Skip to Main Content (Press Enter)

TOYOTA ANUNCIA NOVO VEÍCULO ELÉTRICO A BATERIA QUE SERÁ PRODUZIDO NA EUROPA

  • A Toyota Motor Europe vai iniciar a produção de um novo veículo elétrico a bateria na sua fábrica em Kolin, na República Checa

  • A Toyota Motor Manufacturing Czech (TMMCZ) vai expandir a fábrica para construir uma nova unidade de montagem de baterias

  • O significativo investimento em veículos 100% elétricos dá um novo impulso à região, após a produção dos modelos híbridos Aygo X e Yaris

 

Praga, República Checa – 3 de setembro de 2025 – Numa cerimónia realizada hoje no Gabinete do Governo da República Checa, Petr Fiala, primeiro-ministro checo, Lukáš Vlček, ministro da Indústria e Comércio, e Yoshihiro Nakata, presidente da Toyota Motor Europe (TME), anunciaram a produção de um novo veículo elétrico a bateria (BEV) na Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ). O novo BEV, o primeiro a ser produzido numa das fábricas europeias da Toyota(1), é um marco significativo tanto para a Toyota como para a República Checa. 

 

Este anúncio representa um investimento significativo, uma vez que a fábrica da TMMCZ em Kolin será ampliada de 152 mil para 173 mil metros quadrados para acomodar a produção do novo veículo e da sua bateria, bem como novos espaços de pintura e soldadura. O financiamento para a construção da nova atividade de fabrico de veículos elétricos a bateria será assegurado por um novo investimento da Toyota em aproximadamente 680 milhões de euros, incluindo um investimento do Governo checo de até 64 milhões de euros numa instalação dedicada à montagem de baterias. Para a Toyota, esta decisão sinaliza uma nova implementação da sua estratégia multi-tecnologia, concebida para atingir o seu objetivo de operações neutras em carbono na Europa até 2040. 

 

Comentando o evento hoje ao início da manhã:

“Estou muito contente pela República Checa ter conseguido garantir um investidor estrangeiro tão importante como a Toyota, apesar de outros países também estarem interessados neste investimento na produção de carros elétricos. O investimento não só irá expandir a produção atual em Kolín, como também representa um passo importante no sentido de um nível tecnológico mais elevado e da manutenção da produção automóvel no nosso país. A indústria automóvel representa cerca de 10% do nosso PIB e, se quisermos mantê-la, temos de a modernizar sistematicamente. São exatamente projetos como este que são cruciais para o futuro da indústria automóvel checa – eles aumentam a sua competitividade e apoiam a inovação, ao mesmo tempo que criam novos empregos qualificados. Neste caso, serão criadas 245 novas oportunidades de emprego na região. Os investimentos estrangeiros são o resultado do nosso esforço a longo prazo e trabalharemos para garantir que a República Checa continue a ser um país forte, capaz de ter sucesso na concorrência europeia e mundial.”

Referiu: Petr Fiala, primeiro-ministro da República Checa

 

“Este grande sucesso é o resultado de uma série de negociações na Europa e no Japão, nas quais a minha equipa e eu tivemos o privilégio de trabalhar. Gostaria de agradecer sinceramente aos nossos parceiros pela cooperação construtiva ao longo de todo o processo. Mais uma vez, verifica-se que, graças a um ambiente empresarial estável e previsível, a uma infraestrutura sólida e a uma força de trabalho qualificada, a República Checa é um parceiro natural para os líderes tecnológicos globais. O investimento da Toyota é crucial para o futuro da indústria automóvel da República Checa, bem como para a transição da nossa economia para um maior valor acrescentado, tal como definido na nossa estratégia económica. Este investimento torna-nos também uma parte importante da transição para a mobilidade limpa. O governo apoiou o investimento com 64 milhões de euros, com os benefícios estimados para o Estado a atingirem 250 milhões de euros.”

Referiu: Lukáš Vlček, Ministro da Indústria e Comércio, República Checa

 

“Esta nova produção de veículos elétricos a bateria é prova da dedicação dos nossos colaboradores e da visão partilhada com o Governo checo de promover a mobilidade sustentável e a inovação. Apreciamos plenamente este investimento, o apoio histórico e o reconhecimento da República Checa, e a nossa contribuição para a sociedade checa continuará como uma empresa ‘Best in Town’. Este projeto de tecnologia avançada reforçará a nossa presença no mercado europeu e contribuirá, juntamente com as nossas outras soluções, para uma mobilidade mais eficiente.”

Referiu: Yoshihiro Nakata, Presidente e CEO, Toyota Motor Europe

 

Atualmente, a Toyota produz o Aygo X(2) e o Yaris Hybrid na TMMCZ, com uma capacidade de aproximadamente 220 mil veículos por ano. A introdução da produção de veículos elétricos a bateria (BEV) aumenta o potencial da capacidade da fábrica para a produção multi-tecnológica e levará a um aumento do emprego direto, com benefícios semelhantes para a cadeia de abastecimento, uma vez que a maioria do volume de peças será fornecida na República Checa. 

 

A TMMCZ tem uma história rica na República Checa, com uma presença industrial que remonta a mais de duas décadas e a produção de mais de 4,5 milhões de veículos ao longo desse período. A Toyota começou a produzir o Aygo em 2002, quando a fábrica era uma joint-venture. A Toyota adquiriu a propriedade total em 2021 e continuou a expandir as suas atividades, de modo que a TMMCZ é um dos maiores empregadores da região da Boémia Central, com uma força de trabalho de cerca de 3200 membros e 65% das suas peças fornecidas na República Checa. A TMMCZ é também a localização do primeiro mega centro logístico europeu da Toyota, criado em 2024 para fornecer veículos aos concessionários Toyota e Lexus na Alemanha, Áustria, Polónia, Eslováquia, Hungria e República Checa, em seis mercados da Europa Central. 

 

Investimentos históricos da Toyota na TMMCZ:

2002-2005: Início da nova fábrica e produção 1069 milhões de euros,

2020-2024: Ampliação da capacidade da fábrica para a produção TNGA do Yaris e Aygo X, outros investimentos 251 milhões de euros.

Total 2002-2024: 1320 milhões de euros.