CELICA

História dos carros desportivos da Toyota (parte 3)
Toyota Celica Toyota Celica Toyota Celica

Com um nome que em Espanhol significa “Celestial” ou “divinal” foi, desde o primeiro momento, considerado uma estrela. Desenhado para transmitir a sensação de liberdade combinada com um toque interior desportivo, mas acessível.

Celica Celestial

Sem esquecer o conforto e a facilidade de condução, o Celica conseguiu ainda satisfazer as necessidades dos entusiastas da condução desportiva. Para isso contava com uma suspensão à frente independente e de quatro apoios na traseira fazendo as delicias dos condutores mais exigentes.

Em 1985, a quarta geração Celica, ficou marcada por dois momentos. Em primeiro a alteração de tração traseira para dianteira e o lançamento do modelo GT-Four de 1986 com um sistema de tração integral permanente, aliado a um poderosíssimo motor 2 litros com dupla árvore de cames à cabeça e 185cv, tornando-se o motor mais poderoso do Japão e uma combinação explosiva para o competitivo Mundial de Ralis.

/
/
 
/
/

O sucesso no WRC não tardou. Em 1990 Carlos Sainz tornou-se campeão do mundo de pilotos e levou a equipa Toyota à conquista do 2º lugar no mundial de construtores. Para comemorar o sucesso atingido é lançado em 1992 uma versão homologada designada GT-Four RC (Rally Competition). Nos anos seguintes continuou a conquistar os títulos de piloto e de fabricantes com Juha Kankkunem em 1993 e Didier Auriol em 1994.

Após 35 anos de enormes sucessos, em 1999, a sétima geração do Célica chega ao seu Fim.

Na história ficam as inúmeras vitórias nas competições, mais de 4 milhões de vendas e o prazer de condução, sentido por todos os proprietários destas “Estrelas” da estrada.

Saiba mais sobre...

Toyota lidera na venda de veículos eletrificados em Portugal Toyota lidera na venda de veículos eletrificados em Portugal Com uma gama alargada de modelos híbridos, a Toyota mantem-se como a marca líder na venda de veículos eletrificados em 2020. Num ano desafiante devido à pandemia, 67% das vendas da Toyota foram híbridos. Toyota com estreia mundial online do novo hípercarro de Le Mans Toyota com estreia mundial online do novo hípercarro de Le Mans Convite exclusivo para imprensa da revelação global do novo topo de gama da Toyota Gazoo Racing, em “livestream” Sexta-feira, 15 de janeiro às 8 horas de Portugal continental Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah arranca para o Dakar 2021 em primeiro lugar Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah arranca para o Dakar 2021 em primeiro lugar Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, aos comandos da Toyota Hilux, partiram para a 43ª edição do rali Dakar em 1º. A dupla da TOYOTA GAZOO Racing foi a mais rápida no Prólogo de 11 km no dia 2 de janeiro em Jeddah na Arábia Saudita e dia 3 de janeiro arrancou para o início do Dakar 2021 na frente. Toyota apresenta e-Palette com sistema de gestão de operações de mobilidade autónoma Toyota apresenta e-Palette com sistema de gestão de operações de mobilidade autónoma Toyota e-Palette é o primeiro veículo da Toyota desenvolvido especificamente para aplicações de mobilidade autónoma como um serviço ("Autono-MaaS”). Utilização prática planeada para Woven City no Japão, tendo como alvo o uso comercial em várias regiões nos primeiros anos da década de 20.
SUPRA
História dos carros desportivos da Toyota (parte 4)