TOYOTA GAZOO Racing vence o título mundial de fabricantes,

Ogier e Ingrassia vencem o título pilotos

No icónico circuito de Monza, a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team conseguiu “o pleno” no campeonato mundial de Ralis da FIA, conquistando o título dos fabricantes com uma dobradinha na prova final de 2021, enquanto a vitória de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, permitiu à dupla alcançar o seu oitavo título mundial de pilotos e co-pilotos.

Ogier e Ingrassia enfrentaram os seus companheiros de equipa, Elfyn Evans e Scott Martin, no confronto final em Monza e ambas as duplas empenharam-se numa batalha épica pela vitória durante todo o fim-de-semana, trocando a liderança entre eles seis vezes.

Esta vitória foi a quinta da época para Ogier e Ingrassia, após vitórias em Monte Carlo, Croácia, Sardenha e Quénia. Foi a 54ª vitória da dulpa no WRC, naquele que foi o último evento das suas carreiras a tempo inteiro: Ogier disputará parcialmente o campeonato com a TOYOTA GAZOO Racing em 2022, enquanto Ingrassia sai do lugar de co-piloto após uma carreira preenchida de sucessos.

Evans e Martin asseguraram a quinta dobradinha da Toyota na época de 2021 e terminam em segundo lugar no campeonato, pelo segundo ano consecutivo, após vitórias em Portugal e na Finlândia. Juntamente com os seus companheiros de equipa, Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen, foram fundamentais para o sucesso da Toyota no campeonato de fabricantes, após terem conseguido as suas primeiras vitórias na Estónia e na Grécia. Na fase final, a dupla foi um exemplo de trabalho em equipa, concentrando-se em terminar em nono da geral, para garantir o título de fabricantes.

Esta é a quinta vez que a Toyota ganha o campeonato de fabricantes – colocando a marca em terceiro lugar na lista de marcas com mais títulos de todos os tempos - e a segunda vez, desde que regressou ao mundial de ralis da FIA, em 2017 com o Yaris WRC. Esta foi a 26ª e última vitória alcançada pelo Yaris WRC, uma vez que terminou nesta prova a era dos “World Rally Car Car” dando lugar, em 2022, aos “Rally1” eletrificados com a tecnologia híbrida.

Resumo do Rali de Monza
Os pilotos enfrentaram um início de prova exigente com duas especiais de manhã nas montanhas perto de Bergamo. O nevoeiro intenso limitou a visibilidade em alguns locais e os níveis de aderência do asfalto variavam muito, mas Ogier e Evans mostraram logo ao que vinham ao volante do Toyota Yaris WRC. De manhã, foi Ogier a vencer três das quatro especiais conseguindo uma vantagem de 6,5 segundos para Evans. Durante a tarde, no regresso ao mítico circuito de Monza, foi Evans que conseguiu ser mais rápido.

Com Ogier e Evans a competir pelo título de pilotos e a destacarem-se dos restantes pilotos, Kalle Rovanperä concentrou-se em garantir os pontos necessários para que a equipa pudesse alcançar o campeonato de fabricantes. No final de sexta-feira, Evans liderava com apenas 1,4 segundos de vantagem sobre Ogier, ambos a mais de 20 segundos do piloto em terceiro da geral, Rovanperä, cuidadoso, terminou o dia em nono. O piloto do programa de desafio da Toyota, Takamoto Katsuta terminou em sexto.

No sábado, os pilotos voltaram de manhã aos Alpes italianos, com os dois pilotos da Toyota a alternar a liderança na três primeiras especiais. Ogier regressou ao circuito de Monza à hora do almoço com uma vantagem de 5,2 segundos, no entanto, Evans anulou de imediato a vantagem ao vencer a primeira especial da tarde, com Ogier a ripostar com um tempo mais rápido na última especial do dia. Numa emocionante luta pelo título, Sébastien Ogier e Elfyn Evans terminaram o segundo dia de prova separados por apenas 0,5 segundos. Rovanperä e Katsuta mantiveram as suas posições à geral.

A prova no domingo era composta por três etapas muito técnicas perto de Monza, com as duplas rivais a conseguirem tempos idênticos na especial de abertura. Evans deixou o Yaris WRC ir abaixo na penúltima etapa e acabou por entregar a vitória a Ogier, que sabia que um pódio seria suficiente para garantir o título.

O piloto do programa de desafio Takamoto Katsuta terminou em sétimo lugar da geral com o seu co-piloto Aaron Johnston, superando um toque na penúltima especial, conseguindo o segundo tempo mais rápido na especial final do rali, após um excelente trabalho dos mecânicos da equipa para reparar o Yaris WRC em apenas 15 minutos.

Classificação Final do Rali de Monza (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h39m08.6s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +7.3s

3 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 Coupe WRC) +21.3s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +32.0s
5 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m32.0s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m22.6s
7 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Yaris WRC) +2m34.5s
8 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) +2m50.2s
9 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +4m49.6s
10 Andrea Crugnola/Pietro Ometto (Hyundai i20 N Rally2) +9m06.9s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing vence o título mundial de fabricantes, Ogier e Ingrassia vencem o título pilotos

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.