2000GT

História dos desportivos Toyota (parte 2)
Toyota 2000GT Toyota 2000GT Toyota 2000GT

Famoso por aparecer ao lado de Sean Connery em 1967 no filme James Bond “You only live twice”, o Toyota 2000 GT chegou e desafiou os melhores carros Europeus, mostrando o melhor que a Toyota tinha para oferecer.

O primeiro supercarro Japonês

Após o grande prémio do Japão em 1964, a Toyota sentiu a necessidade de criar um Gran Turismo e em colaboração com a Yamaha Motor Co. e sobre a liderança de Shoichi Saito a Toyota deu início ao projeto. A mensagem era fácil, “não vamos produzir apenas um 2000GT, vamos criar o melhor carro do mundo”.

Em 1965 e após um ano do início do projeto, a visão de Saito torna-se realidade com a apresentação do protótipo “280 A1” no salão Automóvel de Tóquio.

/
/
 
/
/

Com um design arrebatador, marcado por linhas curvas e uma zona frontal inconfundível, tornam este Toyota facilmente reconhecível mesmo meio século mais tarde. Debaixo do enorme capot, um motor notável: 6 cilindros em linha 2.0L que debita 150cv alcançando uma velocidade máxima de 220km/h e que deixou a sua marca na história do desporto automóvel. Para além de vários distinções pela velocidade este desportivo da Toyota celebrizou-se em corridas nos Estadis Unidos e Japão, em particular na corrida de 24-horas Fuji de 1967.

Um dos detalhes de design arrebatador são os faróis escamoteáveis que, quando não estão em uso, ficam nivelados com o carro para apresentar uma melhor aerodinâmica. O GT foi desenhado para o condutor. O habitáculo é de dimensões reduzidas mas orientado para o condutor e para este sentir o prazer da condução. Propositadamente situado na retaguarda, proporciona uma posição elegante e um excelente equilíbrio. Depois de 3 anos e 337 carros produzidos, o último 2000GT saiu de produção em 1970.

Se observarmos com detalhe os coupés mais recentes como o Toyota Supra e o GT86, facilmente percebemos a forte influência do 2000GT na história dos desportivos Toyota.

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans A TOYOTA GAZOO Racing procura a 3ª vitória consecutiva dos seus híbridos nas 24 Horas de Le Mans, naquela que é a última aparição do TS050 HYBRID no Circuito de la Sarthe. A 88ª edição da corrida irá arrancar no dia 19 de setembro 2020 às 14:30. Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Sébastien Ogier em Toyota Yaris WRC, alcançou o 3º lugar no Rali da Estónia e mantem a liderança no campeonato de pilotos. Elfyn Evans terminou em 4º e Kalle Rovanperä, terminou a prova em 5º. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing mantem também a liderança no campeonato de fabricantes Toyota arranca com produção do GR Yaris Toyota arranca com produção do GR Yaris A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias A TOYOTA GAZOO Racing vai retomar o Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020 com o reinicio marcado para o Rali da Estónia de 4 a 6 de setembro.
CELICA
História dos carros desportivos da Toyota (parte 3)
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.