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TOYOTA REVELA TUDO SOBRE A NOVA GERAÇÃO PRIUS PLUG-IN

  • Quinta geração Prius surpreende com nova estética e condução envolvente.
  • O mais eficiente Prius de sempre, está disponível em Portugal exclusivamente eletrificado com a tecnologia Híbrida Plug-in.
  • ADN Duplo combina verdadeira capacidade de condução EV (elétrica) com um melhorado desempenho híbrido.
  • Primeiras unidades chegam a Portugal já em junho 2023

O Toyota Prius surpreende na sua quinta geração, com um apelativo novo capítulo na sua história de inovação em engenharia e design dinâmico. Disponível na Europa exclusivamente como Híbrido Plug-in, o mais recente Prius segue o caminho de pioneirismo dos seus ilustres antecessores, desafiando mais uma vez as convenções.

Ao longo de mais de um quarto de século, o Prius causou um impacto duradouro na Toyota e no mundo como primeiro veículo eletrificado produzido em massa, definindo as futuras tendências dos automóveis elétricos (EV) e tornando a tecnologia eletrificada acessível a uma vasta gama de clientes.

O mais recente Prius dá o passo seguinte nesse caminho, avançando na qualidade da sua eletrificação graças à mais recente tecnologia Plug-in Hybrid Electric (PHEV) para complementar a abordagem multifacetada da Toyota até chegar à neutralidade de carbono e através da qual já vendeu mais de 23 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo, com as versões Hybrid e Plug-in Hybrid do Prius a serem responsáveis por mais de 5 milhões de unidades.

A Toyota está empenhada em disponibilizar soluções de baixo carbono para todos os seus clientes, de acordo com as suas necessidades e infraestrutura locais, para garantir que nenhum condutor fique para trás no caminho para a neutralidade de carbono. Sendo o seu PHEV mais potente e eficiente até à data, o novo Prius fortalece a gama de modelos da Toyota, que tem inerente um compromisso de desenvolvimento de veículos elétricos com bateria (BEV) e elétricos a pilha de combustível (FCEV) para oferecer aos clientes uma gama mais ampla de opções de redução de carbono.

A combinação do desempenho de puro veículo elétrico (EV) com toda a conveniência da mais recente tecnologia híbrida proporciona um ADN duplo para o Prius Plug-in Hybrid. A autonomia de condução elétrica até 86 km, graças à sua bateria de 13,6 kWh, permite uma condução totalmente elétrica na maioria das viagens diárias. Para viagens mais longas, ou quando o carregamento não for prático, a nova geração do sistema Plug-in Hybrid da Toyota tem uma potência mais elevada e umas especialmente reduzidas emissões combinadas de CO2 (WLTP) de 11 a 16 g/km (dependendo da versão) - a mais baixa de sempre conseguidas por um Prius.

Desde o seu lançamento em 1997, o Prius tem sido louvado pela sua eficiência, mas não necessariamente pelo seu desempenho dinâmico. No entanto, a tecnologia híbrida da quinta geração da Toyota tem a capacidade de surpreender. O sistema híbrido proporciona enormes progressos em termos de experiência de condução, gerando mais potência e superior eficiência. O motor TNGA de 2,0 litros produz 152 cv (112 kW) e funciona em conjunto com um novo motor dianteiro de 160 cv (120 kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164 kW). Em comparação com os 122 cv (90 kW) da geração anterior do Plug-in Hybrid, este substancialmente aumentado rendimento garante acelerações fortes e resposta imediata.

O prazer de condução proporcionada pela condução do mais recente Prius vai além da sua potência e da sua capacidade de aceleração inesperadas. O equilíbrio e o comportamento também foram melhorados, graças à segunda geração da plataforma GA-C da Toyota New Global Architecture (TNGA), que agora é mais leve e viu a sua rigidez aumentar para permitir uma condução mais estável. O centro de gravidade mais baixo, conseguido através da colocação da bateria debaixo do banco traseiro e do depósito de combustível mais baixo e mais à frente, em comparação com a sua posição na geração anterior, contribui para a superior dinâmica de condução e agilidade melhorada.

Na busca pela máxima eficiência, até 8,7 quilómetros de autonomia elétrica por dia (a partir da luz solar anual em Nagoya, no Japão) podem ser gerados pelo opcional sistema de células solares integradas no tejadilho. Têm a capacidade de carregar a bateria do sistema híbrido plug-in diretamente, sem a necessidade de uma bateria solar adicional, como acontecia nas versões anteriores. O tejadilho é mais pequeno do que antes, mas, graças às novas células solares, a eficiência geral é melhorada em mais de 15%.

Embora o Prius tenha sempre tido um design único, esta última geração é surpreendentemente atraente. A icónica forma de cunha que sempre caraterizou o Prius desde a sua segunda geração, evoluiu, abraçando elegantes linhas modernas. Foi traçada uma silhueta coupé por via da diminuição da altura total em 50 mm, ao mesmo tempo que o ponto mais alto do tejadilho foi chegado atrás e que foram adotadas rodas de diâmetro maior, até 19 polegadas.

A forma distinta da carroçaria é beneficiada igualmente por uma distância entre eixos 50 mm mais longa em comparação com a da geração anterior. Paralelamente, o comprimento total diminuiu 46 mm. A vista traseira também sai a ganhar com a introdução de um elemento tridimensional de iluminação linear que reforça o design progressivo e chama a atenção para o ousado logótipo do Prius.

Por dentro, o espaçoso habitáculo combina diversão de condução com caráter prático numa apresentação interior muito clean. Tanto para o condutor como para os passageiros, o interior é espaçoso e construído com materiais elegantes e de elevada qualidade, realçados por elementos de design harmoniosos e que destacam uma sensação dinâmica e a lógica da sua existência.

A vista do condutor incide, num primeiro plano, sobre o ecrã de sete polegadas que fica diretamente no seu campo de visão, aumentando a segurança pelo facto do mesmo poder manter o olhar na estrada. O redesenhado painel de bordo dá prioridade ao conforto do habitáculo e tem uma apresentação limpa para causar a mínima intrusão possível na visão frontal e ser o mais fácil de usar e ter a melhor aparência possível. Combina um ecrã central discreto e baixo que dá acesso ao mais recente sistema multimédia da Toyota baseado na cloud e finos comandos do sistema de ar condicionado por baixo.

Para além de conseguir o inesperado em termos de desempenho, eficiência e estética, o novo Prius é também quando se trata de tecnologias inovadoras. Um exemplo é o Toyota T-Mate, que incorpora a última geração do Toyota Safety Sense (TSS) e que agora pode ser convenientemente atualizado remotamente (Over-the-air).

O melhorado sensor de câmara frontal tem o dobro da distância de deteção frontal e uma visão lateral e vertical mais amplas, permitindo detetar mais cedo objetos que estejam próximos, bem como identificar uma gama mais ampla de perigos potenciais, incluindo motocicletas e objetos na estrada. Foram adicionados sensores de radar laterais dianteiros para oferecer apoio aos recursos do Sistema de Segurança Pré-colisão, Assistência à Monitorização da Faixa de Rodagem e Alerta de Tráfego Transversal Dianteiro

Uma vez no destino, o novo Prius também liberta a pressão sentida pela necessidade de encontrar um lugar de estacionamento, graças ao semiautónomo sistema Advanced Park, que pode estacionar em modo mãos livres ou por controlo remoto (numa aplicação do telemóvel).

 

Motorização

•   Terceira geração da motorização eletrificada híbrida plug-in é mais compacta, mas mais potente.

•   Aumento do rendimento total do sistema em 122 cv (90 kW) face à anterior geração.

•   Novo motor de 2.0 litros (152 cv /112 kW) e novo motor dianteiro com caixa híbrida (160 cv/120 kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164 kW).

•   50% maior densidade da bateria, mas 30% menos células.

 

O novo Prius é o primeiro modelo a utilizar o motor TNGA de 2.0 litros e a terceira geração do sistema Híbrida Plug-in da Toyota, que foi alvo de melhorias contínuas desde o lançamento do primeiro Prius Plug-in, em 2012. A cilindrada do motor foi aumentada em comparação com a unidade de 1,8 litros usada na geração anterior, atingindo a muito elevada eficiência térmica de 41%.

A experiência da Toyota em eletrificação foi aplicada para criar uma motorização Híbrida Plug-In que é mais potente e mais divertida de conduzir, apesar de ser mais leve e compacta, ao mesmo tempo que assegura uma mais elevada eficiência em termos de economia de combustível e emissões.

O tamanho e o peso total do sistema foram reduzidos para um conjunto mais compacto. Por exemplo, a remoção da embraiagem unidirecional entre os dois motores elétricos foi possível graças ao recurso a um novo motor elétrico de alta potência e baixas perdas, que assegura um excelente desempenho de aceleração, inferior consumo de combustível e melhoria transversais na sua arrumação.

O sistema usa uma nova Unidade de Controlo de Potência (PCU), que inclui um conversor integrado DC-DC de saída mais elevada, necessário para converter a voltagem, e opera numa frequência modificada para reduzir o ruído no habitáculo. Esta unidade, instalada diretamente na parte superior da caixa híbrida, fornece 120% da potência do modelo anterior. A própria caixa híbrida gera 60% mais potência do que o seu antecessor, mas com 20% menos peso devido à otimização da sua forma. Foi, por outro lado, adotado um sistema de cárter seco para reduzir os níveis de fluido dinâmico da transmissão e fornecer a lubrificação ideal, enquanto o óleo de baixa viscosidade reduz o atrito interno e contribui para uma melhoria geral da eficiência da transmissão.

A potência do sistema foi otimizada através da maior capacidade da bateria, que passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. A bateria de iões de lítio tem uma densidade de energia superior, proporcionando uma capacidade 50% mais elevada, mas utilizando 30% menos células, o que permitiu ser mais pequena e instalada debaixo do banco traseiro.

O uso de uma bateria de maior capacidade também permite a introdução da função de Aceleração da Regeneração (Regeneration Boost) para uma desaceleração mais forte e maior recuperação de energia, basta mudar para B no seletor de velocidades. O condutor pode selecionar um dos três modos diferentes de regeneração - suave, média e forte - para desfrutar de uma condução mais relaxada, com até cerca de 80% de desaceleração alcançada sem a necessidade de aplicar o pedal do travão.

Quando estacionado, um carregador de bordo de 3,3 kW pode carregar a bateria da rede elétrica de 220V (de zero a totalmente carregada) em apenas quatro horas.

Este conjunto de melhoramentos no sistema de propulsão híbrido plug-in deram não só origem ao Prius mais potente e com melhor desempenho até à data, mas também ao mais eficiente. O aumento da potência em 122 cv (90 kW) eleva o rendimento total do sistema para 223 cv (164 kW) e ajuda o novo Prius a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, também com a ajuda dos 208 Nm de binário. No caso da versão mais eficiente, o consumo de combustível é de apenas 0,5 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de uns residuais 11 g/km, de acordo com as normas de homologação WLTP.

 

Design

A icónica forma de cunha renasceu na quinta geração com um design progressivo que mantém o inconfundível visual Prius no contexto de uma silhueta mais elegante e desportiva.

A elegante linha do tejadilho atinge o seu pico na parte traseira do veículo, depois da porta do condutor, e essa subtil mudança é ainda mais impactante devido à redução de 50 mm na altura em comparação com o seu antecessor. A distância entre eixos 50 mm mais longa e uma redução total do comprimento de 46 mm, combinada com rodas maiores de 19 polegadas de diâmetro, completam a nova aparência de coupé.

Em Portugal, a versão de entrada; Exclusive, conta com jantes de alumínio com nova cobertura exclusiva com um desenho dinâmico destinado a regular o fluxo de ar nas laterais do veículo para uma maior estabilidade. As duas versões mais equipadas; Luxury e Premium, destacam-se pelo elegante acabamento em negro brilhante maquinado.

As linhas e superfícies simples são inspiradas no fluxo natural do ar e as formas externas foram otimizadas para aumentar a eficiência aerodinâmica para um comportamento mais eficaz, ao mesmo tempo reduzindo o ruído do vento. A grelha dianteira de abertura e fecho automático, otimiza a entrada de ar, contribuindo para um melhor arrefecimento, enquanto as formas dos para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhadas para canalizar suavemente o ar ao redor do carro, que termina com um elegante spoiler traseiro.

A forma segue a função na secção dianteira, o que cria um rosto distinto para o novo Prius, deixando em evidência a nova linguagem de design da Toyota.

A identidade do novo Prius é imposta pela inscrição do nome do veículo em negrito e centralizado na traseira com letras espaçadas de traço progressivo logo abaixo da nada convencional luz traseira linear tridimensional. Outros logótipos subtis do Prius são visíveis em todo o veículo e realçam a atenção dada aos detalhes.

Duas novas opções de cores estão disponíveis. O discreto mas chamativo Cinza Ash e o Amarelo Mustarda expandem a paleta de cores para sete, juntando-se ao Azul Marinho (sor sólida), Vermelho Emotional II, Branco Platina (ambas Metalizada Especial), Cinza Atomic e Preto Attitude.

O condutor senta-se diante de um volante de pequeno diâmetro (350 mm) e de novo desenho, que contribui para o prazer de condução. O visor LCD de sete polegadas Thin Film Transistor (TFT) totalmente gráfico fica diretamente no seu campo de visão, minimizando as distrações, enquanto o intuitivo interface homem-máquina (HMI) potencia a fácil leitura de dados importantes, simplificando as informações exibidas.

Alguns detalhes distintivos no painel de bordo e nos bancos sintética (versão topo de gama Premium) apresentam cores coordenadas e combinam com o interior de fundo negro para proporcionar um visual dinâmico ao ambiente interior. Os interruptores modulares sem molduras contribuem para um aspeto de alta qualidade, enquanto a nova lâmpada interior usa LEDs para iluminação mais ampla e uma aparência moderna.

O interior do novo Prius é prático e elegante. Os lugares para arrumação de objetos foram otimizados para favorecer a sua utilização, com destaque para o porta-luvas de 7,0 litros – em comparação com os 5,4 litros na anterior geração – e o revisto compartimento entre os bancos da frente abre agora pela parte traseira para permitir um fácil acesso tanto para o condutor como para o passageiro. O volume do porta-bagagens também aumentou, de 251 litros para 284 litros (VDA), graças à nova posição da bateria.

 

Prémio Red Dot Design 2023

Mesmo antes de a quinta geração do Prius chegar às estradas europeias, já era um vencedor, tendo recebido o prestigioso Red Dot Design Award pela reinterpretação elegante e moderna que a Toyota fez da icónica forma de cunha.

O design exclusivo, uma assinatura do Prius há mais de um quarto de século, foi levado a um novo nível mais distinto através de uma silhueta similar à de um coupé e um toque desportivo inesperado. No interior espaçoso, predominantemente negro, os materiais cuidadosamente selecionados proporcionam um ambiente elegante e harmonioso. O redesenhado painel de bordo contribui para o conforto e segurança com a sua configuração clara e organizada, onde os instrumentos de fácil leitura permitem uma utilização simples e ergonómica.

Com cerca de 20 000 participantes cada ano, o Red Dot Design Award é uma das maiores competições de design do mundo e há mais de 60 anos que homenageia o design inovador nas categorias 'Design de Produto', 'Design de Comunicação' e 'Design de Conceito'. O novo Prius recebeu o prémio máximo, ‘Best of the Best’ em 2023 na categoria ‘Design de Produto’ após uma avaliação de todas as candidaturas por um júri internacional composto por 43 elementos.

 

 

Plataforma

•       O conceito da segunda geração da TNGA proporciona melhorias no comportamento e na estabilidade.

•       Centro de gravidade mais baixo graças à nova posição da bateria.

•       Estrutura da carroçaria mais rígida aumenta segurança passiva.

 

O novo Prius foi concebido dentro do conceito da segunda geração da Toyota New Global Architecture (TNGA) e da nova plataforma GA-C, continuando a tendência definida pelo seu antecessor. A geração anterior do Prius tornou-se o primeiro veículo do mundo a ser construído com a filosofia TNGA. Nesta nova geração há benefícios em termos de capacidade de resposta de comportamento, capacidade da direção para envolver o condutor e qualidade de condução como resultado de seu menor peso e maior rigidez.

Vários componentes individuais foram otimizados para contribuir ainda mais para chegar aos objetivos definidos para o comportamento e o conforto. Um dos exemplos é a nova moldura do pilar traseiro pensada para aumentar a resistência à torção traseira em 30% em comparação com o modelo anterior. O aço de alta resistência estampado a frio, ao contrário do material de estampagem a quente aplicado no passado, permite uma redução de peso e uma elevada rigidez da carroçaria. Em estreia mundial na Toyota, foi adotado aço de 1470 Mpa, reduzindo o peso da carroçaria em 24 kg. Outra escolha estratégica de materiais teve impacto no tejadilho, que é agora quase 1,5 kg mais leve, e nas portas traseiras que pesam menos 500 g cada uma.

A passagem da bateria para debaixo do banco traseiro e o ajuste da posição do depósito de combustível para uma posição mais avançada e baixa, em comparação com a geração anterior, resulta num centro de gravidade mais baixo. Estas alterações, combinadas com a otimização das formas do fundo do veículo para melhorar a passagem do fluxo de ar, proporcionam uma sensação de condução mais estável e de ligação mais direta com a superfície da estrada.

O novo desenho da suspensão – tipo MacPherson na frente e de duplos triângulos sobrepostos com braço de guiamento na traseira – também contribui para melhorias no comportamento, além de superior conforto de rolamento e maior silêncio.

Uma vantagem adicional da maior rigidez da plataforma GA-C é sua capacidade de absorver e dispersar eficazmente as forças de impacto em caso de colisão. Foram aplicados materiais de ultraelevada rigidez, mas leves, em zonas-chave.

Em linha com os objetivos da Toyota de se aproximar de um futuro neutro em carbono, o novo Prius inclui algumas peças feitas de materiais reciclados, enquanto os para-choques e outras molduras são construídos com o facilmente reciclável Polímero Toyota Super Olefin.

 

Recursos

•   Eficiência de combustível otimizada através do sistema de Condução Eficiente Preditiva

•   Energia limpa através de carregamento solar da bateria.

•   Navegação e entretenimento melhorados, incluindo Apple CarPlay com e sem fio e conectividade Android Auto com fio.

 

O novo Toyota Prius dispõe de uma gama de recursos para tornar a condução mais fácil, mais eficiente e mais divertida do que nunca.

A economia de combustível é beneficiada pelo novo sistema de Condução Eficiente Preditiva, capaz de “aprender” através dos trajetos regulares e o estilo de condução e de otimizar automaticamente o funcionamento totalmente elétrico do Prius para minimizar o consumo. Além disso, os dados do sistema de navegação identificam locais onde ocorrem regularmente desacelerações repentinas, para que a travagem regenerativa seja aumentada automaticamente para maximizar a recuperação de energia. Na aproximação a autoestradas ou de subidas, que requerem potência adicional, o sistema seleciona de forma proativa o modo Híbrido para carregar a bateria para a iminente utilização exigente, melhorando ainda mais a eficiência, em termos práticos, do consumo de combustível. O sistema torna-se cada vez mais eficaz à medida que a quantidade de dados disponíveis aumenta com o número de quilómetros percorridos, permitindo uma utilização cada vez mais eficiente da energia elétrica.

Essa energia elétrica pode voltar a ser gerada de forma limpa pelas opcionais células solares no tejadilho do carro, capazes de carregam a bateria do novo Prius quando se encontra estacionado ao ar livre, sob os raios solares. A potência deste sistema aumentou de 179 para 185 W e as células são agora capazes de gerar energia para até 8,7 km (com base na luz do sol anual em Nagoya, no Japão) de condução elétrica, sem custos de eletricidade ou para a infraestrutura. A bateria pode, portanto, ser totalmente carregada se o carro permanecer estacionado por um pouco mais de uma semana.

As células solares passam a poder carregar a bateria principal diretamente, sem a necessidade de uma bateria solar adicional, como acontecia na geração anterior. Graças a células mais eficientes, a energia gerada pelo tejadilho de Carregamento Solar é 15% maior do que anteriormente, apesar desse tejadilho ser mais pequeno.

O novo Prius também está equipado com um sistema multimédia, incluindo acesso a um sistema de navegação, baseado na cloud, que usa informações de eventos no tráfego em tempo real, constantemente atualizadas para uma mais precisa e eficiente planificação da rota (nos países disponíveis). As informações da rota são descarregadas com antecedência para permitir que a navegação seja perfeita, mesmo quando o sistema não está conectado à “nuvem”.

Os utilizadores podem ter acesso aos serviços de navegação do smartphone via Apple CarPlay® (sem fio) ou usando uma ligação por fio e entrada USB via Android Auto®. A unidade multimédia também inclui um navegador de internet integrado para streaming de música e vídeo ou para deixar os ocupantes do Prius a par das mais recentes notícias.

A seleção de funções multimédia através de comandos de voz ficou mais fácil com o “agente de voz” integrado “Hey Toyota”. O qual será capaz de responder às solicitações feitas pela voz do condutor ou do passageiro do banco da frente para ajustar o controlo de temperatura, escolher opções de multimédia, fazer uma chamada telefónica ou abrir e fechar as janelas. O “Hey Toyota” foi projetado para entender discursos em conversação, pelo que – por exemplo – a frase “estou com fome” irá gerar recomendações de restaurantes na área onde o veículo se encontra ou de destino.

Além dos modos de condução pré-definidos Normal, Eco e Sport, comuns na maioria dos veículos Hybrid e Plug-in Hybrid, a experiência ao volante do no novo Prius pode ser personalizada através da opção Seleção de Modo de Condução, na consola central. Dependendo da preferência do condutor, pode ser guardada uma combinação personalizada de configurações da motorização, direção e ar condicionado para acesso instantâneo a qualquer momento.

 

Assistência ao condutor e Segurança

•   Toyota T-Mate da última geração, incluindo tecnologia Toyota Safety Sense atualizada.

•   Possibilidades de estacionamento mãos-livres e remotamente com o Advanced Park System.

•   A nova câmara do monitor do condutor assinala distração ou cansaço.

•   O Reconhecimento de Sinais de Trânsito Melhorado inclui alertas de excesso de velocidade.

 

O Prius está equipado com a última geração dos sistemas Toyota T-Mate e Toyota Safety Sense, que incluem novos recursos de assistência ao condutor e prevenção de acidentes, expandindo os recursos existentes para aumentar a segurança, conveniência e tranquilidade.

O Sistema Avançado de Estacionamento semiautónomo permite um estacionamento mais fácil e pode memorizar convenientemente locais usados regularmente para esse efeito, como em casa ou no local de trabalho. Usando as suas quatro câmaras do Monitor de Visão Panorâmica e os 12 sensores ultrassónicos, o Prius pode manobrar, sem usar as mãos, para dentro um espaço ficando o condutor apenas obrigado a verificar os arredores e engrenar uma mudança quando solicitado. Em determinadas condições é também possível a operação com controlo remoto, permitindo que o condutor saia do carro e inicie o estacionamento, usando um smartphone.

Outras funções do T-Mate aumentam o estado de alerta do condutor com recursos como o Monitor de Visão Panorâmica, que fornece uma visão geral da zona envolvente do veículo durante manobras a baixa velocidade; o Detetor de ângulos mortos e o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro com Travagem Automática, que avisa sobre a aproximação de outros veículos e de perigos ao ultrapassar ou em marcha-atrás.

Graças à nova câmara de monitoração do condutor, o seu estado é constantemente vigiado para detetar qualquer sinal de distração, cansaço excessivo ou emergência médica. Um alerta sonoro soará inicialmente para avisar o condutor e, quando o sistema de Assistência à Manutenção de Faixa for ativado, o Sistema de Paragem de Emergência pode imobilizar o veículo em segurança se o condutor não responder com a ação do volante, acelerando ou desacelerando dentro de um tempo pré-definido. A eficácia do sistema de pré-colisão foi igualmente melhorada através da análise do estado do condutor no momento em que for detetado um perigo potencial e ajustando a sua reação da forma mais adequada.

Uma função expandida de Assistência ao Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) contribui ainda mais para uma condução segura, reconhecendo os sinais na estrada e exibindo-os no painel de instrumentos. Em conformidade com os mais recentes regulamentos da União Europeia, o condutor é avisado, visualmente no visor e por um alerta sonoro, se exceder o limite de velocidade estipulado ou ignorar um sinal de 'sentido proibido'. A velocidade do Cruise Control Adaptativo (ACC) pode ser redefinida premindo um botão para responder a alguma mudança no limite de velocidade indicado pelo RSA, enquanto uma opção de limitador de velocidade pode ser selecionada adicionalmente para evitar a aceleração acima de uma velocidade definida pelo condutor.

O sistema de Cruise Control Adaptativo (ACC) foi atualizado e agora também possui uma quarta configuração para a distância de seguimento, quando até aqui apenas dispunha de três. A deteção de veículos foi melhorada e permite a identificação de mais de um veículo à frente, bem como aqueles que se encontram, em faixas adjacentes, ajudando o sistema a dar apoio em ultrapassagens em autoestradas, ajustando as velocidades de acordo com as condições do tráfego, especialmente na mudança de faixa. Também inclui uma nova função para evitar ultrapassagens inadvertidas.

O melhorado conjunto de sensores de câmara frontal passa a contar com o dobro da distância de deteção frontal e visões lateral e vertical mais amplas, permitindo detetar objetos mais cedo, bem como identificar uma gama mais ampla de perigos potenciais, incluindo motos e objetos na estrada. Ao atualizar o desempenho dos radares de ondas milimétricas na frente, o expandido raio de alcance da deteção consegue agora monitorizar objetos mais próximos da frente do veículo do que anteriormente. Os novos sensores melhoraram os recursos de deteção do sistema de pré-colisão, adicionando a capacidade de detetar uma motocicleta, além de peões e ciclistas.

O Alerta de Saída de Faixa com Assistência à Direção passa a dispor de um melhorado reconhecimento de faixa, incluindo deteção de objetos, como muros ou barreiras, para ajudar o sistema a definir uma faixa. O reconhecimento de faixa também foi melhorado para o sistema de Assistência ao Traçado da Faixa, que passa a ajudar a garantir mais espaço entre os veículos que estejam a ser ultrapassados em faixas adjacentes, compensando a trajetória do veículo através de pequenos ajustes na direção, mantendo o Prius dentro da sua faixa.

A Assistência Proativa de Condução é outro novo recurso do Toyota Safety System. Ajuda o condutor com travagem suave em curva ou travagem e/ou controlo da direção para manter uma distância segura para o veículo da frente, para um peão ou um ciclista, usando a câmara e o radar do veículo. O novo Prius está igualmente equipado de série com um airbag frontal central que ajuda a evitar o contato entre os ocupantes da frente durante uma colisão.

 

Enriquecendo a visão da Toyota em relação à neutralidade de carbono

•   O novo Prius Plug-in oferece mais eletrificação a uma gama mais ampla de clientes.

•   O sistema Híbrido Plug-in é parte fundamental da abordagem diversificada da Toyota.

•   Utilização pragmática de matérias-primas para baterias, aumentando a escolha do cliente no caminho para a neutralidade de carbono.

 

À medida que o ritmo da eletrificação acelera, a Toyota espera vender 5,5 milhões de veículos eletrificados por ano em todo o mundo até 2025, com uma gama de 70 modelos, incluindo 15 veículos de emissões zero (ZEV).

A Toyota é um fabricante de veículos de todos os segmentos de mercado, incluindo opções Híbrida, Híbrida Plug-in, FCEV e BEV, que podem dar acesso à mobilidade eletrificada a todos os clientes. Essa abordagem diversificada permite que os clientes da Toyota, em países e regiões de todo o mundo, reduzam sua pegada de carbono já hoje, independentemente do que possam ser a sua infraestrutura local, ambiente e necessidades diárias.

A Toyota prevê que 90% das suas vendas na Europa Ocidental sejam de veículos eletrificados até 2025, dos quais pelo menos 10% serão ZEV. Este número aumentará para 100% de eletrificação até ao final da década, com pelo menos 50% de ZEV, ou mais se a procura do mercado e a infraestrutura o permitirem. A meta da Toyota, até 2035, é de alcançar uma redução total de 100% nas emissões de CO2 de veículos novos (potencialmente mais cedo em alguns mercados individuais).

 

A eliminação das emissões de carbono é uma forte presença no compromisso da Toyota Motor Europe em alcançar a neutralidade de carbono completa na Europa até 2040.

Como passo importante para a neutralidade de carbono completa, todas as fábricas na Europa serão neutras em carbono até 2030. A estratégia passa por minimizar o consumo de energia sempre que possível, mudar para energia verde e implementar inovações kaizen para reduzir o CO2 ou eliminá-lo totalmente.

Até 2035, a Toyota pretende atingir 100% de redução de CO2 nas emissões “do depósito para a roda” e que, o mais tardar até 2040, as atividades fora do controlo direto da empresa, como abastecimento e logística a montante, sejam neutras em carbono.

No espírito dos seus pioneiros antecessores, o novo Prius é um elemento essencial da visão da Toyota para atingir zero emissões de carbono, oferecendo aos clientes mais opções para reduzir o seu impacto ambiental, de acordo com as suas necessidades e possibilidades locais.

A Toyota está empenhada em não deixar nenhum condutor para trás na jornada rumo à neutralidade de carbono. O híbrido já provou ser um trampolim prático na crescente tendência para a eletrificação, enfatizada por um recorde de 72% dos veículos eletrificados vendidos pela Toyota Motor Europe na Europa Ocidental nos primeiros cinco meses de 2023.

Com a maioria dos modelos Toyota agora a dispor de uma opção Híbrida, a maneira prática de aumentar agora o acesso à eletrificação para clientes sem acesso fácil à infraestrutura relevante é a tecnologia Híbrida Plug-in. O novo Prius, disponível exclusivamente como Híbrido Plug-in na Europa, atende a estas e outras necessidades, proporcionando suficiente autonomia elétrica condução para o dia-a-dia, em combinação com a conveniência Hybrid para viagens mais longas ou quando o carregamento não estiver disponível.

A infraestrutura para carregar veículos elétricos com bateria (BEV) ou veículos elétricos com pilha de combustível (FCEV) ainda está a evoluir globalmente, inclusivamente na Europa, e muitas áreas carecem de soluções práticas para os clientes que desejam avançar mais rapidamente para uma maior eletrificação. O novo Prius é uma solução pragmática que deixa a condução elétrica ao alcance de muitos e o uso eficiente de recursos significa que as baterias de seis Prius Plug-in usam a mesma quantidade de matéria-prima preciosa que apenas um BEV com bateria de 80 kWh.

 

O Novo Capítulo da História do Híbrido

O Prius percorreu um longo caminho, em todos os aspetos, desde o seu lançamento em 1997, e a quinta geração eleva esse legado a um novo nível, ao mesmo tempo que se baseia numa filosofia de tecnologia pioneira e no compromisso da Toyota para chegar a um futuro melhor.

O Prius original deu o pontapé de saída na eletrificação como primeiro veículo elétrico híbrido produzido em massa no mundo, lançado apropriadamente com o slogan “Just in time for the 21st Century” (“Mesmo a tempo do século 21) e inicialmente chamou a atenção pelo seu peculiar estilo em carroçaria sedã.

Olhando para lá das aparências, a nova tecnologia híbrida era o seu verdadeiro destaque. Um motor a gasolina VVT-i de 1.5 litros desenvolvido especificamente para esse projeto e um motor elétrico compacto e de elevado binário proporcionaram um desempenho de condução comparável ao de automóveis de tamanho seus contemporâneos, mas com o dobro da eficiência de combustível e metade das emissões de CO2.

Esses foram os números que ajudaram o Prius a tornar-se Carro do Ano no Japão em 1997-98 antes de ser ter tornado um automóvel global, com o início das exportações em 2000, criando rapidamente um vínculo estreito com consumidores preocupados com o meio ambiente, na Europa e nos Estados Unidos.

A totalmente nova segunda geração do Prius foi lançada em 2003 e trouxe consigo novos padrões aerodinâmicos, com um coeficiente de arrasto muito baixo, de 0,26, e o icónico formato em cunha, como resultado da mudança para o formato hatchback de cinco portas. Esta geração foi também premiada com o título de Carro do Ano na Europa, em 2005.

A tecnologia híbrida estava a evoluir rapidamente e o novo Toyota Hybrid System II no Prius da segunda geração alcançou 15% mais eficiência e 50% mais potência do motor elétrico, agora utilizado para melhorar o desempenho e a eficiência. A bateria melhorada, com peso reduzido, mas potência aumentada, permitia ao Prius II rodar com energia elétrica durante um máximo de 2 quilómetros.

Fiel à sua missão original como inspiração para uma nova forma de viver o automóvel, a segunda geração do Prius impulsionou as vendas de híbridos da Toyota além da marca de 1 milhão de unidades, causando um impacto significativo na redução de emissões em todo o mundo.

A liderança híbrida da Toyota foi ainda mais reforçada em 2009, com a terceira geração do Prius. Chegou com o rótulo de automóvel generalista tecnicamente mais avançado do mundo, aumentando a eficiência de combustível em mais 10% e reduzindo as emissões de CO2 em 14%, graças a um coeficiente de arrasto ainda mais baixo, a um motor de gasolina de 1.8 litros maior e a um motor elétrico redesenhado.

Os clientes passaram a poder desfrutar uma condução híbrida suave e descontraída também nos novos membros da família Prius, graças às baterias de iões de lítio mais potentes. O Prius Plug-in, lançado em 2012 como um dos primeiros Plug-in Hybrid na Europa, também podia ser carregado a partir de uma fonte de energia externa, permitindo que os condutores aproveitassem as vantagens do motor totalmente elétrico com a segurança e a confiabilidade do sistema de propulsão híbrido. Com os seus 25 quilómetros de autonomia elétrica e eficiência líder na sua classe, o primeiro Prius Plug-in Hybrid estabeleceu novas referências em termos de mobilidade.

O Prius continuou seu papel como pioneiro da Toyota, para a tecnologia híbrida e mais além, com a quarta geração lançada em 2015, ao mesmo tempo que se tornou o primeiro veículo a utilizar a Toyota New Global Architecture (TNGA).

A TNGA contribuiu para tornar o Prius, e muitos modelos subsequentes, mais divertidos de guiar, fruto do seu centro de gravidade baixo a proporcionar uma posição de condução mais envolvente e menos rolamento da carroçaria. O comportamento com resposta mais imediata também resultou do uso de aço de alta resistência, que tornou a carroceria do Prius de quarta geração 60% mais rígida do que a do seu antecessor.

Outro marco da engenharia foi alcançado nesta quarta geração do Prius. O seu novo motor apresentava uma eficiência térmica máxima, sem precedentes, de 40%, o valor mais alto alcançado por um motor a gasolina nos segmentos generalistas. Foi igualmente lançada uma nova versão Plug-in Hybrid, com uma autonomia elétrica de 50 quilómetros e emissões de CO2 por quilómetro de apenas 22 gramas, de acordo com o ciclo de homologação anterior (NEDC). Esses avanços técnicos foram essenciais para o estatuto inspirador do Prius para a liderança da Toyota em eletrificação, que agora é reforçada pela quinta geração, que na Europa estará disponível exclusivamente como Híbrido Plug-in.

Desde o lançamento do Prius em 1997, a Toyota vendeu mais de 23 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo, dos quais mais de 5 milhões Prius e Prius Plug-in Hybrid.