Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021

atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado
  • Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021
  • A marca Toyota subiu para a 2ª posição na venda de ligeiros de passageiros na Europa.
  • Vendas sustentadas pela elevada procura por modelos Toyota e Lexus com várias tecnologias de eletrificação.
  • A TME atingiu os objetivos de CO2 da frota na União Europeia e no Reino Unido(1)

Bruxelas – 13 de janeiro de 2022 – A Toyota Motor Europe(2) (TME) registou em 2021 vendas de 1.076.300 veículos Toyota e Lexus, superando novamente o mercado que tinha estabilizado devido aos efeitos combinados da escassez da oferta devido à pandemia e falta de semicondutores. Neste período, a quota de mercado global da TME aumentou 0,4 p.p. para um novo recorde de 6,4%, a maior de sempre, refletindo um crescimento global de +1,4 p.p. desde 2018.

Este desempenho elevou a marca Toyota, pela primeira vez, à 2ª posição na venda de ligeiros de passageiros na Europa. Uma parte fundamental deste sucesso pode ser atribuído a uma elevada procura de clientes pela gama de baixas emissões de CO2, que engloba uma vasta gama de veículos elétricos a bateria (BEV), elétricos a hidrogénio (FCEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). 623.777 veículos híbridos é o total anual de vendas da TME em 2021, um aumento de +19% em termos homólogos, representaram 58% do total das vendas e 70% das vendas na Europa Ocidental.

"Estamos muito satisfeitos com mais um forte desempenho anual, dadas as condições de abastecimento desafiantes que toda a indústria automóvel enfrentou. Agradecemos aos nossos clientes pela sua lealdade e confiança. 

Penso que esta procura contínua é prova da nossa estratégia de nos concentrarmos no alargamento da nossa gama de novos veículos eletrificados de baixas e zero emissões. A nossa oferta de produtos e motorizações permitiu à TME cumprir os seus objetivos de CO2 da UE e do Reino Unido em 2021, o que estamos empenhados em continuar a fazer no futuro enquanto nos esforçamos para a neutralidade carbónica." Afirma Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe

Em dezembro, tanto a Toyota como a Lexus revelaram vários novos produtos eletrificados que formaram um elemento central na sua estratégia de neutralidade carbónica. A nível global, a empresa vai oferecer 30 veículos elétricos a bateria até 2030, abrangendo todos os segmentos.

Até essa data, a TME pretende ter vendas de pelo menos 50% de veículos com zero emissões (ZEV) na Europa Ocidental, enquanto a marca Lexus tem como alvo 100% de vendas de ZEV no mesmo período. Avançando para 2035, a TME estará pronta para uma redução de 100% de CO2 em todos os veículos novos da região na UE. A curto prazo, a TME expandirá a sua oferta de produtos ZEV para 10 modelos até 2025.

Marcas e desempenho dos modelos
A Toyota aumentou a sua quota no mercado mainstream em +0,6 p.p. para 6,3% em 2021, enquanto o volume de vendas cresceu +9% para 1.003.859. Os modelos mais vendidos da marca foram, o Corolla, o Yaris e o RAV4 que representaram 55% do volume. Em termos globais, os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 58% (+ 5,0 p.p. em termos homólogos) e 69% (mais 6,0 p.p.) na Europa Ocidental.

Os principais lançamentos incluem o novo SUV compacto Yaris Cross. Em abril de 2021, foi anunciada a nova submarca bZ de elétricos a bateria, construída numa plataforma dedicada e-TNGA, seguida da estreia europeia do SUV bZ4X em dezembro de 2021.

A Lexus aumentou o seu volume de vendas em +2% em termos homólogos e obteve uma quota de mercado premium de 2,3%. Os mais vendidos da marca, UX, NX e RX representam 81% do volume. Globalmente, os híbridos representaram 61% das vendas totais da Europa, aumentando para 90% na Europa Ocidental e Central.

No 4º trimestre de 2021, a Lexus revelou a segunda geração NX, introduzindo o primeiro veículo híbrido plug-in da marca e mantendo a oferta do híbrido agora substancialmente melhorado. A marca anunciou recentemente que o seu primeiro veículo totalmente elétrico numa plataforma dedicada, o RZ 450e, será revelado no primeiro semestre de 2022. A Lexus tem planos de crescimento ambiciosos de 20 modelos lançados até 2025, quase duplicando o volume de vendas neste período para 130.000 veículos na Europa.

(1) A frota de C02 da UE refere-se às emissões médias dos automóveis matriculados na UE27 + Islândia e Noruega. A referência ao cumprimento da meta aqui é para vendas Toyota + Lexus, com base em dados internos preliminares antes do cronograma regular de lançamento de números oficiais pela Comissão da UE.

(2) A Toyota Motor Europe é responsável por todos os países da Europa Ocidental, Central e Oriental, incluindo Turquia e Rússia, bem como Israel e vários mercados da Ásia Central (Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão).

 Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris. Toyota a marca que mais cresce em quota de mercado ligeiros em 2021 e nas vendas de comercias ligeiros Toyota a marca que mais cresce em quota de mercado ligeiros em 2021 e nas vendas de comercias ligeiros Toyota em Portugal com o maior crescimento em quota de mercado de veículos ligeiros em 2021. Aumentando de quota em 1,3 pontos percentuais (de 4,6% para 5,9%). Nos veículos comerciais ligeiros em 2021, a Toyota foi a marca com maior crescimento (44,0%).