Toyota desenvolve módulo de pilha de combustível

para promover a utilização de hidrogénio, a caminho da neutralidade carbónica

Integra componentes principais da pilha de combustível numa “caixa” compacta, tornando-se facilmente adaptável a uma variedade de produtos

A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou, a 26 de fevereiro de 2021, que desenvolveu um novo produto que inclui um sistema de pilha de combustível (FC – Fuel Cell) num módulo compacto com vista à comercialização a partir da primavera de 2021. O novo módulo será facilmente utilizado por empresas que estão a desenvolver e a fabricar produtos a pilha de combustível (hidrogénio) para uma ampla variedade de aplicações incluindo a mobilidade, de camiões, autocarros, comboios e navios, bem como geradores estacionários (de agora em diante denominados "empresas de produtos FC").

Com a crescente adoção, nos últimos anos, de várias políticas de utilização de hidrogénio em vários países e regiões, muitas empresas foram entrando no mercado e a necessidade de tecnologias de hidrogénio e pilha de combustível (FC) tem aumentado numa variedade de aplicações.

Além do seu esforço em popularizar os veículos a pilha de combustível (FCEV), a Toyota continuará a fortalecer as suas iniciativas como um fornecedor de sistemas FC para promover a utilização de hidrogénio. Este fortalecimento será através da popularização destes produtos juntamente com várias empresas de produtos FC com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 para reduzir o aquecimento global e contribuir para o alcance da neutralidade carbónica.

A Toyota tem tomado várias iniciativas para a criação de uma sociedade de hidrogénio, como a venda do FCEV “Mirai”, do autocarro FCEV “SORA”, e do autocarro da Caetanobus (uma empresa portuguesa do Grupo Salvador Caetano). A Toyota vende sistemas FC para empresas de produtos FC, e permite o uso livre de royalties do seu FCEV - licenças de patentes relacionadas. Através dessas experiências, a empresa percebeu que muitas empresas envolvidas em produtos FC, numa variedade de setores, estão à procura de sistemas FC que possam ser facilmente adaptados aos seus próprios produtos.

Portanto, para atender a essas necessidades, a Toyota desenvolveu um produto que é uma espécie de “caixa de hidrogénio” com o sistema a pilha de combustível da segunda geração do Toyota Mirai, bem como componentes que lidam com o fornecimento de ar, fornecimento de hidrogénio, arrefecimento e controlo de potência, num único módulo compacto. O novo módulo está disponível em quatro modelos - um tipo vertical (Tipo I) e um tipo horizontal (Tipo II), com potência nominal de 60 kW ou 80 kW.

A Toyota desenvolveu o módulo FC com recurso a tecnologias que reuniu no desenvolvimento de FCEV ao longo de muitos anos, bem como o conhecimento e experiência acumulados numa variedade de ambientes de uso em todo o mundo e utilizados no Mirai. A secção a seguir descreve os recursos específicos do módulo:

1. Linha de produtos altamente versátil e alta capacidade de instalação

- O novo módulo tem uma ampla faixa de tensão (400 a 750 V) e pode ser ligado diretamente a um instrumento elétrico existente fornecido com um motor, inversor e bateria, etc., graças a um conversor de reforço da pilha de combustível dedicado e embutido que simplifica o desenvolvimento e o fabrico de produtos FC. Além disso, a modularização do sistema melhora muito a conveniência.

- Os quatro modelos de módulo podem ser combinados de acordo com a desejada aplicação, adaptando-se de forma flexível ao nível de saída e quantidade de espaço de instalação disponível.

- A modularização elimina a necessidade de criar projetos para a instalação individual de componentes relacionados ao sistema FC e para ligar componentes individuais. Também integra e diminui o número de locais em que o módulo deve ser conetado a um dispositivo, permitindo uma instalação fácil.

2. Excelente segurança / fiabilidade e estrutura de suporte para tranquilidade durante o uso

- Para garantir a segurança no uso de hidrogénio e alta tensão, foram implementadas as contramedidas que são o resultado do desenvolvimento de veículos eletrificados como Mirai (FCEV) e híbridos (HEV) da Toyota. Essas medidas baseiam-se na abordagem básica de garantir o correto funcionamento com hidrogénio e, no caso improvável de ocorrer alguma fuga, garantir a sua deteção e paragem imediata do sistema.

- O módulo foi projetado para funcionar numa ampla gama de ambientes operacionais, garantindo a operação do sistema em baixa ou alta temperatura, em maiores altitudes onde o nível de oxigênio é menor e em aplicações que envolvam vibração.

- Quando as empresas de produtos FC decidem utilizar o módulo, elas têm a opção de solicitar o suporte de engenheiros altamente experientes para determinar o layout e design ideais de acordo com a economia de combustível, duração do uso, custo operacional, etc.

3. Excelente desempenho básico (alto rendimento e eficiência económica)

- Aproveitando as características do sistema compacto Toyota FC, que eliminou o humidificador ao fazer circular a água gerada durante a criação de energia dentro da pilha de combustível, o novo módulo atingiu uma densidade de saída de nível superior de classe mundial por unidade de volume.

- Os requisitos de manutenção do novo módulo são simples e pouco frequentes, ajudando a reduzir o custo total desde a aquisição e utilização até ao fim de vida do produto.

Toyota lança módulo de pilha de combustível a hidrogénio

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.