1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Rali Princesa de Astúrias

TOYOTA GAZOO RACING IBERIAN CUP 2023: Rally Princesa de Astúrias em terra e asfalto abre a segunda metade da temporada

  • Sergi Francolí, o campeão em título, lidera a competição com uma margem pontual inferior a dez pontos face a Bruno Bulacia e a Daniel Berdomás
  • Daniel Berdomás, atual segundo classificado, é o único piloto que já venceu por duas vezes esta época
  • Prova asturiana é a única de calendário com classificativas em pisos de terra e de asfalto, repartidas entre os dois dias

6 de setembro de 2023 – A elevada competitividade da TOYOTA GAZOO Racing Iberia Cup volta a ser colocada à prova este próximo fim de semana (8 e 9), com o regresso ao ativo, depois de uma pausa de quase dois meses, no Rally Princesa das Astúrias, a quinta das oito provas da temporada que contará com 14 inscritos, entre os quais figuram os grandes protagonistas desta temporada, com Sergi Francolí na liderança.

O piloto catalão da CSM Automoció, que começou o ano a vencer, no Rally Serras de Fafe, para logo aí assumir o primeiro lugar da tabela classificativa, tem revelado desde então uma grande regularidade, conseguindo chegar ao início da segunda metade da temporada com folga suficiente para manter o comando. O boliviano Bruno Bulacia (CSM Automoció) e o galego Daniel Berdomás (Grupo Breogán) encontram-se apenas a oito e nove pontos, respetivamente, de diferença do líder, nos segundo e terceiro lugares, num despique que promete manter a emoção ao rubro não apenas agora nas Astúrias como nas jornadas seguintes.

Sem dúvida que a TOYOTA GAZOO Racing Iberia Cup entra agora na fase das grandes decisões, até porque há ainda muito por decidir no seio dos atuais cinco primeiros classificados. Se entre os três primeiros a distância pontual é curta, um pouco mais abaixo, tanto o português Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), quarto classificado, como o madrileno Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), quinto, separados por apenas um ponto – e somente a 11 e 12 pontos de diferença do líder Francolí… – têm ainda legítimas aspirações a reduzir as suas atuais desvantagens nas etapas que se seguem na competição.

Já mais afastado (a 36 pontos do primeiro lugar), em termos de distância pontual, do “top 5”, o português Pedro Lago Vieira (Toyota Caetano Auto) não desiste de tentar melhorar o seu posicionamento (6º), até porque tem o compatriota Miguel Campos (Macedo & Macedo) a três pontos de diferença e o asturiano Javier Villa (Asturhíbrido) a quatro, sendo que desta vez este último, nove vezes campeão espanhol de Montanha, corre “na sua terra” e não desejará perder a oportunidade de beneficiar desse conhecimento para fazer um brilharete…

De assinalar, para além da participação de nomes bem conhecidos na TOYOTA GAZOO Racing Iberia Cup, como os franceses Emmanuel Gascou (Macedo & Macedo GTW Racing) e Pierre Lafay (CHL Sportauto) e os espanhóis Albert Llovera (PCR Sport Club Esportiu), Joan Sabater (CSM Automoció) e José Mulero (Labasa), a estreia nesta competição, e como convidado do veterano Antonio Sainz Cenamor, inscrito pela Escuderia Madrid Históricos. O piloto madrileno, habitual participante em ralis históricos, é nada menos que o irmão do consagrado Carlos Sainz, campeão no WRC e no Dakar, e tio de Carlos Sainz Jr., atual piloto da Ferrari na Fórmula 1.

Com duas etapas e sob uma previsão meteorológica que aponta para a queda de chuva, o Rali Princesa de Astúrias tem início na manhã da próxima sexta-feira (8 setembro) e prolonga-se até à noite (20h35 espanholas), com este primeiro dia dedicado às classificativas em piso de terra, oito no total (90,66 quilómetros). No sábado, apenas com pisos de asfalto, os pilotos terão pela frente uma jornada não menos fácil que a anterior (entre as 9h30 e as 20h00), com sete classificativas (89,54 quilómetros).