Espera-se que a sexta edição do Rali Dakar na Arábia Saudita ofereça um dos percursos mais desafiantes até à data. Os concorrentes vão iniciar a sua viagem em Bisha, uma cidade no quadrante sudoeste do país, antes de navegarem por um percurso meticulosamente concebido que tira partido da diversidade e exigência dos terrenos da região. O rali abre com uma etapa prólogo a 3 de janeiro, permitindo aos concorrentes estabelecer a sua ordem de partida antes de se lançarem no evento principal.
O percurso apresenta vários pontos altos, incluindo a extenuante Etapa Chrono de 48 horas, que irá testar a resistência no início da corrida, e a etapa maratona, em que as equipas têm de confiar apenas nas suas próprias capacidades e recursos para sobreviverem à noite sem assistência externa. As icónicas dunas de “Empty Quarter” regressam como peça central da segunda semana do rali, apresentando aos participantes imponentes dunas de areia e uma navegação desafiante que irá separar os concorrentes.
No total, a prova inclui 12 etapas, com distâncias que vão desde o curto mas exigente último dia de 134 quilómetros até à exigente Etapa 6 de 606 quilómetros. O dia de descanso, a 10 de janeiro, em Hail, oferecerá uma breve pausa, mas a intensidade recomeça imediatamente a seguir, com os concorrentes a enfrentarem as mais longas especiais cronometradas e as desafiantes dunas na segunda semana. O rali termina em Shubaytah, a 17 de janeiro, onde um pódio comemorativo aguarda os vencedores.
A TOYOTA GAZOO Racing terá seis equipas no Rali Dakar 2025, uma mistura de experiência e talento jovem. Lucas Moraes (#203), em parceria com Armand Monleon, e Seth Quintero (#204), em parceria com Dennis Zenz, representam o contingente da TOYOTA GAZOO Racing (Europa). Entretanto, a equipa TOYOTA GAZOO Racing da África do Sul inclui Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz (#206), Henk Lategan e Brett Cummings (#211), Guy Botterill e Dennis Murphy (#205) e Saood Variawa com François Cazalet (#218). Juntas, as seis equipas formam um dos alinhamentos mais equilibrados e competitivos do rali.