Toyota nos dois lugares mais altos do pódio

no Rali da Croácia

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou mais uma “dobradinha”, desta vez, na primeira edição do Rali da Croácia. A prova de asfalto foi empolgante do início ao fim e decidida nos últimos metros da última especial. Sébastien Ogier e o seu co-piloto Julien Ingrassia reclamaram a vitória, por apenas 0,6 segundos sobre os seus companheiros de equipa Elfyn Evans e Scott Martin, protagonizando um dos finais mais emocionantes, de sempre, de uma prova do campeonato mundial de ralis da FIA.

Depois de conseguir a primeira e segunda posição no Rali de abertura da época de 2021 no Mónaco, a Toyota volta a repetir o feito na terceira ronda, novamente com o francês Ogier a triunfar e o britânico Evans, a subir ao segundo lugar mais alto do pódio.

Resumo da Prova:

Após o shakedown em que Elfyn Evans foi o mais rápido, o rali começou na sexta-feira 23 de abril com 4 especiais de manhã e com a segunda passagem à tarde. Apesar do piso de asfalto com variações bruscas de aderência, Sébastien Ogier e Elfyn Evans mostraram-se muito rápidos ao volante da Toyota Yaris WRC. Os dois pilotos, em Yaris WRC, partilharam o tempo mais rápido na terceira especial da manhã. Ogier reclamou então um hat-trick de vitórias nas especiais durante a tarde, ultrapassando assim o marco das 600 vitórias em especiais cronometradas no mundial de ralis.

Kalle Rovanperä foi obrigado a desistir da prova quando saiu da estrada numa curva escorregadia, na primeira especial da manhã. No final do primeiro dia, Ogier era o melhor piloto da TOYOTA GAZOO Racing em segundo da geral a 7,7 segundos do líder, seguido de Elfyn Evans em terceiro a 8 segundos da frente.

O segundo dia da prova croata não podia ter corrido melhor para a Toyota. Sébastien Ogier e Elfyn Evans subiram imediatamente para as duas primeiras posições, na primeira das oito etapas de sábado. A escolha da equipa em equipar pneus duros, para ambos os carros nas quatro especiais da manhã, provou ser a mais acertada, uma vez que o Toyota Yaris WRC foi o mais rápido em todas as especiais, com superior aderência.

À tarde apesar de um furo, Ogier conseguiu manter-se na liderança. Conclusão, no final do segundo e mais longo dia de prova, Sébastien Ogier estava em primeiro da geral com 6,9 segundos de avanço para o colega Elfyn Evans, que por sua vez, tinha uma vantagem de 3,5 segundos para o terceiro classificado.

Apenas 10,4 segundos separaram os três primeiros carros no arranque para o terceiro e último dia. Nas duas especiais de abertura, Elfyn Evans foi o condutor mais rápido e afastou-se de Sébastien Ogier - que tinha estado anteriormente envolvido num incidente de trânsito num troço de ligação numa estrada com bastante trânsito. Felizmente, tudo não passou de um susto. O seu Yaris WRC conseguiu continuar na prova, embora com danos na porta do lado direito e na aerodinâmica.

Evans e Ogier iniciaram a Power Stage decisiva separados por 3,9 segundos, e sempre a acelerar a fundo uma vez que a margem era estreita para o terceiro lugar. No final, Ogier foi o mais rápido e alcançou a vitória. Evans acabou por ser 4,5 segundos mais lento devido a uma má trajetória perto do final. A diferença final entre ambos os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing foi a terceira mais próxima na história da competição WRC.

Com um máximo de pontos, Ogier volta ao topo da classificação do campeonato de pilotos e a equipa aumenta a sua liderança no campeonato dos fabricantes para 27 pontos.

O piloto do Programa da TOYOTA GAZOO Racing WRC Challenge, Takamoto Katsuta, ao volante do Toyota Yaris WRC, conquistou o sexto lugar da geral pela terceira vez consecutiva, tendo impressionado com o seu ritmo e pelas duas vitórias em duas especiais de sábado.

Classificação final do Rali da Croácia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)

1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h51m22.9s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +0.6
s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +8.1s
4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m25.1s
5 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) +3m09.7s
6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +3m31.8s
7 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +3m58.8s
8 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +4m28.2s
9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10m00.8s
10 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta Rally2) +10m29.3s
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) foi obrigado a desistir.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota nos 2 lugares mais altos do pódio no Rali da Croácia

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.