Desafio Ambiental 2050

Seis "desafios" propostos.

O Desafio Ambiental 2050, anunciado em 2015, compreende seis "desafios" separados que abrangem todos os aspetos da Empresa, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, e o papel como um facilitador para pessoas e comunidades para aprender e melhorar o contexto e o ambiente natural à sua volta.

Desafio 1
Novas viaturas com zero emissões de CO2

Este desafio pressupõe a redução das emissões de CO2 das viaturas Toyota em 90% até 2050, comparando com os níveis registados em 2010.

Para cumprir este desafio os motores convencionais vão ser mais eficientes, promovendo o desenvolvimento da próxima geração de viaturas com baixas emissões ou zero emissões de CO2, incluindo as versões híbridas, híbrido plug-in, elétrico e a célula de combustível.

Carros que utilizem combustíveis alternativos e mais limpos para o ambiente, podem ter um grande impacto quando são absorvidos pelo público. Assim sendo, a Toyota vai trabalhar para os tornar amplamente disponíveis e incentivar o desenvolvimento das respetivas infra-estruturas de abastecimento - estações de serviço e pontos de carregamento, por exemplo - necessários para apoiar a sua utilização.

Desafio 2
Ciclo de Vida do Produto com zero emissões

Este desafio compreende a eliminação de emissões de CO2 em toda a produção e condução de viaturas Toyota.

Eliminar as emissões de CO2 desde a produção de materiais e partes que se utilizam na montagem das viaturas, nas atividades logísticas e nos métodos de eliminação e reciclagem de desperdícios quando os veículos chegam ao fim do seu ciclo de vida.

Para que isto aconteça, a Toyota tem vindo a trabalhar em mais projetos ecológicos que utilizam menores quantidades de carbono em matérias-primas e peças. Tem vindo a fazer uma maior utilização de matérias primas biológicas e de fontes renováveis, com a finalidade de desmontar e reciclar as viaturas mais facilmente na última fase do seu ciclo de vida.

Desafio 3
Zero Emissões de CO2 nas Fábricas

Não é apenas na condução que as viaturas produzem emissões de CO2, as emissões também são geradas durante o processo de produção nas Fábricas.

Para ajudar o Planeta, a Toyota tem uma estratégia de atingir zero emissões de CO2 em todas as suas Fábricas, focando-se no desenvolvimento de tecnologias e em fontes de energia alternativas.

Os processos de produção vão ser racionados, tornando-os mais curtos para que seja produzido menos emissões de CO2. As instalações são mais eficientes em termos energéticos e adotam fontes de energia renováveis, como painéis solares e energia eólica, assim como a energia a hidrogénio.

Desafio 4
Minimizar e Otimizar a utilização de Água

É vital e importante conserver as fonts de água a nivel global, reduzindo a quantidade de utilização para fazer produtos, e reciclar e reutilizar o máximo possível.

A Toyota iniciou a recolha de águas da chuva nas suas Fábricas para reduzir a quantidade que utiliza na produção das viaturas. Desenvolveu também um método de purificação para que a água seja reutilizada novamente, ou para regressar limpa ao solo.

Como o abastecimento de água é diferente nas várias regiões onde tem Fábricas, adapta a cada local a forma de recolha e reutilização desta matéria prima, respeitando sempre o ambiente.

Desafio 5
Estabelecer um Sistema de Reciclagem

Com o aumento da população, a vida económica entre outros fatores, cada vez os desperdícios são maiores e o peso para o nosso planeta também.

A Toyota pretende promover formas de reciclagem para contribuir para uma sociedade amiga do ambiente, trabalhando nas áreas chave: utilização otimizada de materiais ecológicos; conceção e utilização de peças e materiais mais duradouros; desenvolver tecnologias mais eficientes de reciclagem e cada vez mais a reutilização de materiais quando uma viatura chega ao final do seu ciclo de vida para fazer uma nova.

A Toyota tem mais de 40 anos de experiência em ideias e inovações nesta área e compromete-se a alcançar mais e melhores resultados no futuro.

Desafio 6
Estabelecer uma Sociedade Futura em harmonia com a Natureza

Para coexistirmos com a Natureza precisamos de conservar as florestas e outros ecossistemas vitais para a nossa vida.

A Toyota operacionaliza projetos – em pequena ou grande escala – em todo o Mundo, em todos os níveis da organização para defender a sua causa de “valorizar e melhorar a vida das sociedades”, organizando iniciativas de reflorestação, sistemas urbanos verdes e outras iniciativas ambientais locais.

Utiliza conhecimento que adquire, para desempenhar um papel ativo na melhoria da educação ambiental e da sensibilização para ajudar a construir uma sociedade onde as pessoas vivem em harmonia com o mundo natural.

A nível Mundial a Toyota estabelece várias parcerias no âmbito da área Ambiental.

Em Portugal a Marca também é reconhecida e distinguida nesta área, com vários projetos.
Desenvolvimento Sustentável da Toyota Caetano Portugal.
Toyota é Marca de Confiança Ambiente dos Portugueses.
Toyota atribui bolsa de financiamento a projeto de Biodiversidade Português.
Toyota apoia ação de preservação das aves na Barrinha de Esmoriz.
120.000 árvores depois, a Toyota volta a plantar em Alcanena.
A Toyota contribui para tornar Portugal mais verde.

Saiba mais sobre...

"Um Toyota, Uma Missão" doa 55 mil euros à União Audiovisual “Um Toyota, Uma Missão” doa 55 mil euros à União Audiovisual. A Toyota destinou 1€ para apoiar profissionais do setor da cultura por cada cliente de serviços de oficina, de 1 janeiro a 30 de junho. Apoio solidário traduziu-se em 680 cabazes de bens alimentares para famílias atingidas pela pandemia. Autocarros zero emissões da CaetanoBus têm agora a marca Toyota Autocarros zero emissões da CaetanoBus têm agora a marca Toyota Autocarros zero-emissões, fabricados pela CaetanoBus em Portugal, recebem o co-branding Toyota. CaetanoBus e a Toyota fortaleceram a sua aliança estratégica em dezembro 2020, para a expansão de mobilidade sustentável através de Autocarros elétricos a baterias e elétricos a hidrogénio - fuel cell. Toyota ajuda os portugueses na retoma, a trocar o seu carro antigo por um novo Toyota ajuda os portugueses na retoma, a trocar o seu carro antigo por um novo Até 31 de agosto, a Toyota associa-se ao espírito olímpico com o apoio à equipa Portugal, do Comité Olímpico, e lança campanha com o mote “Dá tudo por tudo” com oferta até 4.000€ de valorização extra da retoma, na troca por C-HR, RAV4, Corolla, Corolla Touring Sports, Corolla Sedan ou Aygo. Toyota inicia produção do novo SUV compacto Yaris Cross Toyota inicia produção do novo SUV compacto Yaris Cross Pensado e desenhado para clientes europeus; o Yaris Cross inicia produção em Valenciennes, França. Depois do Yaris hatchback, o SUV Yaris Cross é o segundo modelo eletrificado com a tecnologia híbrida sob a plataforma GA-B da Toyota.