Toyota no Rali de Monte Carlo:

Dobradinha do Yaris WRC na oitava vitória de Ogier no Mónaco

Sébastien Ogier e o seu co-piloto Julien Ingrassia venceram o mítico Rali de Monte Carlo pela oitava vez, sendo mais rápidos que os companheiros de equipa Elfyn Evans e Scott Martin e alcançando uma fantástica dobradinha para a TOYOTA GAZOO Racing no início da época de 2021. Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen, que estiveram próximos do pódio, terminaram em quarto lugar, num fim de semana memorável para a equipa agora liderada por Jari-Matti Latvala.

A vitória no Mónaco é também a 50ª de Ogier e Ingrassia no Campeonato Mundial de Ralis da FIA, sendo apenas as segunda dupla a chegar a este marco histórico no ralis

Apesar de ter subido ao pódio todos os anos desde a sua estreia em 2017, esta é a primeira vez que a Toyota vence o evento de maior prestígio do WRC com o Toyota Yaris WRC. É a quarta vitória da Toyota no Rali de Monte Carlo, obtida no dia do 30º aniversário de sua primeira vitória em 1991.

O Rali de Monte Carlo fez jus à sua reputação de evento mais exigente do calendário mundial, com desafios especiais para a edição deste ano. Um cronograma modificado para cumprir com as restrições devido ao coronavírus em França significou que algumas especiais ocorreram antes de amanhecer, com muito gelo e neve.

As equipas do WRC também tiveram que se familiarizar com os pneus do novo fornecedor exclusivo - a Pirelli, num evento onde a escolha de pneus é sempre crítica para o resultado. A Toyota liderou a prova desde sua terceira especial na manhã de sexta-feira, com Rovanperä, Ogier e Evans a revezarem-se na liderança naquele que foi o dia mais longo do rali. O experiente Ogier reclamou novamente a liderança na primeira especial de sábado e nunca mais largou a primeira posição.

Resumo da Prova:
A TOYOTA GAZOO Racing arrancou com toda a velocidade para o seu quinto ano no mundial de ralis.

Excecionalmente, este ano, não houve o habitual shakedown antes do início da prova monegasca, o que significou que os pilotos foram logo para as duas primeiras especiais competitivas (SS1 e 2) na tarde de quinta-feira. Estas, foram realizadas em condições mistas típicas do Rali de Monte Carlo, com estradas de alcatrão molhadas e seções geladas.

No final do primeiro dia, dois pilotos da TOYOTA GAZOO Racing estavam entre os três primeiros, Kalle Rovanperä arrancou bem para o início da sua segunda época ao mais alto nível do rali mundial, acabando o primeiro dia em segundo da geral, com os companheiros de equipa Elfyn Evans em terceiro e o francês Sébastien Ogier em quinto.

O segundo dia começou com 2 especiais ainda antes de amanhecer. As primeiras especiais de sexta-feira foram particularmente complicadas, tendo que atacar zonas de gelo e neve na escuridão. Sébastien Ogier foi o mais rápido em SS3 à frente de Elfyn Evans, com o terceiro lugar de Rovanperä a permitir que o jovem finlandês assumisse a liderança do rali. A “jogar em casa”, Ogier foi o mais rápido novamente em SS4 assumindo a liderança da prova e voltou a ser o mais rápido em SS5, terminando a manhã com uma margem de 11,3 segundos sobre Evans.

À tarde chuva forte alterou as condições da estrada e Ogier atrasou-se em SS6 devido a um pneu furado. Evans, por outro lado, venceu a especial e assumiu a liderança. Ogier respondeu de forma brilhante em SS7 com nova vitória na especial e recuperou o segundo lugar. Rovanperä caiu para quinto depois de uma saída de estrada em SS6, mas conseguiu o quarto lugar em SS7. Conclusão, ao final do segundo, e mais longo dia do rali, Elfyn Evans estava na liderança com um avanço de 7.4 segundos sobre Sébastien Ogier, enquanto Kalle Rovanperä estava em 4º da geral.

O terceiro dia de prova viu um Ogier demolidor na escuridão, estabelecendo o tempo mais rápido em 17,8 segundos sobre o colega Evans, logo na primeira especial do dia, o que lhe permitiu recuperar a liderança. Na especial seguinte, apesar da posição desfavorável de largada na estrada, com a superfície coberta de neve a ser polida por cada carro que passava, ambos os pilotos em Yaris WRC permaneceram na frente. Evans venceu a etapa final do dia, SS11, com uma diferença de 1,3 segundos para Ogier, reduzindo a diferença para 13 segundos.

Rovanperä subiu ao terceiro lugar na primeira etapa da manhã e reforçou essa posição com o terceiro melhor tempo em SS11, aumentando para 7 segundos a sua margem para o quatro classificado. Sábado, terminou então com os 3 Yaris WRC a ocuparem as 3 primeiras posições.

No domingo, Ogier venceu três das quatro especiais - incluindo a Power Stage, que encerrou o rali – e mostrando que irá dar tudo para defender o seu título em 2021. Evans manteve a segunda posição, enquanto Rovanperä teve um furo na primeira especial de domingo, que lhe roubou o último lugar do pódio, mesmo assim, terminou com o segundo tempo mais rápido na Power Stage.

Com Evans a ser o terceiro mais rápido, a Toyota conquistou as três primeiras posições na Power Stage, que a partir desta temporada também dá pontos extra para o campeonato de fabricantes. O resultado da Power Stage, combinado com a dobradinha na prova, significa que a equipa obtém o máximo de pontos na ronda de abertura do WRC - um início de sonho para o novo chefe de equipa Jari-Matti Latvala, que procura construir sobre o sucesso do seu antecessor Tommi Mäkinen.

O piloto do Programa da TOYOTA GAZOO Racing WRC Challenge, Takamoto Katsuta, completou o Rali Monte Carlo pelo segundo ano consecutivo e alcançou o seu melhor resultado de sempre no WRC ao terminar em sexto lugar da geral.

Classificação final do Rali de Monte Carlo (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h56m33.7s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +32.6s

3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m13.5s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +2m33.6s
5 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m14.2s
6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +7m01.3s
7 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +7m23.6s
8 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +8m21.1s
9 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta Rally2) +9m15.8s
10 Eric Camilli/François-Xavier Buresi (Citroën C3 Rally2) +10m41.0s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota no Rali Monte Carlo: Vitória de Ogier e Evans em 2º

Saiba mais sobre...

Toyota ajuda os portugueses a escolher híbridos Toyota ajuda os portugueses a escolher híbridos Novo simulador online é fácil e intuitivo e mostra aos portugueses o híbrido Toyota certo para cada um. O serviço “Toyota Entrega” permite aos clientes escolher confortavelmente à distância e receber o novo Toyota em casa. Condições de retoma e de financiamento. Toyota Corolla mantem-se o carro mais vendido do mundo Toyota Corolla mantem-se o carro mais vendido do mundo O modelo continua a ser o modelo mais vendido do mundo em 2020, pelo décimo ano consecutivo. Desde 1968 a Toyota já vendeu em Portugal 191.727 unidades do Corolla. Corolla que nasceu no Japão em 1966 é hoje vendido em 150 países. Toyota Yaris vencedor do prémio Turbo 2020 Toyota Yaris vencedor do prémio Turbo 2020 Foram revelados recentemente os resultados dos Prémios Turbo 2020. Esta iniciativa anual da revista da especialidade automóvel, que celebra este ano 40 anos em Portugal, elegeu o Toyota Yaris como o “Melhor utilitário do ano”. Toyota apresenta novo RAV4 Hybrid Black Edition Toyota apresenta novo RAV4 Hybrid Black Edition RAV4 Hybrid Black Edition com acabamentos monocromáticos. Esta versão conta com bancos em pele sintética, Teto panorâmico com abertura elétrica, Sistema de som JBL, Câmara panorâmica 360. Esta versão do SUV mais vendido do mundo está à venda em Portugal em Janeiro 2021.