- O piloto asturiano e o seu copiloto Enrique Velasco (Asturhíbrido) conquistam a sua primera vitória na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
- Villa (45 pontos) é o novo líder da competição disputada com os GR Yaris RZ Cup, seguido por Bruno Bulacia (41 pontos) e Josep Bassas (23 pontos).
- Miguel Campos e Pedro Lago completaram o pódio na segunda prova pontuável na TGR Iberian Cup.
8 de abril de 2024 – O Rallye Internacional Sierra Morena, integrado no Super- Campeonato de Espanha de Ralis (S-CER), foi a segunda prova da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. Com 11 inscritos, o troféu monomarca organizado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI era o certame de promoção com maior número de participantes entre os presentes em Córdoba.
O rali, que teve início na sexta-feira, juntando milhares de aficionados na protocolar partida simbólica no centro da cidade, deixava antever um desafio aliciante para as equipas, já que teriam pela frente 196 quilómetros cronometrados.
A dupla Javi Villa e Enrique Velasco (Asturhíbrido) começou por obter o melhor tempo no primeiro troço de sábado, ainda que apenas por um segundo de diferença em relação a Carlos Rodríguez (Grupo Breogán) e dois face a Josep Bassas (IPPON Motor Vallés). Após esta primeira especial, o piloto catalão aumentava o ritmo para marcar dois “scratch” consecutivos e ascender à liderança.
A dureza do rali fez-se sentir logo na primeira etapa, já que se registaram diversas desistências: Bruno Bulacia (CSM Automoció) e Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), por avaria mecânica, enquanto Carlos Rodríguez (Grupo Breogán), Javier Moltó (Kobe Motor) e Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) acabavam fora de estrada. No entanto, o piloto português conseguira registar antes desse abandono um “scratch” na quarta classificativa e somar um ponto adicional, atribuído ao vencedor de cada prova especial de classificação.
No final do primeiro dia, Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) e Javi Villa (Asturhíbrido) distanciavam-se dos restantes pilotos dos GR Yaris RZ, com Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing) numa sólida terceira posição. José Lamela (Grupo Breogán) era quarto classificado, Manuel Martins o quinto e José Mulero (Labasa) o sexto.