Toyota inicia produção

do novo SUV compacto Yaris Cross
  • Pensado e desenhado para clientes europeus; o Yaris Cross é produzido em Valenciennes, França
  • Depois do hatchback Yaris, o SUV Yaris Cross é o segundo modelo eletrificado com a tecnologia híbrida sob a plataforma GA-B da Toyota.
  • Espera-se que o SUV de segmento B dê um contributo importante ao objetivo Toyota de 1,5 milhões de vendas até 2025.

A Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) iniciou hoje, 6 de julho 2021, a produção do Yaris Cross, um SUV urbano compacto que já está disponível em Reserva Online e que será lançado em Portugal em Setembro. Um investimento adicional de 400 milhões de Euros passa a permitir a produção em França de dois modelos na mesma linha de produção – a 4ª geração do Toyota Yaris hatchback e o novo modelo SUV Yaris Cross - aumentando a capacidade de produção anual da TMMF para 300.000 veículos.

Projetado e desenvolvido para responder às necessidades dos clientes europeus no mercado SUV do segmento B, no caso do Yaris Cross a motorização eletrificada com a tecnologia “Full-Hybrid”, com baixas emissões CO2, deverá ser dominante, seguindo o caminho anunciado pela Toyota de vendas de 90% de veículos eletrificados até 2025.

O Yaris Cross é o segundo modelo baseado na plataforma Toyota para carros compactos GA-B e o 8º modelo TNGA (Toyota New Global Architecture) a ser produzido no continente Europeu*. O início da produção também marca um alargamento da estratégia de produção europeia da Toyota.

Marvin Cooke, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe afirma: “A introdução do Yaris Cross é importante, pois não só aumenta a competitividade da Toyota, como também reforça a nossa estratégia de produção europeia e maximização da capacidade de produção a caminho do objetivo Toyota de aumentar as vendas europeias para 1,5 milhões de unidades até 2025.”

A visão da Toyota para a produção europeia expandiu-se ainda mais este ano, quando a Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP) iniciou a produção na Polónia de transmissões híbridas, motores elétricos e o motor a gasolina TNGA de 1,5 litros, fornecendo assim a motorização híbrida completa para os dois modelos: Yaris e Yaris Cross.

A Toyota também investiu no aumento da capacidade e modernização da sua fábrica da Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) para produzir o Yaris na República Checa. O modelo hatchback foi nomeado Carro do Ano 2021 na Europa e este incremento de capacidade de produção permite responder ao aumento da procura.

O início de produção do Yaris Cross em França levou ao aumento do número de colaboradores na fábrica TMMF que é de quase 5.000 no total.

*Toyota Motor Manufacturing France (Yaris e Yaris Cross), Toyota Motor Manufacturing Turquia (Toyota C-HR e Corolla Sedan), Toyota Motor Manufacturing UK em Burnaston (Corolla Hatchback e Touring Sports) e Toyota Motor Russia (Camry e RAV4).

Toyota inicia produção do novo SUV compacto Yaris Cross

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática no mítico Circuito de la Sarthe, conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o GR010 HYBRID. História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única A TOYOTA GAZOO Racing cedeu de forma permanente ao museu “Le Mans 24H” o Toyota TS050 HYBRID #8, que venceu a 88.ª edição da lendária prova, pelas mãos de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley em setembro de 2020. Exposição reforça o compromisso da marca com as corridas de resistência. Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos 3 Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em 3º lugar da geral. Elfyn Evans terminou em 5º lugar e Sébastien Ogier, que continua líder no campeonato, terminou em 5º. TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021. Após 3 vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia o novo hipercarro GR010 HYBRID e procura vencer novamente.