A última equipa do alinhamento é Guy Botterill e o copiloto Brett Cummings. Cummings é um rosto familiar na equipa, uma vez que normalmente é co-piloto de Henk Lategan, que não pode competir devido a uma lesão no ombro na sequência de um forte acidente na África do Sul no início do ano. Guy vai enfrentar o seu primeiro Rali Dakar e espera que a experiência de Brett no evento o ajude. Guy tem um registo impressionante nos ralis sul-africanos e passou para a disciplina de rally-raid a tempo inteiro em 2023. Terminou como segundo classificado no SARRC deste ano, ficando muito próximo de título.
Nova GR DKR Hilux EVO T1U
A nova Hilux é 100mm mais larga do que a antecessora e incorpora vários melhoramentos. A suspensão foi objeto de uma atenção especial e a unidade de ar condicionado foi deslocada para uma maior eficiência. Para além disso, o carro foi equipado com um novo sistema de arrefecimento, permitindo uma maior redundância.
O foco da Toyota na qualidade, durabilidade e fiabilidade foi um fator chave no desenvolvimento da nova Pick-up. Como tal, o carro tem estado em constante desenvolvimento ao longo do ano e as equipas da TGR completaram quase 30.000 km de corridas e testes na época de 2023 do W2RC e SARRC.
Foram realizados testes adicionais no Deserto do Kalahari e foi acrescentada uma quilometragem considerável de testes também em deserto, na Namíbia, como parte dos preparativos finais para o Rali Dakar, e a época de W2RC do próximo ano.
Biocombustível desenvolvido recentemente
Ao mesmo tempo, a equipa também tem vindo a integrar os seus planos para um futuro mais sustentável, tendo em vista o projeto Dakar Future. Como parte do seu compromisso para com este projeto, a Equipa TGR Dakar estabeleceu uma parceria com a Repsol, para atingir os objetivos exigidos muito antes da data limite de 2026.
A Repsol fornece combustíveis à TGR com 70% de conteúdo renovável, utilizando biocombustíveis avançados com uma redução da pegada de carbono de pelo menos 70%, em comparação com a gasolina convencional. Estes combustíveis renováveis foram concebidos e produzidos no Laboratório Tecnológico da Repsol em Madrid a partir de resíduos renováveis, como o óleo alimentar usado. Foram produzidos em instalações certificadas pelo esquema de sustentabilidade da UE ISCC, e as matérias-primas e os processos de produção cumprem os requisitos de sustentabilidade da Diretiva Europeia sobre Energias Renováveis. A TGR tem sido um parceiro de investigação e desenvolvimento da Repsol nos últimos 18 meses; primeiro testando em bancada e depois testando extensivamente no terreno o Repsol Renewable Fuel 70R+ em vários locais, com os testes finais pré-Dakar concluídos recentemente na Namíbia. A mistura utilizada pela equipa foi formulada exclusivamente para a TGR, de acordo com os regulamentos da FIA.
O Dakar 2024 tem início marcado para 5 de janeiro, com um curto prólogo perto da cidade de Alula, no norte do país. Seis etapas difíceis estão previstas após o prólogo, incluindo uma inovadora etapa "48 horas Chrono", que é essencialmente uma etapa maratona alargada. Seguir-se-á o tradicional dia de descanso, que terá novamente lugar na capital saudita de Riade (13 de janeiro de 2024). Mais seis etapas levarão o rali de volta à parte norte do país, antes de o evento terminar na cidade costeira de Yanbu, a 19 de janeiro.
Números das Hilux:
206 - Lucas Moraes / Armand Monleon
209 - Giniel de Villiers / Dennis Murphy
216 - Seth Quintero / Dennis Zenz
226 - Saood Variawa / Francois Cazalet
243 - Guy Botterill / Brett Cummings
ESPECIFICAÇÕES: GR DKR HILUX EVO T1U (2024)
Gestão do Motor: Motec
Transmissão: Sadev 6 velocidades sequenciais
Differenciais: todos “Limited Slip” (Frente, central, Traseiro)
Embraiagem: Cerâmica duplo prato, 215 mm
Estrutura: Tubular
Distância Entre-Eixos: 3,140 mm
Largura das vias: 2,025 mm
Comprimento: 4,810 mm
Largura: 2,300 mm
Altura: 1,890 mm
Peso: 2,010 kg, Regulamentação mínima da FIA (seco)
Carroçaria: Toyota Hilux Pick-Up Cabina Dupla em compósito
Suspensão Frontal: Duplo Wishbone, 350 mm Travel
Suspensão Traseira: Duplo Wishbone, 350 mm Travel
Jantes: Evo Course, 17 polegadas
Pneus: BF Goodrich, 37 polegadas
Tanque de combustível: Célula de segurança FT3, 540 litros
PRINCIPAIS RESULTADOS EM 2023
Campeonatos Mundiais
|
Rali Dakar
|
-TGR: Vitória (Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel)
-TLC: décima vitória consecutive na categoria de um carro de produção ( Ronald Basso / Jean-Michel Polato)
-HINO TEAM SUGAWARA: 10º da geral na categoria de camiões
(Teruhito Sugawara / Hirokazu Somemiya / Yuji Mochizuki)
|
FIA World Rally Raid Championship
(W2RC)
|
TGR: Vitória (Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel)
TLC and HINO Team Sugawara participaram apenas no rali Dakar.
|
Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens: https://toyotagazooracing.com/media/