TOYOTA GAZOO RACING IBERIAN CUP 2023: Rally Vidreiro em asfalto é a próxima prova e a antepenúltima do calendário do Troféu

  • Sergi Francolí, o campeão em título, reforçou a liderança na competição para uma margem de 15 pontos, depois da vitória no Rally Princesa de Astúrias
  • Segundo lugar de Bruno Bulacia permitiu-lhe destacar-se na segunda posição do troféu, agora com oito pontos de vantagem sobre Daniel Berdomás
  • Prova do Clube Automóvel da Marinha Grande encerra campeonato português e é disputada em oito classificativas de asfalto, entre os dias 13 e 14 de outubro

11 de outubro de 2023 – A elevada competitividade da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup volta a ser colocada à prova este fim de semana (13 e 14 de outubro), com o regresso à estrada após uma pausa de pouco mais de um mês, no Rally Vidreiro, a sexta das oito provas da época. Conta com 11 inscritos, entre os quais figuram os principais protagonistas desta temporada, com destaque para Sergi Francolí, agora mais líder do “pelotão”.

O piloto catalão da CSM Automoció, que começou o ano a vencer, no Rally Serras de Fafe, lidera a competição desde o início, liderança que reforçou de 8 para 15 pontos após o triunfo na última prova, o Rali Princesa das Astúrias, disputado a 9 e 10 de setembro último. Foi a segunda vitória de Francolí na época, cuja liderança é também sustentada pela regularidade demonstrada ao longo do que levamos de calendário.

 

O boliviano Bruno Bulacia (CSM Automoció), por seu turno, destacou-se na segunda posição à geral após a prova asturiana, alargando a vantagem sobre o galego Daniel Berdomás (Grupo Breogán) de um para oito pontos. Bulacia foi segundo na última ronda e Berdomás não conseguiu ali melhor do que o quarto posto. O piloto galego era, até às Astúrias, o único com duas vitórias na competição.

Na quarta posição da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, que está agora na fase das grandes decisões, segue o português Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), a 17 pontos do terceiro classificado e com uma vantagem de apenas um ponto sobre o madrileno Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), atual quinto. Uma luta cerrada pelo quarto posto, que permite ainda assim que quer um quer outro piloto tenham ainda algumas aspirações à conquista do troféu, mesmo se estão já, respetivamente, a 40 e 41 pontos do líder.

 

Já mais distante da liderança - a 53 pontos, mais precisamente -, surge o asturiano Javier Villa (Asturhíbrido), na sexta posição, ele que tem nove títulos de campeão de Espanha de Montanha e aproveitou o facto de ter corrido “em casa” na última ronda para subir dois lugares na tabela pontual. Relegou assim os portugueses Pedro Lago Vieira (Toyota Caetano Auto) e Miguel Campos para sétimo e oitavo da tabela classificativa geral, respetivamente.

José Mulero (Labasa), Joan Sabater (CSM Automoció) e o piloto inscrito pela Escuderia Madrid Históricos, Antonio Sainz Cenamor, irmão do consagrado Carlos Sainz, campeão no WRC e no Dakar, e tio de Carlos Sainz Jr., atual piloto da Ferrari na Fórmula 1, encerram o lote de pilotos inscritos na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup nesta prova.

O Rally Vidreiro é composto por duas etapas inteiramente disputadas em troços de asfalto e tem início na tarde de sexta-feira, 13 de outubro, com a PE1, às 16h35 (hora portuguesa), e a Super Especial (PE2), às 20h00. A 2.ª Etapa corre-se no sábado, ao longo de mais seis classificativas, num total, nos dois dias, de 150 km cronometrados. A meteorologia prevê chuva para sexta-feira e céu muito nublado para sábado.

 

 

LISTA DE INSCRITOS – Rally Vidreiro

#

PILOTO

COPILOTO

EQUIPA

42

Sergi Francoli

Javier Moreno

CSM Automoció

47

Bruno Bulacia

Axel Coronado

CSM Automoció

48

Daniel Berdomás

Brais Mirón

Breogan Motor

49

Ricardo Costa

Rui Vilaça

Macedo & Macedo GTW Racing

50

Alberto Monarri

Sergio Fernandez

IPPON Motor Vallés

51

Javier Villa

Enrique Velasco Alonso

Asturhíbrido

52

Pedro Lago Vieira

Ricardo Faria

Toyota Caetano Auto

53

Miguel Campos

Carla Salvat

 

54

José Mulero

Carlos Fernandez

Automovil Club de Lorca

56

Joan Sabater

Gerard Taberner

CHL Sportauto

58

António Sainz

Carlos Riesgo Fernandez

 

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2023

 

PILOTO

EQUIPA

PONTOS

Sergi Francolí

CSM Automoció

101

Bruno Bulacia

CSM Automoció

86

Daniel Berdomás

Grupo Breogán

78

Ricardo Costa

Macedo & Macedo GTW Racing

61

Alberto Monarri

IPPON Motor Vallés

60

Javier Villa

Asturhíbrido

48

Pedro Lago Vieira

Toyota Caetano Auto

46

Miguel Campos

Macedo & Macedo

33

Pierre Lafay

CHL Sportauto

29

10º

José Mulero

Labasa

29

11º

Jean-Michel Raoux

WINTech Competição

24

12º

Emmanuel Gascou

Macedo & Macedo GTW Racing

23

13º

Albert Llovera

Grupo La Grajera

22

14º

Joan Sabater

CSM Automoció

20

15º

Isaac Vera

KOBE Motor

15

16º

Antonio Sainz

KOBE Motor

6

17º

Jonathan Rieu

WINTech Competição

0

 

CALENDARIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023

PROVA

DATA

PISO

Rally Serras de Fafe

11-12 março

Terra

Rally da Auga Comarca de Ordes

24-25 março

Terra

Rali Terras Aboboreira

29-30 abril

Terra

Rally de Lisboa

16-18 junho

Asfalto

Rally Princesa de Asturias SCER

8-9 setembro

Asfalto-Terra

Rally Vidreiro

13-14 outubro

Asfalto

Rally La Nucía SCER

3-4 novembro

Asfalto

Rally Pozoblanco SCER

19-20 novembro

Terra