TOYOTA GAZOO Racing vence no Japão, com 3 GR Yaris Rally1 no Pódio

19 de novembro 2023 – A dupla Elfyn Evans/Scott Martin venceu o Rali do Japão com a Toyota a colocar três Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid no pódio e quatro carros no top 5. Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) foram segundos e a dupla bi-campeã Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen terminou em terceiro. A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) fecha assim, “com chave de ouro”, mais uma época de sucesso no Campeonato Mundial de Ralis da FIA. 

A vitória de Evans e do co-piloto Scott Martin é a terceira da época e a nona para o TGR-WRT dos 13 ralis deste ano. A Toyota já tinha selado o título de fabricantes na 11ª ronda do mundial no Chile, antes de Rovanperä e Jonne Halttunen garantirem o segundo título de pilotos e co-pilotos na penúltima prova, no Rally da Europa Central.

Esta foi a segunda visita do WRC às estradas de asfalto técnicas e exigentes nas montanhas das províncias de Aichi e Gifu, perto de Toyota City no Japão. A forte chuva aumentou significativamente o desafio do primeiro dia completo da prova na sexta-feira 17 de novembro, e foi logo nesse dia que Evans construiu as bases da sua vitória. Duas vitórias em especiais, sob o tempo mais chuvoso, na manhã de sexta-feira ajudaram-no a abrir uma vantagem de quase um minuto e 50 segundos sobre seus companheiros de equipa, enquanto rivais enfrentavam problemas. Sábado e domingo trouxeram condições ainda mais variáveis e escorregadias, mas Evans conseguiu conduzir o GR Yaris Rally1 Hybrid de forma hábil em ambos os dias para selar a vitória. Com este resultado, o britânico Evans e o seu co-piloto Martin tornaram-se também vice-campeões.

Sebastien Ogier esteve próximo do ritmo de Evans no início, mas perdeu terreno após contacto com uma barreira na tarde de sexta-feira, enquanto Rovanperä enfrentou algumas das condições mais difíceis por ser o primeiro na estrada. Divididos por menos de 20 segundos depois de sexta-feira, dadas as condições complicadas, Ogier e Rovanperä optaram por se concentrar em maximizar o resultado da equipa, em vez das suas próprias posições.

Ogier e o co-piloto Vincent Landais terminaram a 1m17,7s de Evans e conquistaram o quarto pódio de sua campanha parcial após três vitórias no início do ano. Rovanperä terminou 28,8s atrás com o oitavo pódio e 12ª vez entre os quatro primeiros, o que demonstra bem a regularidade do jovem finlandês na conquista do bicampeonato.

O piloto do programa de desafio TGR WRC, Takamoto Katsuta, impressionou novamente. As suas esperanças de um segundo pódio consecutivo no Rali do Japão foram goradas com um peão e contacto nas nas exigentes condições de sexta-feira. O jovem japonês perdeu mais de cinco minutos, mas reagiu e foi o piloto mais rápido durante o resto da prova, vencendo mais especiais do que qualquer outro piloto. Recuperando para o quinto lugar da geral no final, a apenas 20s do quarto lugar.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DO JAPÃO 2023 (Informação de domingo 10:00 www.WRC.com)
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h32m08.8s
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m17.7s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m46.5s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m50.3s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m10.3s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m28.3s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +7m33.7s
8 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +8m49.6s
9 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +19m25.9s
10 Hiroki Arai/Hiroki Tachikui (Peugeot 208 Rally4) +22m22.7s