1. Objetivo do presente aviso
Este Aviso de Partilha de Dados explica como a Toyota Motor Europe NV/SA ("TME") partilha dados de produtos e serviços relacionados, de acordo com a Lei Europeia de Dados. O regulamento tem como objetivo garantir um acesso justo e a utilização de dados gerados por produtos e serviços conectados.
2. Definições-chave
Estas definições têm por objetivo facilitar a leitura do texto. Os significados oficiais do Regulamento (UE) 2023/2854 continuam a aplicar-se.
Produtos conectados: Artigos com acesso à Internet que produzem dados durante a utilização, como uma viatura Toyota ou um carregador de viaturas elétricas doméstico.
Serviços relacionados: Funcionalidades associadas a estes produtos, como o controlo remoto através da aplicação MyToyota.
Utilizador: O proprietário ou utilizador de um Produto ou Serviço Conectado.
Titular dos dados: A entidade (por exemplo, a TME ou os seus fornecedores) que armazena e gere os dados.
Destinatário dos dados: Terceiros (por exemplo, serviços de reparação) que recebem dados a pedido do Utilizador.
Metadados: Informações adicionais (como carimbos de data/hora ou unidades de medida) que explicam os dados.
3. Que dados podem ser partilhados
O utilizador ou um terceiro por si autorizado pode solicitar o acesso às seguintes categorias de dados:
Dados da viatura
- Dados da viagem: Informações da linha CAN1, incluindo horas de início/fim da viagem, distância e comportamento de condução. Os resumos do DCM2 abrangem o GPS, a velocidade, a duração e eventos como travagens bruscas, excesso de velocidade ou alertas de geo-localização durante as viagens.
Diagnóstico da viatura e dados de monitorização: Inclui códigos de diagnóstico de anomalias (DTC), dados congelados (RPM do motor, velocidade, temperatura em caso de avaria), monitorização do estado e das emissões e ativação de luzes de aviso (por exemplo, verificação do motor, ABS).
Notificações de eventos: Alertas para eventos como a deteção de acidentes ou roubos, enviados através do sistema eConnect.
Dados sobre colisões e acidentes: Inclui a hora, a localização, a gravidade, a direção, os dados sem tratamento do sensor ou da linha CAN de eventos de colisão e registos pormenorizados, tais como carimbos de data/hora, forças de impacto e abertura de airbags.
Dados do Home Charger
Dispositivo e estado operacional: Dados recolhidos para monitorizar o estado do carregador, o firmware e a segurança.
Sessões de carregamento e dados de energia: Informações utilizadas para registar os eventos de carregamento e controlar a utilização de energia.
Acesso e autorização do utilizador: Dados recolhidos para tratar a identificação do utilizador e as permissões de acesso.
Perfis de carregamento e configuração: Dados associados à definição, programação e gestão dos parâmetros de carregamento.
Dados de serviço relacionados
- Utilização de serviços como o histórico de navegação e o controlo remoto.
Metadados
- Carimbos de data/hora, unidades de medida e outros dados contextuais.
Note-se que um catálogo de dados mais detalhado dos dados gerados pelo seu produto conectado pode ser encontrado na plataforma de partilha de dados da Toyota (Portal EDA).
[1] CAN: Sistema de comunicação “Controller Area Network” para a transferência de informações entre as unidades de controlo eletrónico (ECU) da sua viatura.
[2] DCM: Módulo de comunicação de dados que proporciona conetividade ao seu veículo.