A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) está a desenvolver o projeto “Aves da Cidade: o que fazem aqui”, financiado pelo Programa de Atividades de Âmbito Ambiental da Toyota Motor Corporation. Este apoio é um dos exemplos da materialização da visão “beyond zero” e mostra o compromisso da marca com a sociedade. A ligação da Toyota à SPEA já tem vários anos e o projeto mais recente já chegou a diversas escolas envolvendo alunos e professores. As ações vão continuar até março de 2023.
1 de setembro 2022 - As aves têm um papel fundamental nos ecossistemas e realizam funções como o controle de pragas, a polinização ou a dispersão de sementes. São indicadoras da qualidade do ambiente e embelezam a paisagem com os seus cantos e silhuetas coloridas. Com este projeto de educação ambiental pretende-se sensibilizar crianças e jovens da área metropolitana de Lisboa para o papel das aves nos ecossistemas urbanos e incentivá-los a participar na sua conservação.
Uma das componentes em que se está a trabalhar é com as escolas, através do envolvimento de alunos e professores do 1º e 2º ciclos em sessões temáticas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
O primeiro tema foi “As aves semeiam florestas, vamos ajudá-las!” e centrou-se à volta do papel das aves na dispersão de sementes e da sua importância para a renovação natural das nossas florestas! Os alunos tiveram oportunidade de criar cartazes sobre várias espécies de árvores ou arbustos e das aves responsáveis pela dispersão das suas sementes, e realizaram uma sementeira de espécies autóctones na escola, nomeadamente sobreiro e pinheiro-manso, acompanhando o crescimento destas árvores ao longo de alguns meses, e plantando-as depois no recreio da escola ou em espaços verdes do município, contribuindo assim para promover o aumento da biodiversidade nestes espaços.
O outro tema abordado foi sobre a reprodução das aves e os vários tipos de ninho. A atividade “Seja águia ou passarinho, qualquer ave faz o ninho” consistiu num jogo sobre as várias fases da reprodução de 5 espécies de aves. No final, os alunos construíram ninhos das várias espécies, usando materiais reutilizados e materiais naturais.
Até ao momento este projeto chegou a 24 turmas em 8 escolas envolvendo centenas de alunos e professores em várias temáticas. As ações vão continuar até março de 2023, replicando o trabalho com novas turmas, promovendo formações para professores, e dinamizando também iniciativas para famílias, como construção de caixas-ninho e comedouros.
Este apoio vai ao encontro do desafio 6 do Desafio Ambiental 2050 da Toyota e integra-se na visão “Beyond zero”. Para a Toyota, ir além de zero traduz-se no compromisso com a mobilidade eletrificada e novos veículos zero emissões, que proporcionam uma experiência de condução superior. A marca que lançou o Prius – o primeiro modelo híbrido de produção em série – há 25 anos e hoje continua com uma gama alargada de híbridos e híbridos Plug-in, com os veículos elétricos a baterias e elétricos a hidrogénio que ajudarão a reduzir o impacto no meio ambiente e a contribuir para uma sociedade melhor.
A política de responsabilidade social da Toyota tem como base uma visão a longo prazo, tendo uma atuação proactiva no campo ambiental. Desde 2005 que a Toyota, em Portugal, contribui para tornar o nosso território mais verde, plantando uma árvore por cada Toyota vendido, no âmbito do projeto “Um Toyota, Uma Árvore”.
Para mais informações sobre o Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota, e a listagem completa dos 27 projetos do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental” visite:
http://www.toyota-global.com/sustainability/environment/challenge6/ecogrant/