem de membros; da adoção ativa de novas tecnologias pioneiras da Toyota para melhorar o desempenho dos veículos; e da aceitação de inúmeros desafios sem precedentes.