CELICA

História dos carros desportivos da Toyota (parte 3)
Toyota Celica Toyota Celica Toyota Celica

Com um nome que em Espanhol significa “Celestial” ou “divinal” foi, desde o primeiro momento, considerado uma estrela. Desenhado para transmitir a sensação de liberdade combinada com um toque interior desportivo, mas acessível.

Celica Celestial

Sem esquecer o conforto e a facilidade de condução, o Celica conseguiu ainda satisfazer as necessidades dos entusiastas da condução desportiva. Para isso contava com uma suspensão à frente independente e de quatro apoios na traseira fazendo as delicias dos condutores mais exigentes.

Em 1985, a quarta geração Celica, ficou marcada por dois momentos. Em primeiro a alteração de tração traseira para dianteira e o lançamento do modelo GT-Four de 1986 com um sistema de tração integral permanente, aliado a um poderosíssimo motor 2 litros com dupla árvore de cames à cabeça e 185cv, tornando-se o motor mais poderoso do Japão e uma combinação explosiva para o competitivo Mundial de Ralis.

/
/
 
/
/

O sucesso no WRC não tardou. Em 1990 Carlos Sainz tornou-se campeão do mundo de pilotos e levou a equipa Toyota à conquista do 2º lugar no mundial de construtores. Para comemorar o sucesso atingido é lançado em 1992 uma versão homologada designada GT-Four RC (Rally Competition). Nos anos seguintes continuou a conquistar os títulos de piloto e de fabricantes com Juha Kankkunem em 1993 e Didier Auriol em 1994.

Após 35 anos de enormes sucessos, em 1999, a sétima geração do Célica chega ao seu Fim.

Na história ficam as inúmeras vitórias nas competições, mais de 4 milhões de vendas e o prazer de condução, sentido por todos os proprietários destas “Estrelas” da estrada.

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans A TOYOTA GAZOO Racing procura a 3ª vitória consecutiva dos seus híbridos nas 24 Horas de Le Mans, naquela que é a última aparição do TS050 HYBRID no Circuito de la Sarthe. A 88ª edição da corrida irá arrancar no dia 19 de setembro 2020 às 14:30. Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Sébastien Ogier em Toyota Yaris WRC, alcançou o 3º lugar no Rali da Estónia e mantem a liderança no campeonato de pilotos. Elfyn Evans terminou em 4º e Kalle Rovanperä, terminou a prova em 5º. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing mantem também a liderança no campeonato de fabricantes Toyota arranca com produção do GR Yaris Toyota arranca com produção do GR Yaris A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias A TOYOTA GAZOO Racing vai retomar o Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020 com o reinicio marcado para o Rali da Estónia de 4 a 6 de setembro.
SUPRA
História dos carros desportivos da Toyota (parte 4)
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.