A história do

FOUR

GT-FOUR

Um nome que é sinónimo de desempenho no mundo real e um ícone do rally nas décadas de 1980 e 1990 – uma disciplina que requer potência, precisão e confiança. Agora, 20 anos depois de o Celica GT-FOUR ter saído de um palco pela última vez, o legado continua. Desta vez, como GR-FOUR, um sistema de tração às 4 rodas (4WD) de ponta no novo GR Yaris.

Sucesso em todas as superfícies


Concebido para fazer as delícias dos entusiastas nas suas estradas favoritas e para proporcionar vitórias ao mais alto nível do automobilismo, o lendário GT-FOUR foi – e ainda é – o Celica definitivo. Descubra apenas alguns dos destaques da sua ilustre vida.

Celica ST165 GT-FOUR road car


1986 – 1989

Engine
2.0-litre DOHC Turbo (3S-GTE)
Power
185PS
Torque
249Nm
Weight
1,480 kg

Baseado no liftback Celica de quarta geração, o ST165 GT-FOUR apresentava um sistema de tração às quatro rodas a tempo integral e, na altura, o motor de 2,0 litros mais potente do Japão. Facilmente distinguido pelos para-choques dianteiros de maiores dimensões e autocolantes proeminentes, o GT-FOUR seria a base perfeita para a Toyota Team Europe (TTE) tentar arrecadar o título do WRC.

Celica ST165 GT-FOUR rally car


1988 – 1991

Estreia no WRC
1988 Tour De Corse
Primeira vitória no WRC
1989 Rally Australia
Vitórias no WRC
13
Campeonatos WRC
1990 WRC Drivers’ Championship

Além de ter sido o primeiro carro de rally de competição de tração às 4 rodas, o ST165 Celica GT-FOUR foi também o primeiro Toyota capaz de competir ao mais alto nível do Campeonato Mundial de Rally (WRC). Após um ano de estreia consistente em 1988 e conquistando a sua primeira vitória no WRC em 1989, Carlos Sainz venceu o Campeonato de pilotos do WRC de 1990 ao volante de um ST165 GT-FOUR.

Celica ST185 GT-FOUR road car


1989 – 1993

Engine
2.0-litre DOHC Turbo (3S-GTE)
Power
225PS
Torque
304 Nm
Weight
1,390 – 1,520 kg

O ST185 GT-FOUR tem como base os elementos fundamentais do liftback Celica de quinta geração. Conhecido como o GT-FOUR RC no Japão e o Carlos Sainz Limited Edition em toda a Europa, destaca-se graças a uma ventilação no capô intencional, para-choques leves e uma chapa numerada. Para homologação, o ST185 GT-FOUR foi produzido apenas em 5000 unidades de elevada procura.

Celica ST185 GT-FOUR road car


1992 – 1994

WRC Debut
1992 Monte Carlo Rally
First WRC Victory
1992 Safari Rally
WRC victories
16
WRC Championships
’92, ’93, ’94 Drivers’ Championship and ’93, ’94 Manufacturers’ Championship

Até hoje, o ST185 Celica GT-FOUR será relembrado como o carro de rally de maior sucesso da Toyota. Nos três anos em que competiu, conquistou 16 vitórias no WRC, três títulos de pilotos no WRC e dois campeonatos de fabricantes no WRC. Imediatamente reconhecível pela sua famosa pintura branca, verde e vermelha da Castrol, o ST185 GT-FOUR garantiu a Carlos Sainz, Juha Kankkunen e Didier Auriol títulos no WRC com estilo.

Celica ST205 GT-FOUR road car


1994 – 1999

Engine
2.0-litre DOHC Turbo (3S-GTE)
Power
255 PS
Torque
304 Nm
Weight
1,390 – 1,440 kg

Baseado no distintivo liftback de sexta geração de «farol fixo», o Celica ST205 foi o GT-FOUR mais potente até hoje. Com uma produção limitada de apenas 2500 unidades, o modelo de homologação possuía um capô de alumínio que o tornava mais leve, travões de quatro pistões aperfeiçoados e 30 cv adicionais do seu turbo e intercooler melhorados. A motivação? Outro título no WRC.

Celica ST205 GT-FOUR rally car


1994 – 1997

WRC Debut
1994 Rally GB
First WRC Victory
1995 Tour De Corse
WRC victories
1
WRC Championships
0

No papel, o ST205 GT-FOUR tinha todos os ingredientes para ser bem sucedido: ADN de vencedor de campeonatos, aerodinâmica superior e um sistema anti-lag exclusivo. Infelizmente, à exceção da vitória de Auriol na Córsega e de pontos altos como uma extraordinária chegada two-three-four na Nova Zelândia, nunca se concretizou o seu potencial e, em 1998, a equipa virou as suas atenções para o novo Corolla.

Saber mais sobre TOYOTA GAZOO Racing

Configurações de Cookies

Os cookies são usados para lhe fornecer uma melhor experiência no nosso site, para fornecer serviços e ferramentas de terceiros, para nos ajudar a compreender e melhorar o funcionamento do site e para publicidade. Recomendamos que mantenha todos os cookies, mas se não concordar, pode alterar facilmente clicando na opção de configurações de cookies abaixo. Os detalhes completos estão disponíveis na nossa política de cookies.