1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing vence na Estónia, Rovanperä imbatível

TOYOTA GAZOO Racing vence na Estónia, Kalle Rovanperä imbatível ao volante do GR Yaris Rally1 Hybrid

23 de julho 2023 – A dupla Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen levou o Toyota GR Yaris Rally1 a mais um triunfo na Estónia. Numa das provas mais rápidas do mundial de ralis, o jovem piloto da TOYOTA GAZOO Racing “voou” para a vitória pelo terceiro ano consecutivo, dilatando a sua liderança no campeonato. O jovem finlandês venceu a Power Stage final conseguindo ser o mais rápido em 13 das 21 especiais cronometradas da prova. 

Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin continuam em segundo na classificação de pilotos, depois de conseguir o segundo melhor tempo na Power Stage e terminaram em quarto lugar geral, após uma emocionante luta pelo último lugar no pódio. Takamoto Katsuta terminou em sétimo da geral, conseguindo pontos importantes para a equipa.

Com esta vitória a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) já venceu 6 das 8 provas do campeonato. A equipa aumenta a liderança no campeonato de fabricantes para 57 pontos.

RESUMO DA PROVA:

Um dos ralis mais rápidos do Mundial de ralis, teve início na Estónia, na quinta-feira 20 de julho, com Elfyn Evans na liderança na primeira especial de abertura na cidade de Tartu, em igualdade de tempo com um concorrente, enquanto Rovanperä terminou a 0,1s, em terceiro. Katsuta terminou o primeiro dia em quinto, a 2,6s do melhor tempo.

Sexta-feira foi o primeiro dia completo de competição. Rovanperä, o campeão em título e atual líder do campeonato, teve que arrancar em primeiro lugar, “varrendo” a terra solta durante as três especiais cronometradas da manhã, mas produziu tempos consistentes para regressar ao serviço do meio-dia em segundo lugar da geral, a apenas 6,8 segundos da liderança. Rovanperä começou a tarde mostrando logo ao que vinha, estabelecendo um ritmo “alucinante” nas repetições das etapas de Peipsiääre e Mustvee, assumindo logo a liderança.

Elfyn Evans estava em segundo, atrás de Rovanperä na estrada e não muito atrás de seu companheiro de equipa na volta matinal, terminando em terceiro da geral. À tarde esteve numa luta forte para manter a posição, terminando o dia a 1,9s do seu rival na quarta posição. Takamoto Katsuta terminou o dia em sétimo da geral.

Sábado, foi o dia mais importante da prova. Rovanperä seria o mais rápido nas oito especiais de floresta, aumentando gradualmente a sua posição na frente que era de apenas três segundos ao início do dia. Na super especial muito técnica à noite, que encerrou o dia, Rovanperä foi, mais uma vez, o mais rápido, vencendo todas as especiais do dia. Aumentando assim a sua liderança no rali para 34,9 segundos.

Elfyn Evans continuou a travar uma batalha acesa pela terceira posição, diminuindo a diferença para 0,7s após as duas primeiras especiais da manhã, para voltar a 1,9s ao meio-dia. No final do dia, a diferença era de apenas 7,3s. Takamoto Katsuta manteve o sétimo lugar e a pressão sobre o adversário, terminando a 7s do sexto lugar.

No domingo, Rovanperä continuou imbatível, conseguiu uma sequência notável de 13 vitórias consecutivas em especiais cronometradas, desde a manhã de sábado até o final do rali, na Power Stage, na tarde de domingo - tornando-se o primeiro piloto a ter uma sequência de tempos mais rápidos numa ronda do WRC desde Sébastien Loeb na Alemanha, há 15 anos.

Evans conseguiu o segundo melhor tempo na Power Stage, mantendo o quarto lugar e amealhando pontos importantes para o campeonato de pilotos. Takamoto Katsuta e o co-piloto Aaron Johnston terminaram em sétimo da geral, a apenas 0,3 segundos de um lugar entre os seis primeiros

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA ESTÓNIA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)


1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 2h36m03.1s
2 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +52.7s
3 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +59.5s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m06.8s
5 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m21.1s
6 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m09.9s
7 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m10.2s
8 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +6m25.6s
9 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m54.1s
10 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2) +10m03.8s