Localizar um Concessionário Marcar um Test-drive Configure o seu Toyota O Meu Toyota

O Verdadeiro Teste Para o Homem e Para a Máquina

Toyota no Rali Dakar 2015

Estar perdido e sozinho no deserto seria para a maioria das pessoas um verdadeiro pesadelo.
Mas, para o piloto Thierry Sabine, um entusiasta do todo-o-terreno em mota, o tempo em que esteve sozinho no rali Abidjan-Nice, em 1977, foi um momento de inspiração...

A 28 de dezembro do ano seguinte, Thierry Sabine tornou realidade a sua visão que perdura há 30 anos. O que começou como um desafio divertido com outros pilotos amadores para atravessar o Saara deserto, é hoje o rali mais exigente do mundo, o Rali Dakar.

/
O Dakar original

Na verdade, até 2009, a prova era conhecida como Rali Paris-Dakar e como o próprio nome sugere, iniciava-se na cidade de Paris, em França, e terminava em Dakar passando pelo exigente deserto do Sahara.

/

A organização da corrida enfrentou vários desafios, particularmente na definição do trajeto pelos países africanos, devido a problemas políticos. Por impossibilidade de garantir a segurança da prova em 2009 foi forçada a mudar de continente passando a realizar-se na América do Sul.

Para a edição de 2015, os concorrentes vão ser confrontados com uma jornada épica através da Argentina, Bolívia e Chile – cumprindo mais de 8.000 km de desertos e montanhas, onde não haverá descanso para os concorrentes.

/
Toyota pronta para o desafio

Desde o início em 1979, a Toyota tem sido um participante de destaque e de enorme sucesso no rali. No primeiro ano em que se realizou o rali, ainda em formato amador, apenas 74 participantes concluíram o curso, dos quais 13 foram viaturas Toyota.

Construído para sobreviver ao Dakar

Competindo em ambas as categorias de quatro rodas motrizes - Produção, para veículos de série apenas com elementos de segurança exigidos para competição; Super Produção, para veículos desenvolvidos de raiz com o propósito da competição – a Toyota é muito popular entre os concorrentes, com os modelos Land Cruiser e Hilux a serem selecionados pela sua robustez, fácil manutenção e sobretudo pela reconhecida fiabilidade.

O maior número de veículos Toyota em prova surgiu em 1991, dos 129 veículos inscritos 34 eram Toyota. O ano 2002 foi outro momento alto, quando um a cada dois veículos que terminaram a prova era Toyota, um testemunho da sua lendária resistência.

/

Na verdade, a Toyota pode comemorar oito vitórias consecutivas na divisão de produção, provando que as muitas horas de testes e o programa de desenvolvimento dos veículos comercializados permitem terminar o rali mais duro do mundo.

/
/

No dia 4 de Janeiro, 50 nacionalidades vão reunir-se para competir no rali 2015, onde a Toyota vai estar representada em ambas as categorias. As Hilux preparadas pela Toyota Imperial South Africa’s e o apoio da equipa belga Toyota Overdrive têm como objetivo melhorar o resultado obtido na edição anterior, o quarto e sétimo lugar da classificação geral.

Desejamos a todas as equipas Toyota e pilotos a melhor sorte.
Acompanhe aqui todos os momentos da prova Toyota no Rali Dakar 2015.

/
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.