MAIOR RIGIDEZ DA CARROÇARIA PROPORCIONA UMA RESPOSTA AINDA MELHOR DO CHASSIS E DA DIRECÇÃO
A carroçaria leve do GR Yaris foi tornada ainda mais rígida com um aumento de cerca de 13% nas soldaduras por pontos e a aplicação de aproximadamente mais 24% de adesivo estrutural. Como resultado, a resposta do carro em mudanças de direção bruscas, o feedback da direção e a sensação de aderência foram melhorados, construindo o que já era um chassis tenso e com uma dinâmica ainda mais envolvente.
A plataforma foi concebida especificamente para o automóvel, combinando a secção dianteira da estrutura GA-B do Yaris e traseira criada a partir da plataforma maior GA-C.
Os sistemas de suspensão leves mas rígidos foram mantidos - amortecedores MacPherson dianteiros e braços duplos traseiros com braços - mas foram efetuados ajustes em resposta ao feedback dos pilotos de competição. A adição de parafusos extra para fixar os amortecedores dianteiros à carroçaria suprime as alterações de alinhamento que podem ocorrer quando o casquilho superior se deforma durante a condução com cargas elevadas. As molas dianteiras e traseiras também foram ajustadas para um desempenho ótimo e um melhor controlo da condução.
NOVO COCKPIT INSPIRADO NA COMPETIÇÃO
Foram efetuadas alterações significativas no interior do GR Yaris para dar ao cockpit do condutor uma sensação autenticamente desportiva com um design que é fiel aos princípios de "o condutor em primeiro lugar", que definem o automóvel.
A equipa GR recebeu sugestões de melhoria de pilotos profissionais de pista e rali, para reposicionar os comandos e proporcionar ao condutor um acesso mais rápido e claro. Os pilotos de corrida e de rali também contribuíram diretamente para as alterações.
Os controlos que muitas vezes têm de ser utilizados na condução de competição, como o spray do intercooler, o VSC-OFF e as luzes de emergência, foram movidos para mais perto do condutor para que possam ser alcançados rápida e facilmente quando se utiliza um arnês de competição. No lado do passageiro, o tabuleiro no painel de instrumentos foi aumentado para que haja espaço para instalar aparelhos medidores adicionais ou um monitor para o copiloto.
O campo de visão do condutor a partir do volante foi melhorado através de várias alterações: Descida do bordo superior do painel de instrumentos em 50 mm, da alteração da posição do espelho retrovisor e da inclinação do painel de controlo em 15 graus para mais próximo do condutor.
A instrumentação inclui um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas com dois modos de disposição - normal e desportivo, sendo que este último apresenta dados centrados na performance desportiva. O design é isento de qualquer ornamentação supérflua, pelo que os gráficos são claros e a informação pode ser imediatamente visualizada e compreendida. No modelo com transmissão automática, a leitura inclui a temperatura do óleo da transmissão e um aviso visual, para além de um alarme sonoro que alerta o condutor quando as rotações do motor são demasiado elevadas para reduzir a uma mudança inferior.
Foram efetuadas alterações precisas para proporcionar ao condutor a melhor postura. O banco foi rebaixado em 25 mm e o volante ajustado em conformidade. O sentido das mudanças automáticas foi alterado para se adequar à condução de competição, de modo a que o condutor empurre a alavanca para a frente nas reduções e puxe para trás para aumentar uma mudança - um pormenor promovido pelo Master Driver e Chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda (também conhecido como "Morizo").
PORMENORES DO DESIGN EXTERIOR
Como seria de esperar de uma máquina tão pura, as alterações ao exterior do GR Yaris estão longe de ser simples ajustes cosméticos. Mais uma vez, o feedback dos condutores profissionais e experientes e a experiência adquirida no calor dos desportos motorizados foram essenciais para as renovações.
O essencial permanece o mesmo: o GR Yaris é um automóvel de três portas que é um modelo muito próprio: apenas os grupos de luzes traseiras, a antena e os espelhos retrovisores exteriores são herdados do hatchback de série. Todos os elementos foram revistos para obter o melhor apoio aerodinâmico e aderência.
Na frente do automóvel existe uma nova malha de aço para a grelha inferior, otimizada para obter o melhor equilíbrio entre espessura, resistência e redução de peso. A grelha lateral tem uma abertura maior e o para-choques inferior tem uma nova construção dividida que torna mais fácil e menos dispendiosa a sua reparação ou substituição.
Na traseira, uma abertura na extremidade inferior da grelha inferior permite a saída de ar por baixo do piso, reduzindo a resistência, melhorando a manobrabilidade e a estabilidade do automóvel e dispersando o calor do sistema de escape.
As luzes de nevoeiro e de marcha-atrás foram relocalizadas, passando do para-choques inferior para serem integradas no conjunto dos farolins traseiros, reduzindo o risco de danos. Da mesma forma, a luz de travagem de montagem elevada foi deslocada do spoiler traseiro para a parte inferior da porta traseira, de modo a que todas as luzes traseiras estejam alinhadas e numa linha de visão clara para os condutores que seguem. A deslocação da luz de travagem também facilita a mudança ou a personalização do spoiler.