CELICA

História dos carros desportivos da Toyota (parte 3)

Com um nome que em Espanhol significa “Celestial” ou “divinal” foi, desde o primeiro momento, considerado uma estrela. Desenhado para transmitir a sensação de liberdade combinada com um toque interior desportivo, mas acessível.

Celica Celestial

Sem esquecer o conforto e a facilidade de condução, o Celica conseguiu ainda satisfazer as necessidades dos entusiastas da condução desportiva. Para isso contava com uma suspensão à frente independente e de quatro apoios na traseira fazendo as delicias dos condutores mais exigentes.

Em 1985, a quarta geração Celica, ficou marcada por dois momentos. Em primeiro a alteração de tração traseira para dianteira e o lançamento do modelo GT-Four de 1986 com um sistema de tração integral permanente, aliado a um poderosíssimo motor 2 litros com dupla árvore de cames à cabeça e 185cv, tornando-se o motor mais poderoso do Japão e uma combinação explosiva para o competitivo Mundial de Ralis.

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O sucesso no WRC não tardou. Em 1990 Carlos Sainz tornou-se campeão do mundo de pilotos e levou a equipa Toyota à conquista do 2º lugar no mundial de construtores. Para comemorar o sucesso atingido é lançado em 1992 uma versão homologada designada GT-Four RC (Rally Competition). Nos anos seguintes continuou a conquistar os títulos de piloto e de fabricantes com Juha Kankkunem em 1993 e Didier Auriol em 1994.

Após 35 anos de enormes sucessos, em 1999, a sétima geração do Célica chega ao seu Fim.

Na história ficam as inúmeras vitórias nas competições, mais de 4 milhões de vendas e o prazer de condução, sentido por todos os proprietários destas “Estrelas” da estrada.

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