Toyota Motor Corporation revela

gama global de modelos elétricos a bateria
  • Akio Toyoda anuncia 30 modelos elétricos a bateria até 2030
  • Vendas globais de veículos elétricos a bateria previstos chegar a 3,5 milhões, por ano, no mesmo período
  • Lexus aponta para 100% das vendas de elétricos a bateria na Europa*, na América do Norte e na China até 2030
  • Anúncio sustenta o plano da Toyota Motor Europe para uma redução de 100% de CO2 em todas as vendas de veículos novos até 2035 na Europa Ocidental
  • A família bZ de modelos elétricos a bateria irá expandir-se na Europa com a introdução de um pequeno crossover no seguimento do lançamento do bZ4X

Tóquio, Japão – 14 de dezembro, 2021 – Akio Toyoda, Presidente, Toyota Motor Corporation apresentou aos média nacionais e internacionais, mais informação sobre a estratégia de neutralidade carbónica, traçando os planos globais para oferecer 30 modelos elétricos a bateria até 2030:

<< DICURSO COMPLETO>>

Olá. Eu sou o Akio Toyoda.
Muito obrigado por disponibilizarem tempo das vossas agendas, para estarem connosco hoje.
Hoje, gostaria de falar sobre a estratégia Toyota para atingira a neutralidade carbónica – particularmente a nossa estratégia para veículos elétricos a bateria, que representam uma das opções mais promissoras. Acredito que ao alcançar a neutralidade carbónica significa concretizar um mundo em que todas as pessoas do planeta continuam a viver felizes. Queremos ajudar a realizar esse mundo. Este foi e vai continuar a ser o desejo global da Toyota e a nossa principal missão como empresa mundial.

Para esse desafio, precisamos de reduzir as emissões de CO2 o máximo possível e o mais rápido possível. Vivemos num mundo diversificado e numa época em que é difícil prever o futuro. Portanto, é difícil deixar todos felizes e com uma opção que sirva para todos. É por isso que a Toyota quer preparar o máximo de opções para os nossos clientes à volta do mundo. Acreditamos que todos os veículos eletrificados podem ser divididos em 2 categorias, dependendo da energia que utilizam.

Uma categoria é a de “veículos redutores de carbono”. Se a energia que movimenta os veículos não for limpa, o uso de um veículo eletrificado, seja de que tipo for, não resulta zero emissões de CO2.

A outra categoria é a de “veículos neutros em carbono”. Os veículos desta categoria funcionam com energia limpa e atingem zero emissões de CO2 em todo o processo de utilização. Nós, na Toyota, faremos todo o que for possível para criar esses veículos. Hoje, gostaríamos de apresentar o que estamos a preparar para o futuro.

Vamos começar com a gama Toyota bZ uma gama de modelos com plataforma dedicada para elétricos a bateria (EV - Electric Vehicles). bZ – Beyond Zero, significa ir “além do Zero”. Liberdade de movimentos e mobilidade divertida para todos. O nosso objetivo não é apenas reduzir as emissões de CO2 e outros impactos negativos a zero. O nosso objetivo vai para além disso. Para a gama bZ, desenvolvemos uma plataforma dedicada para EV a bateria para ir ao encontro das diversas necessidades do mercado global.

O primeiro modelo da gama é o bZ4X, que anunciamos recentemente. Foi desenvolvido em conjunto com a Subaru o que nos permitiu ir buscar suavidade, desempenho e dinâmica de um SUV genuíno. Para o seu lançamento no próximo ano, estamos a preparar já a produção do bZ4X na fábrica da Toyota em Motomachi neste preciso momento. Em breve chegará aos nossos clientes. Além disso, estamos a expandir a série bZ. Por favor, olhem para estes dois modelos. Este SUV de tamanho médio tem uma bela silhueta que antecede uma nova era de EV a bateria.

Com apenas um olhar, o seu estilo convida-o a entrar e sair para um passeio. E este é o SUV mais compacto da série - um pequeno EV com bateria e interior confortável projetado para a Europa e para o Japão. Quanto mais baterias forem adicionadas maior o alcance, maior, mais pesado e mais caro se torna o veículo. Como este SUV é um veículo pequeno, há algo sobre o qual devemos ser minuciosos e muito cuidadosos.

E isso é - eficiência de energia. O importante é até que ponto podemos aumentar a eficiência energética geral de um veículo, noutras palavras, quanto menos energia o veículo precisa para funcionar. Essa é exatamente a tecnologia que a Toyota está a aperfeiçoar há mais de 30 anos. Colocando os nossos melhores esforços em todos os aspetos, com este veículo, pretendemos uma eficiência de potência de 125 watts-hora por quilómetro, que seria a mais alta na sua classe de SUV compactos. E este é um sedan de médio porte que vai ao encontro das expectativas dos clientes para um primeiro carro.

Também temos um grande SUV com disponível com uma terceira fila de bancos que permite que as famílias vivenciem momentos agradáveis juntos. O que acham? Não só adicionamos opções de elétricos a bateria aos modelos já existentes, como também vamos oferecer uma gama completa de modelos de produção em série com preços acessíveis, como a série bZ, para atender às necessidades de todos os tipos de clientes. Ao fazer isso, esperamos oferecer aos clientes de todo o mundo elétricos a bateria com um estilo único, atraente, divertidos de conduzir, e a experiência agradável de vida com um EV.

A Toyota é uma empresa global apoiada por clientes à volta do mundo. A marca Toyota oferece agora mais de 100 modelos de veículos apenas com: motor convencional, veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, híbrida plug-in e veículos elétricos a hidrogénio com pilha de combustível, em mais de 170 países e regiões.

A marca Lexus lançou mais de 30 modelos de veículos com motor convencional, veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, híbrida plug-in em mais de 90 países e regiões. Além disso, expandiremos as opções para veículos neutros em carbono, oferecendo uma gama completa de veículos a bateria. Especificamente, planeamos lançar 30 modelos elétricos a bateria até 2030, oferecendo globalmente uma gama completa de veículos a bateria nos segmentos de passageiros e comerciais.

Por favor vejam. Esta é a gama completa de veículos elétricos a bateria da Toyota! Bem-vindos ao nosso showroom do futuro! Primeiro, vamos começar com a marca Lexus. A Lexus esforça-se para ser a marca que as pessoas que conhecem a autenticidade escolhem ao final do dia. Como detentora da marca, continuo a acreditar nisso. A Lexus procura um estilo único e uma assinatura de condução única e, como pioneira na eletrificação com a tecnologia híbrida, refinou sua oferta no segmento de luxo. E agora, a Lexus está a embarcar num novo capítulo.

Este é o nome de nossos esforços de eletrificação aqui na Lexus
Extraindo todo o potencial do veículo através da tecnologia de eletrificação... É isso que a eletrificação significa para a Lexus. Vamos oferecer um Lexus eletrificado exclusivo que combina aceleração/desaceleração de motor linear, desempenho de travagem e dinâmica estimulante para continuar a oferecer prazer de condução. Em particular, acreditamos que a os veículos elétricos a bateria se vão tornar no futuro símbolo da Lexus como um modelo que expressa claramente a evolução do automóvel provocada pela eletrificação.

O modelo mais recente é o Lexus RZ. O processo de fortalecer os valores fundamentais e prosseguir com o “Lexus Driving Signature”, mesmo que seja um elétrico a bateria.

A busca incessante pela assunatura de condução Lexus passará para o próximo nível através do desenvolvimento do novo “Sports Battery EV”. Com proporções ousadas e baixa altura ao solo, essenciais num carro desportivo, apresentará um desempenho de condução único de um Lexus e que se vai tornar num modelo que simboliza o futuro da marca. O tempo de aceleração estará na faixa inferior dos 2 segundos, com autonomia acima dos 700 km, e pensando no possível uso de baterias em estado sólido, o nosso objetivo é criar um 100% elétrico de alto desempenho.

Através de elétricos a bateria, desenvolveremos a marca Lexus para oferecer uma variedade de experiências, aproveitando o desenvolvimento de desempenho que apenas um fabricante de automóveis como a Lexus poderia fazer, e aprimorar a arte de fazer produtos cada vez mais personalizados. A Lexus desenvolverá um carro desportivo 100% elétrico de última geração que herda o gosto pela condução, ou o ingrediente secreto, do desempenho cultivado pelo desenvolvimento do LFA. Estendemos o gosto pela condução requintado desta forma para outros modelos à medida que evoluímos o Lexus para uma marca centrada em elétricos a bateria.

Com 100% elétricos, temos mais liberdade para posicionar baterias e motores elétricos. Essa liberdade vai nos permitir estar mais sintonizados com os nossos clientes, por exemplo, atendendo às diversas necessidades das diferentes regiões, aos diversos estilos de vida dos nossos clientes e, no que se refere aos veículos comerciais, desde o transporte de longa distância até a deslocação mais curta (“last mile”).

Os veículos atrás dos Lexus - são os diversos Elétricos a bateria da Toyota. O mundo está-se a tornar cada vez mais diverso. As pessoas estão cada vez mais confiantes em fazer as suas próprias escolhas para levar um estilo de vida livre e agradável. Na Toyota, acreditamos que produtos realmente bons criam novas experiências para o cliente, apoiando o estilo de vida que escolheram. Desse ponto de vista, cada veículo elétrico deve ser único e especial, não apenas aqueles em plataformas dedicadas, mas também aqueles relacionados aos modelos existentes.

Quer isso signifique desenvolver a herança todo-o-terreno da Toyota para criar novas experiências de lazer emocionantes ou encontrar novas maneiras de combinar versatilidade com uma condução dinâmica.

Modelos comerciais como o e-palette irão alterar o dia a dia na cidade. Mas também desafiaremos segmentos de menor porte para novas soluções de mobilidade. A ultra-versatilidade compacta abrirá novas e estimulantes possibilidades para uso empresarial e para a personalização procurada por alguns mais jovens. Bem como novas abordagens para os segmentos, como “Feito para partilhar”, onde diferentes variações respondem aos diferentes cenários de negócios.

E por último, mas não menos importante, fãs de carros como Akio Toyoda certamente não ficarão desapontados. A era EV é uma oportunidade e para mais variedade e mais diversão! Um EV para ti, um EV para mim e um EV para todos. “Um EV para todos”.

Então, o que é que acham dos elétricos a bateria da Toyota? O futuro que mostramos hoje não está longe. A maioria dos EV da Toyota que apresentamos aqui são modelos que serão lançados nos próximos anos. O nosso objetivo é atingir vendas globais de 3,5 milhões de elétricos a bateria, por ano, até 2030.

A Lexus irá desenvolver uma gama completa de elétricos a bateria em todos os segmentos até 2030 e que os elétricos a bateria sejam responsáveis por 100 por cento de suas vendas de veículos na Europa, América do Norte e China, totalizando 1 milhão de unidades globalmente. Pretende, ainda, que os EV representem 100 por cento das vendas globais de veículos em 2035.

Para atingir estes objetivos, há muito tempo que investimos em diversas áreas. Na área de desenvolvimento de veículos elétrificados, a Toyota lançou o Prius, em 1997, o primeiro veículo híbrido de produção em série do mundo. Mas, na verdade, o nosso desenvolvimento na eletrificação começou antes disso. Em 1992, estabelecemos a Divisão de Desenvolvimento de Veículos Elétricos e apresentamos, em 1996, o RAV4 EV ao mercado. Depois disso, na década de 2000, demonstramos o nosso pequeno protótipo EV “e-com” em vários lugares.

Além disso, em 2012, introduzimos o “COMS”, um EV ultrapequeno, e o EV pequeno “eQ”. Assim, há muito que exploramos o potencial dos elétricos a bateria. Lançamos o “C + pod” e o “C + walk” este ano e aceleramos o desenvolvimento de elétricos a bateria, incluindo o “e-Palette”, que proporciona às pessoas liberdade de movimento em vários cenários.

Ao mesmo tempo que começamos nosso desenvolvimento de EVs com bateria no início dos anos 1990, também começamos o nosso desenvolvimento de veículos elétricos a pilha de combustível (fuel cell), que funcionam a hidrogénio. Em 2002, apresentamos o Toyota FCHV ao mercado e passamos por várias demonstrações e, em 2008, o veículo foi redesenhado no Toyota FCHV-adv. Com base em tais esforços de longo prazo, em 2014, o Mirai de primeira geração foi finalmente lançado.

Desde então, usando as tecnologias relacionadas para mover outros veículos, como os autocarros e camiões de grande porte com zero emissões, os nossos veículos elétricos a pilha de combustível também continuaram a evoluir. Na área de baterias, a Toyota continuou a pesquisa e desenvolvimento, produzindo internamente durante muitos anos as suas próprias baterias.

Em 1996, estabelecemos o que é hoje Prime Earth EV Energy. Ao refinar as nossas tecnologias relacionadas com as baterias de hidretos metálicos de níquel, começamos a acelerar o desenvolvimento de baterias de íões de lítio em 2003. Além disso, desde que estabelecemos a nossa Divisão de Pesquisa de Baterias em 2008, temos avançado na pesquisa de baterias em estado sólido e outras baterias de nova geração. No ano passado, estabelecemos a Prime Planet Energy & Solutions para acelerar os esforços integrados no negócio de baterias.

Nos últimos 26 anos, investimos quase 1 trilião de ienes (aprox: 7 805 000 000,00 Euro) e produzimos mais de 19 milhões de baterias. Acreditamos que nossa experiência acumulada é um ativo que nos confere uma vantagem competitiva. No futuro, aumentaremos nosso novo investimento em baterias de 1,5 triliões de ienes anunciados em setembro para 2 triliões de ienes, com o objetivo de produzir baterias ainda mais avançadas, de alta qualidade e acessíveis.

Quando se trata de recursos naturais, a Toyota Tsusho começou a conduzir pesquisas de lítio e outras pesquisas já em 2006 e tem trabalhado para garantir fontes estáveis.

E na área de energia, a Toyota Tsusho tem trabalhado para garantir fontes de energia renováveis, como a geração de energia eólica e solar, por mais de 30 anos. Além disso, nas fábricas, pretendemos alcançar a neutralidade carbónica até 2035, fazendo melhorias contínuas para reduzir o uso de energia e expandir o uso de tecnologia de engenharia de produção inovadora. Nesta era diversificada e incerta, é importante mudar com flexibilidade o tipo e a quantidade dos produtos produzidos, mantendo-se atento às tendências do mercado.

Acreditamos que a redução dos prazos de entrega e dos métodos de produção de alto e baixo volume que cultivamos através do Sistema de Produção Toyota (TPS), junto com os esforços constantes da manufatura japonesa, nos permitirá ser competitivos no futuro. Continuaremos a promover iniciativas em todas as áreas, juntamente com muitos de nossos parceiros entre empresas, fornecedores e concessionários do Grupo Toyota. A energia desempenha um papel crítico na obtenção da neutralidade carbónica.

É exatamente por isso que a Toyota está empenhada em fornecer uma gama diversificada de opções neutras em carbono para atender quaisquer que sejam as necessidades e situações em cada país e região. Não somos nós, mas os mercados locais e nossos clientes que decidem quais as opções escolher.

Quanto ao motivo de tentarmos manter tantas opções, em termos de gestão de negócios, pode-se pensar que seria mais eficiente focar em menos opções. No entanto, acreditamos que adaptar-se rapidamente às mudanças no futuro é mais importante do que tentar prever o futuro, que é incerto. É por isso que queremos manter as opções disponíveis para nossos clientes até que o caminho certo esteja definido.

Nós, na Toyota, pretendemos ser uma empresa que contribui para o meio ambiente global, que procura levar felicidade às pessoas, atua e está próxima dos seus clientes.

Em suma, queremos ser uma empresa que produz felicidade para todos, tanto para os indivíduos como para a sociedade. Queremos transmitir um futuro cada vez melhor para as crianças de hoje e para aqueles que virão depois delas. Queremos que o futuro seja mais brilhante. Acredito que o futuro é algo a ser criado por todos, juntos!

A indústria automóvel do Japão é o lar de cerca de 5,5 milhões de pessoas que apoiaram a fabrico e mobilidade japonesas. E temos muito mais colegas em todo o mundo. Se todos nós agirmos a pensar na unidade, com vontade e paixão, seremos capazes de deixar para trás muitos rostos sorridentes e uma Terra bela para a próxima geração. Isso é o que eu acredito. E é isso que vamos conseguir. Obrigada.

Para mais informação sobre esta anúncio, vídeo e imagens consulte: Global Toyota

Toyota-revela-gama-global-de-eletricos-a-bateria

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.