COROLLA

História dos carros Desportivos da Toyota (parte 5)

O automóvel mais conhecido da Toyota e o mais vendido em todo o mundo pode por muitos ser conhecido como um modelo familiar, mas ao longo dos anos foram produzidas algumas versões do Corolla que foram dos mais acarinhados desportivos Toyota.

O lado desportivo do Corolla

O mais icónico Corolla é sem dúvida o AE86 de meados dos anos 80. Com seguidores espalhados pelo Mundo, o AE86 apelidado assim de forma carinhosa pelos seus seguidores, fazendo referência ao código do modelo usado pela Toyota, apresentava como característica principal uma tração traseira dos coupés desportivos em vez da tradicional tração dianteira.

/
/
 
/

Equipado com um motor longitudinal montado na dianteira com dupla árvore de cames o motor 1.6 litros, capaz de produzir 124 cv envia a potência para o eixo traseiro e possui um equilíbrio e dinâmica únicas. Rapidamente se tornou a escolha de muitos pilotos de rali que conseguiam encontrar nele rapidez, tração traseira e fiabilidade.

O sucesso do AE86 advém ainda por ser o primeiro carro a popularizar a “arte” desportiva de drifting com várias aparências nas salas de cinemas. O sucesso no mundo do drifting começou com a lenda Japonesa Keiichi Tsuchiya, devido ao excelente equilíbrio e controlo do carro, permanecendo um carro de referência neste desporto.

O AE86 mais famoso é o branco e preto que apareceu no filme “initial D “ em 1995, que retratava a vida de Takumi Fujiwara, uma motorista que realizava entregas de tofu durante o dia e à noite era o rei do drift em estradas de montanha, ao volante do Corolla AE86.

GTI

Nos finais dos anos 80, aparece outro desportivo Corolla, o Corolla GTI. Neste momento o tradicional familiar recebia motores poderosos, suspensões desportivas e kits estéticos agressivos.

/
/
 
/
/

Equipado com um motor de 1587cc, com dupla árvore de cames e injeção monoponto capaz de produzir 130 cv, oferece uma poderosa resposta ao acelerador. Aliada a esta soberana motorização, encontramos um peso de apenas 1075 kg, capaz de uma velocidade máxima de 200 km/h e menos de 9 segundos dos 0-100 km/h.

Para oferecer uma melhor experiência aos condutores, a suspensão foi melhorada e os travões tradicionais, foram substituídos por uns ventilados. A nível estético este modelo era acompanhado por kits desportivos, tanto no exterior como a nível interior. A nível exterior eram visíveis os para-choques da frente desportivos, um spoiler e saias laterais com as insígnias GTI. No interior o volante era de três raios e os bancos tipicamente desportivos.

Todas estas características diferenciavam o Corolla GTI, que não deixa ninguém indiferente.

Saiba mais.

Toyota Hilux em destaque no Porto Extreme XL Lagares Toyota Hilux em destaque no Porto Extreme XL Lagares A Toyota Hilux dos campeões em título, João Ramos e Victor Jesus, vai estar em exposição no Porto Extreme XL Lagares entre os dias 10 e 12 de maio. Toyota Yaris ECOBizz é o comercial a gasolina da marca Toyota Yaris ECOBizz é o comercial a gasolina da marca Toyota propõe solução acessível e disruptiva no mercado de veículos comerciais ligeiros - o Yaris ECOBizz – é um comercial com 2 lugares e motorização a Gasolina. TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA (WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada designada Super Season 2018-2019. Toyota no ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico Toyota no ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico A Toyota vai marcar presença no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico que irá realizar-se no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 3, 4 e 5 de maio.

MR2

História dos carros desportivos da Toyota (parte 6)

Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK