50 anos a inovar a mobilidade

Aniversário da Fábrica Toyota Ovar.

A primeira fábrica Toyota na Europa foi inaugurada em 1971, em Ovar. Esta unidade fabril nasceu para dar resposta ao mercado nacional, em expansão nos anos 70. Aqui foram produzidos diversos modelos Toyota, destacando-se os carismáticos Corolla, Hiace e Dyna, assim como o mini-autocarro Toyota Optimo. Hoje, a Fábrica de Ovar apenas produz o Land Cruiser Serie 70 para exportação.

Produção Nacional Toyota
Descubra um pouco mais sobre esta fábrica nos seguintes vídeos:

Distinguida em 1999 com a certificação no âmbito do Sistema de Gestão de Qualidade (ISO 9001), em 2004 com a certificação no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e, em 2020, com a certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (ISSO 45001), esta fábrica continua a ser uma referência no universo das fábricas Toyota, em todo o mundo.

Algumas curiosidades sobre a Fábrica de Ovar
Modelos produzidos
Mercado de exportação
Capacidade de Produção
Número de Colaboradores
Unidades Produzidas
Área de fábrica
Algumas datas importantes nestes 50 anos de história
1971

Início de produção da Fábrica de Ovar a 24 de Março - primeiras unidades produzidas na Europa. Campanha com slogan "A Toyota veio para ficar".

1991

Fabricação mista Dyna/Hilux.

1978

Abertura da fábrica 2. Saída da linha de montagem de Ovar da unidade Toyota n.º 70.000, oferecida à Cruz Vermelha Portuguesa.

1993

Produção acumulada em Ovar de 200.000 unidades.

1982

Produziu 100.000 unidades respondendo às exigências do mercado.

2002

Início de exportação da Dyna.

1986

Início da exportação, a partir de Ovar, do Land Cruiser, do mini-autocarro Mini Coaster e de sistemas de escape com marca Toyota para o mercado de reposição.

2015

Início da produção do Land Cruiser série 70 exclusivamente para exportação, para o mercado da África do Sul.

De Ovar para o mundo
Fábrica de Ovar
Descubra um pouco mais sobre esta fábrica nos seguintes vídeos:

50 anos depois, esta fábrica continua a ser o ponto de partida de muitas viagens e, atualmente, continua a ser produzido o Toyota Land Cruiser, sendo exportado para a África do Sul. Olhamos para trás com muito orgulho, mas seguimos sempre em direção ao futuro da mobilidade.

Ver todos os modelos

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumentou a sua quota de mercado para 6,7% no primeiros 9 meses de 2021 , o valor mais elevado de sempre. A Toyota em Portugal aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para a penúltima prova do Campeonato Mundial de Ralis 2021 da FIA - o Rali de Espanha nos dias 15 e 17 de Outubro – o Rali de asfalto, disputado a sul de Barcelona, será uma oportunidade para alcançar o título de fabricante e de pilotos. TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para entrar em 2022, numa nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Na próxima época, aos comandos dos três Yaris hybrid Rally1 oficiais, a Toyota vai contar com um conjunto de pilotos com experiência comprovada. Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Produção na Europa começou em 1971 na fábrica de Ovar em Portugal. Hoje, a Toyota conta com nove fábricas europeias que produzem aproximadamente 800 mil automóveis por ano. Volume de produção europeia já ultrapassou os 13 milhões de veículos.