1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. Toyota estreia quinta geração do Prius, exclusivamente em versão híbrida plug-in

Toyota estreia quinta geração do Prius, exclusivamente em versão híbrida plug-in

 

•       Fiel ao seu longo legado de inovação, o Prius chega agora na sua quinta geração e mais eficiente que nunca.

•       As vendas na Europa serão exclusivamente na versão eletrificada com a tecnologia híbrida plug-in (PHEV), enfatizando a liderança da marca na eletrificação do automóvel, alargando a gama de novos modelos eletrificados da Toyota

•       Nova geração Prius estreia um novo design aerodinâmico e arrebatador, superior aceleração e uma condução envolvente

•       Estreia mundial hoje no Japão e no salão de Los Angeles, estreia na Europa a 5 de dezembro 2022.

•       Prius Plug-in, tem comercialização prevista em Portugal no fim do 1º semestre de 2023.

 

16 de novembro 2022 – A Toyota apresenta hoje um novo capítulo na história do Prius. A Toyota estreia a quinta geração de um modelo inovador com um design atraente.

O Prius causou um impacto duradouro na Toyota e no mundo desde o seu lançamento em 1997, estabelecendo-se como um ícone da indústria automóvel, enfatizando de forma arrojada a eletrificação e definindo futuras tendências. A nova geração, que estará disponível exclusivamente na versão Híbrida Plug-in na Europa, dá o próximo passo nessa jornada.

A Toyota está comprometida com a neutralidade carbónica, e a pioneira tecnologia híbrida do Prius continua a contribuir significativamente para a transição para as zero emissões. O novo Prius Plug-in fortalece a gama multi-tecnológica da Toyota, que também inclui elétricos a bateria (BEV) e elétricos a pilha de combustível – fuel cell (FCEV), proporcionando maior eficiência e uma redução de emissões de carbono.

O Prius sempre desbravou um caminho de descoberta por novas tecnologias. Sempre inspirou o futuro de outros modelos e a nova geração continua esse espírito pioneiro. Apresenta a nova geração do sistema Híbrido Plug-in da Toyota, uma evolução completa com potência melhorada através de uma bateria de alta capacidade.

Um motor elétrico mais potente e um motor de dois litros produzem uma potência combinada de 223 cv (164 kW) proporcionando uma forte aceleração. Desta feita, a carroçaria foi desenhada para ser aerodinâmica, permitindo otimizar o fluxo de ar e alcançar excelente eficiência de combustível, conforto e estabilidade.

O estilo distinto pelo qual o Prius se tornou famoso é levado a um novo nível, ao apresentar uma silhueta semelhante a um coupé, e linhas mais atléticas. A plataforma GA-C de segunda geração da Toyota New Global Architecture (TNGA), reduz o peso e aumenta a rigidez. Um centro de gravidade mais baixo é obtido com a colocação da bateria e do tanque de combustível, permitindo uma experiência de condução envolvente e confortável.

Um habitáculo espaçoso combina diversão e emoção ao volante, utilizando a nova filosofia “Island Architecture” do Prius para um interior minimalista e espaçoso. A posição do banco é mais baixa, criando uma sensação mais desportiva, enquanto os ecrãs e comandos estão ergonomicamente posicionados.

Desempenho de condução

Um sistema híbrido de nova geração alcança uma evolução completa da experiência de condução do Prius Plug-in, proporcionando mais potência e maior eficiência. O motor TNGA 2.0l produz 148 cv (111kW) que combina com um novo conjunto elétrico dianteiro e caixa híbrida compacta com 160 cv (120kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164kW). Comparado com os 122 DIN hp (90kW) da geração atual na configuração Híbrida Plug-in, o aumento de potência garante uma forte aceleração.

Com o objetivo de permitir que a maior parte da condução diária seja realizada em modo EV, a autonomia EV foi aprimorada, sendo 50% maior que a geração atual. Graças a uma nova bateria de iões de lítio de 13,6 kWh. Células de maior densidade de energia permitem otimização de espaço e, portanto, a bateria é compacta o suficiente para ser instalada sob o banco traseiro, baixando o centro de gravidade.

Na busca pela máxima eficiência, energia limpa também pode ser gerada com o opcional tejadilho solar.

Design Exterior

A icónica forma de cunha, original do Prius desde a segunda geração, evoluiu, adotando linhas modernas e elegantes. Uma silhueta suave e elegante foi criada reduzindo a altura total em 50 mm, movendo o pico do teto para trás e adotando jantes e pneus de maior diâmetro, até 19 polegadas.

Formas e linhas desnecessárias foram eliminadas, deixando um design geral simples e “limpo” inspirado no fluxo natural do ar. A forma distinta é reforçada por uma distância entre eixos 50 mm mais longa, em comparação com a geração anterior. Ao mesmo tempo, o comprimento total foi reduzido em 46 mm.

Com uma largura de mais 22 mm em relação ao seu antecessor, a postura do Prius é dinâmica e, na frente, o design em forma de “cabeça de martelo” integra de forma elegante as luzes para uma assinatura luminosa distinta e uma presença única em estrada. A traseira é acentuada por um elemento luminoso linear tridimensional que enfatiza o design progressivo e moderno que foca a atenção no nome do modelo na traseira.

Design Interior

O interior em preto é dividido em três zonas de acordo com a nova “Arquitetura em Ilha” do Prius: ambiente, zona do condutor e painel de instrumentos flutuante.

Tanto para o condutor como para os passageiros, o habitáculo é espaçoso e construído com materiais de qualidade elegantes, acentuados por detalhes harmoniosos que realçam uma sensação dinâmica e um sentido de propósito.

O módulo do condutor é baseado na tela LCD TFT de sete polegadas que fica diretamente no campo de visão, aumentando a segurança ao manter os olhos do condutor na estrada.

Um painel de instrumentos completamente novo prioriza o conforto no habitáculo, um layout limpo com o mínimo de intrusão na visão frontal do condutor. Ao centro, um ecrã tátil central discreto está colocado numa posição mais baixa, sendo complementado por comandos de ar condicionado finos. A iluminação do painel de instrumentos está vinculada às notificações do Toyota Safety Sense e emite alertas através de mudanças de cor.

Considerando a sua condução envolvente, a sua eficiência aprimorada ou seu design elegante e dinâmico por dentro e por fora, a nova geração continuará uma tradição inovadora que começou há 25 anos. Este novo capítulo na história do icónico Prius irá começar, por estabelecer novas referências em termos de tecnologia, eficiência e tranquilidade. A quinta geração do Prius agora exclusivamente na versão Plug-in tem comercialização prevista em Portugal no fim do primeiro semestre de 2023.

Seja dos primeiros a ver de perto o novo Toyota Prius Plug-in: https://w3.toyota.pt/toyapps/site/prius-plugin/