A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal voltou a destacar-se no panorama nacional do desporto motorizado, com uma excelente estreia para o Toyota GR Yaris Rally2 em troços de asfalto. Alexandre Camacho e Carlos Magalhães conseguiram o segundo lugar no Rali Vinho da Madeira e foram a melhor dupla portuguesa da prova.
3 de agosto 2024 - A Pérola do Atlântico recebeu a 65.ª edição do Rali Vinho Madeira. 666,63 km percorridos, 189,70 deles contra o cronómetro, para encontrar a dupla e o carro mais rápido pelas belíssimas e exigentes estradas madeirenses. Numa lista com 85 inscritos, repleta de grandes nomes e excelentes máquinas, estava a dupla Alexandre Camacho / Carlos Magalhães, que tripulavam pela primeira vez o Toyota GR Yaris Rally2, em estreia nacional, no que diz respeito a provas de asfalto.
O desafio era grande. Camacho tentava a sétima vitória nesta prova, ao volante de um novíssimo carro, e também com um novo navegador ao seu lado. No entanto, o apoio da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal e da PLAY foi total e o piloto madeirense iniciou a prova, sabendo que tinha nas mãos um carro bem preparado e com potencial para lutar pela vitória.
Alexandre Camacho começou o Rali Vinho Madeira numa toada cautelosa, arriscando pouco na Super Especial da Cidade do Funchal. Num troço onde nada se ganha e tudo se pode perder, Camacho optou por um ritmo menos intenso, guardado o melhor para os restantes dias do rali.
O segundo dia de prova (sexta-feira) começou com Camacho a recuperar algum tempo, sendo presença constante no top 5 das especiais da manhã. Apenas a passagem por Palheiro Ferreiro 1 (PEC 3) não correu tão bem como desejaria, perdendo um pouco mais de tempo, que foi recuperado logo a seguir, no último troço da manhã. O Toyota GR Yaris Rally2 n.º 3 terminou essa secção na quarta posição da classificação geral, a 12,6 segundos da liderança.
A secção da tarde começou bem, com Camacho a recuperar terreno para os homens da frente, beneficiando inclusive da desclassificação de um adversário que seguia na liderança. Terminou as três PEC´s da tarde sempre no top 3 e fechou o segundo dia de prova a 15,2 segundos da liderança do rali, sabendo que no dia seguinte entraria na parte do rali onde, habitualmente, é mais forte. Esperava-se um Camacho ao ataque no último dia de competição, uma oportunidade para ver do que o GR Yaris Rally2 era capaz. Nota para as evoluções constantes que foram sendo feitas na afinação do carro em busca de uma afinação que permitisse um andamento ainda melhor.