Toyota inicia produção

do novo SUV compacto Yaris Cross
  • Pensado e desenhado para clientes europeus; o Yaris Cross é produzido em Valenciennes, França
  • Depois do hatchback Yaris, o SUV Yaris Cross é o segundo modelo eletrificado com a tecnologia híbrida sob a plataforma GA-B da Toyota.
  • Espera-se que o SUV de segmento B dê um contributo importante ao objetivo Toyota de 1,5 milhões de vendas até 2025.

A Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) iniciou hoje, 6 de julho 2021, a produção do Yaris Cross, um SUV urbano compacto que já está disponível em Reserva Online e que será lançado em Portugal em Setembro. Um investimento adicional de 400 milhões de Euros passa a permitir a produção em França de dois modelos na mesma linha de produção – a 4ª geração do Toyota Yaris hatchback e o novo modelo SUV Yaris Cross - aumentando a capacidade de produção anual da TMMF para 300.000 veículos.

Projetado e desenvolvido para responder às necessidades dos clientes europeus no mercado SUV do segmento B, no caso do Yaris Cross a motorização eletrificada com a tecnologia “Full-Hybrid”, com baixas emissões CO2, deverá ser dominante, seguindo o caminho anunciado pela Toyota de vendas de 90% de veículos eletrificados até 2025.

O Yaris Cross é o segundo modelo baseado na plataforma Toyota para carros compactos GA-B e o 8º modelo TNGA (Toyota New Global Architecture) a ser produzido no continente Europeu*. O início da produção também marca um alargamento da estratégia de produção europeia da Toyota.

Marvin Cooke, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe afirma: “A introdução do Yaris Cross é importante, pois não só aumenta a competitividade da Toyota, como também reforça a nossa estratégia de produção europeia e maximização da capacidade de produção a caminho do objetivo Toyota de aumentar as vendas europeias para 1,5 milhões de unidades até 2025.”

A visão da Toyota para a produção europeia expandiu-se ainda mais este ano, quando a Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP) iniciou a produção na Polónia de transmissões híbridas, motores elétricos e o motor a gasolina TNGA de 1,5 litros, fornecendo assim a motorização híbrida completa para os dois modelos: Yaris e Yaris Cross.

A Toyota também investiu no aumento da capacidade e modernização da sua fábrica da Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) para produzir o Yaris na República Checa. O modelo hatchback foi nomeado Carro do Ano 2021 na Europa e este incremento de capacidade de produção permite responder ao aumento da procura.

O início de produção do Yaris Cross em França levou ao aumento do número de colaboradores na fábrica TMMF que é de quase 5.000 no total.

*Toyota Motor Manufacturing France (Yaris e Yaris Cross), Toyota Motor Manufacturing Turquia (Toyota C-HR e Corolla Sedan), Toyota Motor Manufacturing UK em Burnaston (Corolla Hatchback e Touring Sports) e Toyota Motor Russia (Camry e RAV4).

Toyota inicia produção do novo SUV compacto Yaris Cross

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.