Toyota inicia produção europeia de módulos

de pilha de combustível de 2ª geração
  • A Toyota Motor Europe iniciará produção de módulos de pilha de combustível (fuel cell) de 2ª geração em Bruxelas
  • Módulos mais compactos e leves desenhados em dois formatos diferentes
  • A Toyota comprometeu-se em fazer evoluir a sua tecnologia de hidrogénio para além da sua aplicação nos automóveis para reduzir o CO2 e alcançar a neutralidade carbónica

Bruxelas, 2 de dezembro – A Toyota tem como objetivo chegar a uma sociedade neutra em carbono. E, para atingir esse objetivo, a marca está a desenvolver várias tecnologias eletrificadas, incluindo o hidrogénio que a empresa considera ser um dos principais alicerces na redução de CO2. O compromisso da Toyota com o hidrogénio vai muito para além dos automóveis de passageiros, disponibilizando a sua tecnologia de pilha de combustível em módulos fáceis de usar em aplicações de parceiros

Módulos de pilha de combustível de 2ª geração
Para ajudar a facilitar a expansão de sua tecnologia de hidrogénio dos automóveis para outro tipo de aplicações, o sistema de pilha de combustível do Toyota Mirai foi disponibilizado e acondicionado em módulos compactos de pilha de combustível. A partir de janeiro de 2022, a Toyota iniciará a produção dos módulos de 2ª geração, com base no seu avançado sistema de pilha de combustível de 2ª geração. O novo sistema, que está disponível em módulos mais compactos e leves, fornece igualmente superior densidade energética.

Os módulos estão disponíveis em duas formas: um cubo e uma forma plana e retangular, para permitir mais flexibilidade e adaptação mais fácil numa variedade de aplicações.

Produção europeia
A Toyota começou o desenvolvimento da pilha de combustível em 1992 e a empresa tem vindo gradualmente a refinar a sua tecnologia de hidrogénio. Os novos módulos de pilha de combustível de segunda geração também serão montados pela equipa de produção na Europa, nas instalações de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe (TME), em Zaventem, Bruxelas. A partir de janeiro de 2022, as novas instalações abrigam uma linha de montagem-piloto que combina conteúdos de tecnologia avançada com montagem de alta qualidade.

A Toyota tomou a decisão de montar os seus módulos de pilha de combustível de segunda geração na Europa por estar a assistir a um aumento significativo da procura em toda a região. Em colaboração com empresários interessados em usar a tecnologia da Toyota nas suas aplicações, a Unidade de Negócios de Pilha de Combustível da TME oferecerá o necessário apoio de engenharia para a sua integração. Esta proximidade com os seus parceiros e a capacidade de monitorizar de perto as oportunidades de negócios emergentes permitirão que a empresa amplie o rapidamente a sua oferta.

Clusters do hidrogénio
A expansão de uma economia europeia baseada no hidrogénio será um elemento-chave para alcançar o objetivo do Green Deal de zero emissões (líquidas) com potencial de contribuir para o aquecimento global até 2050. A UE declarou que, para cumprir esse desafio, a indústria precisará que os 'pioneiros na proteção do clima e de recursos' desenvolvam as primeiras aplicações comerciais de tecnologias inovadoras em setores industriais importantes, até 2030.

À medida que vão surgindo os clusters de hidrogénio na Europa, vemos diferentes setores a unir-se e a agregar as suas valências, tecnologias e aplicações - como as frotas de camiões, autocarros, táxis e infraestrutura H2 -, para criar oportunidades de negócios viáveis, permitindo que floresçam e se tornem o núcleo de atividades em larga escala.

Ao implementar soluções de tecnologia de hidrogénio para uma ampla gama de aplicações, a Toyota apoia a criação de um contexto favorável ao hidrogénio, um ‘oásis vivo’, onde a oferta e a procura se juntam para crescer ainda mais.

Toyota produz módulos de pilha de combustível na Europa

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.