TOYOTA GAZOO Racing confirma quatro Hilux

e nova TOYOTA GR DKR HILUX T1+ para o Dakar 2022

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) acaba de confirmar a sua presença na 44ª edição do rali Dakar com quatro Hilux. Esta edição que terá lugar a partir de 2 de janeiro de 2022 na Arábia Saudita, terá, tal como em 2021, a equipa liderada por Nasser Al-Attiyah e pelo navegador Mathieu Baumel, bem como por Giniel de Villiers e o seu navegador Dennis Murphy; após a estreia em 2021, Henk Lategan e Brett Cummings voltam a competir aos comandos da pick-up da Toyota; Por fim Shameer Variawa terá como navegador o Danie Stassen.

A equipa irá também competir com uma novíssima Toyota GR DKR Hilux T1+, que está em conformidade com os regulamentos atualizados para a categoria T1. O protótipo ainda sem decoração e com acabamento em fibra de carbono, está a ser testado e desenvolvido para ser revelado oficialmente durante 2021.

A Toyota participa no Dakar desde 2012 e este ano compete novamente na icónica prova com 4 duplas com uma mistura de especialistas experientes na modalidade (Nasser e Giniel), e pilotos recém-chegados à disciplina com Henk que já provaram todo o seu potencial.

Desde que terminou em segundo na edição de 2021 da prova, os vencedores de 2019 O piloto qatari Nasser Al-Attiyah e o francês Mathieu conseguiram a vitória no Rali da Andaluzia; bem como na Baja de Aragón. A dupla, que venceu a Taça do Mundo da FIA em ralis Cross-Country por três vezes consecutivas, terá como objetivo acrescentar uma quarta vitória no Dakar 2022 ao seu currículo.

Giniel e Dennis, ambos da África do Sul, competiram com sucesso no Cross-Country Series da África do Sul (SACCS), que também serve como banco de ensaio para o desenvolvimento contínuo da Toyota Hilux para o Dakar.

Apesar de um acidente na Etapa 5 do Dakar 2021 ter forçando os sul-africanos Henk e Brett a desistirem da prova os seus tempos nas Etapas 3 e 4 mostraram como eram competitivos, e estarão ansiosos por mostrar o seu ritmo na prova de 2022. A estreia de Henk no Dakar 2021 atraiu atenção mundial. No entanto, o jovem condutor de Joanesburgo é uma escolha natural uma vez que já venceu a SACCS várias vezes, e procura novos desafios na modalidade.

Finalmente, Shameer e Danie, também da África do Sul, irão completar a equipa de quatro Hilux. Shameer, que ganhou vários campeonatos na África do Sul, terminou o seu primeiro Dakar em 2021, mas terá agora Danie como navegador, que apesar de se estrear no Dakar já é o navegador de Shameer no SACCS.

Seguindo a filosofia da TOYOTA GAZOO Racing de "fazer carros cada vez melhores", a equipa continuou a refinar a Hilux e a última iteração está preparada para o próximo Dakar. A TOYOTA GAZOO Racing continuará a abraçar os desafios colocados pelas estradas do mundo para desenvolver modelos de produção em série, cada vez melhores. A Hilux de estrada é um bom exemplo da durabilidade e robustez adquiridas no Dakar.

Para 2022, a TGR está a desenvolver uma nova versão do Toyota Dakar Hilux, com base nas mais recentes regras. O novo Toyota GR DKR Hilux T1+ irá partilhar componentes com a comprovada Toyota Hilux de competição, que foi introduzida pela primeira vez em 2018, e venceu em 2019, mas irá apresentar uma série de diferenças, começando pelos pneus de 37 polegadas, anteriormente 32 polegadas; juntamente com um aumento da largura das vias de 245mm para 320mm. A nova Hilux também conta com um curso de suspensão maior que passa dos anteriores 280mm, para 350mm.

Sob o capot, está agora um motor V6 a gasolina de 3,5 litros com dois turbos, proveniente do novíssimo Toyota Land Cruiser 300. De série, o motor produz 305 kW de potência a 5.200 rpm e 650 Nm de binário a partir de 2.000 rpm. No entanto, na corrida, esses números são significativamente mais elevados.

Com o TOYOTA GAZOO Racing do WEC e as equipas do WRC a acumularem vitórias históricas nas suas disciplinas, todos os olhares estarão virados para a mais recente Toyota Hilux quando for apresentada no final de 2021. Com a equipa do WEC a competir em pista, e a equipa do WRC nos ralis, a equipa de rally-raid é uma força a ter em conta numa das provas de desporto motorizado mais emblemáticas do mundo - o Dakar.

O Dakar 2022 terá novamente a sua base no deserto da Arábia Saudita, embora a corrida siga desta vez no sentido contrário. A corrida terá início a 2 de Janeiro na cidade de Ha'il, a norte, antes de atravessar para sul. O dia de descanso será na capital saudita de Riade a 8 de Janeiro, antes de seguir para sudoeste e terminar em Jeddah a 14 de Janeiro.

A prova irá começar com um prólogo para determinar as posições no arranque para a Etapa 1. A rota final do Dakar 2022 ainda não foi anunciada, mas espera-se que o terreno seja semelhante ao encontrado em 2020 e 2021 com muitas dunas e terreno rochoso.

Para saber mais sobre a Toyota no Dakar consulte: https://toyotagazooracing.com/dakar/2021/

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Estas Imagens não têm copyright. Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing confirma quatro Hilux e nova TOYOTA GR DKR HILUX T1+ para o Dakar 2022

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumentou a sua quota de mercado para 6,7% no primeiros 9 meses de 2021 , o valor mais elevado de sempre. A Toyota em Portugal aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para a penúltima prova do Campeonato Mundial de Ralis 2021 da FIA - o Rali de Espanha nos dias 15 e 17 de Outubro – o Rali de asfalto, disputado a sul de Barcelona, será uma oportunidade para alcançar o título de fabricante e de pilotos. TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para entrar em 2022, numa nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Na próxima época, aos comandos dos três Yaris hybrid Rally1 oficiais, a Toyota vai contar com um conjunto de pilotos com experiência comprovada. Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Produção na Europa começou em 1971 na fábrica de Ovar em Portugal. Hoje, a Toyota conta com nove fábricas europeias que produzem aproximadamente 800 mil automóveis por ano. Volume de produção europeia já ultrapassou os 13 milhões de veículos.