TOYOTA GAZOO Racing e Ogier vencem novamente no México
Esta terceira ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, marcou o regresso às especiais de montanha acima de León. A última prova foi em 2020, logo este ano foi a primeira da era dos híbridos Rally1. O GR Yaris Rally1 Hybrid teve um desempenho consistente ao alcançar a vitória com o Francês – Ogier, com Elfyn Evans em terceiro e Kalle Rovanperä em quarto da geral.
Tendo liderado desde a primeira especial da manhã de sábado, Ogier e o co-piloto Vincent Landais foram aumentando a sua margem na frente para arrancar na derradeira manhã de domingo com uma vantagem de 35,8 segundos, uma vantagem que lhes permitiu gerir as 4 especiais da manhã e alcançar a vitória. Desta feita, Ogier mostrou mais uma vez a sua mestria ao selar a vitória com o tempo mais rápido na Power Stage final do rali, garantindo a pontuação máxima que o coloca na liderança do campeonato com três pontos de vantagem - embora tenha disputado apenas dois dos três ralis esta época.
Está a ser uma época memorável para Ogier uma vez que começou a época a estabelecer um novo recorde para o número de vitórias no Rali de Monte-Carlo, com o seu nono triunfo em janeiro. Este que é o primeiro ano com o novo co-piloto - Landais, que se estreou agora no México.
A equipa esteve muito perto de conseguir a dobradinha, com Evans a perder o segundo lugar por apenas 0,4 segundos na etapa final para Thierry Neuville (Hyundai). Evans e o co-piloto Scott Martin começaram bem o último dia, vencendo os seus rivais com o tempo mais rápido na segunda especial de domingo (SS21) para solidificar o segundo lugar. No entanto, sofreram danos na suspensão, que repararam em estrada, o que lhes permitiu continuar, mas acabaram por terminar no terceiro degrau do pódio.
O jovem Rovanperä e o seu co-piloto – Halttunen, conquistaram mais pontos para a defesa do campeonato ao terminar na quarta posição, tendo terminado na sexta-feira já a um minuto da liderança. Rovanperä forçou o andamento na Power Stage final em busca de mais pontos. Numa das curvas alargou a trajetória e danificou a asa traseira de seu carro, mesmo assim, conseguiu estabelecer o quarto tempo mais rápido e está agora está em terceiro na classificação, a quatro pontos de Ogier.
Takamoto Katsuta e o co-piloto Aaron Johnston realizaram o primeiro rali no México no quarto GR Yaris Rally1 Hybrid do programa de desafio TGR WRC. Tiveram uma saída de estrada aparatosa na sexta-feira, mas voltaram à prova no sábado.
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h16m09.4s
2 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +27.5s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +27.9s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m55.3s
5 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m58.8s
6 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +12m31.5s
7 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m04.4s
8 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +13m37.7s
9 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +15m19.6s
10 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia Rally2 evo) +15m56.6s