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Aplicações das células de combustível Toyota

Os módulos de célula de combustível da Toyota estão a alimentar diversas aplicações de zero emissões.
As soluções de células de combustível da Toyota são apropriadas para aplicações de alta carga e longo alcance, como autocarros, camiões, barcos e comboios. Também foram demonstradas com sucesso para geradores estacionários.
  • Acelerando a adoção da tecnologia de células de combustível

    O sistema de células de combustível da Toyota tem a flexibilidade de ser usado em diversas aplicações de hidrogénio. Os nossos módulos compactos de célula de combustível já estão a ser usados numa variedade de aplicações em veículos de grande porte. Exemplos disso incluem o autocarro Toyota Sora no Japão e os autocarros da Salvador Caetano em Portugal. Também pode ser adotada em camiões e está a ser testada em comboios, barcos e empilhadoras. Além do transporte, os nossos módulos estão a ser integrados em geradores para fornecer energia para fábricas, grandes eventos ou emergências. Concentramo-nos em aplicações onde as células de combustível de hidrogénio têm uma clara vantagem.

Aplicações marítimas de zero emissões

A Toyota foi pioneira em células de combustível para aplicações marítimas, apoiando o Energy Observer, a primeira embarcação de hidrogénio a navegar ao redor do mundo. Este projeto marcou a nossa expansão para uma nova área de negócios, onde trabalhamos com parceiros especializados da indústria naval. Juntamente com a EODev, a Toyota desenvolveu uma solução de hidrogénio especificamente para aplicações marítimas. O extensor de alcance de hidrogénio EODev (REXH2®) oferece zero CO2 e zero emissões de partículas finas e oferece mobilidade marítima sem ruído. Também foi instalado em Hynova Yachts, que se encontram em fase de testes.

Autocarros com célula de combustível

Desde 2019, a Toyota Motor Europe (TME) integra a nossa tecnologia de células de combustível no autocarro urbano a hidrogénio H2.City Gold, fabricado pela CaetanoBus. Mais recentemente, na sequência de uma aliança estratégica com a CaetanoBus em dezembro de 2020, a Toyota anunciou uma parceria para o fabrico dos H2.City Gold e do autocarro urbano elétrico a bateria, o e.City Gold. O autocarro a hidrogénio tem autonomia de 400 km e pode ser reabastecido em menos de nove minutos. Este veículo demonstra as tecnologias complementares e as capacidades de engenharia de ambas as empresas. O veículo incorpora os logótipos da Caetano e da Toyota.

  • Soluções ferroviárias neutras em carbono

    Dentro do projeto da União Europeia FCH2RAIL, um consórcio Horizon 2020 que inclui a TME, os parceiros estão a desenvolver e a testar um novo protótipo de comboio de zero emissões. No centro do projeto está um sistema de acionamento híbrido e bimodal. Combina o fornecimento de energia elétrica da catenária com um pacote de energia híbrido de célula de combustível (composto por baterias e módulos de célula de combustível de hidrogénio da Toyota) que funciona independentemente da catenária. Foi decidido usar a configuração plana dos nossos módulos de célula de combustível para permitir que sejam integrados de forma eficiente no tejadilho do comboio de demonstração.

Geradores estacionários sem emissões

Em conjunto com a EODev, da qual a Toyota se tornou acionista direta em 2021, desenvolvemos um gerador estacionário de hidrogénio, o GEH2®. Incorpora o módulo de célula de combustível da Toyota que fornece energia contínua de alta densidade e sem emissões. Durante um evento, o gerador alimentou a Energy Observer na base da Torre Eiffel, enquanto à noite iluminou a Torre Eiffel. Esta foi uma montra para demonstrar as possibilidades de alimentar eventos, com energia limpa. Além de seu significado simbólico, esta iniciativa mostra que as soluções de zero emissões de hidrogénio já estão totalmente operacionais nos dias de hoje.