Toyota nos 2 lugares

mais altos do pódio no Rali Safari

A TOYOTA GAZOO Racing venceu o desafiante Rali Safari no Quénia. Sébastien Ogier e o co-piloto Julien Ingrassia conseguiram a sua quarta vitória em seis provas esta época, alargando a sua liderança no campeonato mundial de ralis da FIA, enquanto Takamoto Katsuta terminou em segundo lugar, também ao volante do Yaris WRC, estreando-se num pódio do WRC. Com este resultado, a meio da época, a Toyota aumenta a sua liderança na classificação de fabricantes para 59 pontos.

A prova fez jus à sua reputação de ser a mais exigente do calendário, com inúmeras dificuldades para todas as equipas.

Resumo da Prova:
A TOYOTA GAZOO Racing chegou ao Quénia na segunda-feira, 21 de junho 2021, para que os pilotos tivessem o primeiro contacto com as exigentes condições e para tomarem as suas notas para o rali. Quase 20 anos depois, a prova conhecida pela aventura e extrema dureza, voltava a fazer parte do calendário do mundial de ralis da FIA e prometia muitas surpresas e “armadilhas”.

Após o shakedown na quarta-feira, onde o Sébastien Ogier mostrou ser o mais rápido, o Rali Safari teve a Cerimónia de partida na quinta-feira em Nairobi com os 3 Yaris WRC a dominar a primeira especial da mítica prova africana. Sébastien Ogier foi o mais rápido com 0.3 segundos de avanço sobre o jovem Kalle Rovanperä e 0,7s à frente de Elfyn Evans.

Na sexta-feira, apesar de ser o segundo dia da prova, foi na verdade o primeiro dia inteiro de rali, com 6 especiais que mostraram ser desafiantes para a Toyota. Na terceira e mais longa especial da prova (SS3), Elfyn Evans estava em quarto lugar da geral quando chocou com uma pedra e foi obrigado a desistir. Kalle Rovanperä foi o mais rápido em SS4 and SS5, subindo temporariamente para a liderança do Rali.

No entanto, atascou ao final dia, caindo para sétimo da geral. Sébastien Ogier perdeu tempo com um problema técnico, caindo para sétimo lugar, mas recuperou e terminou o dia em quarto lugar da geral. O piloto nipónico do programa de desafio da Toyota, Takamoto Katsuta surpreendeu com um dia “limpo” e mostrou toda a sua consistência, ao subir para segundo lugar da geral ficando a apenas 18,8 segundos da liderança.

No sábado, Sébastien Ogier venceu metade das seis etapas do dia. A chuva intensa tornou a derradeira especial de “Sleeping Warrior” muito lamacenta e escorregadia e o francês conseguiu subir para o terceiro lugar. Takamoto Katsuta manteve a segunda posição da geral, mesmo perante o drama da fase final do dia. Assim, no final do terceiro dia de prova, apenas 18,1s separavam Katsuta e Ogier, com este último, a mais de um minuto à frente do quarto classificado.

Tanto Kalle Rovanperä como Elfyn Evans regressaram à prova. Rovanperä continuou a recuperar subindo até à sétima posição geral, enquanto Evans subiu para a 12ª posição.

Domingo contou com as cinco derradeiras especiais, que apesar de curtas, continuaram a ser muito desafiantes. Já na primeira especial do dia, o líder teve problemas e foi obrigado a desistir, promovendo o Takamoto Katsuta para a liderança pela primeira vez na sua carreira, com Sébastien Ogier a assumir a segunda posição. A apenas duas especiais do fim, os 2 Toyota Yaris WRC ficaram empatados, com o francês a reclamar vitória na power stage final. Sébastien Ogier somou o seu quarto triunfo esta época para a Toyota e nono triunfo da Toyota na história do Rali Safari.

Com dois pontos de bónus obtidos na Power Stage, Ogier lidera o campeonato com 34 pontos de avanço sobre o seu companheiro de equipa Elfyn Evans, que continua em segundo lugar na classificação. O primeiro pódio de Katsuta é um resultado marcante para o programa de desafio da TOYOTA GAZOO Racing WRC, que tem ajudado a desenvolver o talento do piloto japonês desde 2015.

Os quatro Toyota Yaris WRC terminaram dentro do top 10. Kalle Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen conseguiram terminar na sexta posição geral, e ficaram em segundo lugar na Power Stage. Evans e o co-piloto Scott Martin terminaram em 10º lugar da geral, tendo ficado em terceiro na Power Stage.

Classificação final do Rali Safari no Quénia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 3h18m11.3s
2 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +21.8s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m09.5s
4 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) +1m44.7s
5 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +1m54.6s
6 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +10m53.4s
7 Onkar Rai/Drew Sturrock (Volkswagen Polo GTI R5) +29m26.4s
8 Karan Patel/Tauseef Khan (Ford Fiesta R5) +33m30.4s
9 Carl Tundo/Tim Jessop (Volkswagen Polo GTI R5) +36m40.7s
10 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +49m22.7s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota nos 2 lugares mais altos do pódio no Rali Safari

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.