Toyota apresenta

o novo GR86
  • Terceiro modelo da gama de puros desportivos GR, desenvolvido com todo conhecimento técnico da TOYOTA GAZOO Racing
  • Desenvolvido para proporcionar puro prazer de condução, um “carro analógico para a era digital”
  • Uma evolução das qualidades reconhecidas que definiram o aclamado GT86, mantendo a clássica disposição de motor frontal e tração traseira.
  • Novo motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) de 2,4 litros oferece maior potência e binário.
  • Transmissão desenvolvida para rápida aceleração até rotações de motor elevadas.
  • Foco no aumento da rigidez, leveza e baixo centro de gravidade, para uma dinâmica mais ágil e responsiva
  • Design retém as referências aos desportivos históricos da marca ao mesmo tempo que adota características aerodinâmicas com origem na competição
  • Estreia europeia a 2 de dezembro de 2021

INTRODUÇÃO
O novo GR86 é o terceiro modelo GR (GAZOO Racing) global da Toyota, criando uma gama de três desportivos de raça pura, juntamente com o GR Supra e o GR Yaris. Os 3 modelos beneficiam diretamente do envolvimento, ao mais alto nível, da TOYOTA GAZOO Racing no desporto automóvel internacional.

O GR86 é novo coupé da gama GR, que pretende oferecer uma dinâmica e desempenho desportivo a um público mais vasto. É uma evolução do anterior GT86, o modelo que sinalizou o compromisso renovado da Toyota com a engenharia automóvel desportiva, mantém a configuração clássica de um motor frontal e tração traseira.

O motor continua a ser uma unidade "boxer" de quatro cilindros que pode atingir regimes de rotação elevados, mas com o aumento de cilindrada ganha um aumento significativo de potência e binário. Ajustes técnicos no motor e na transmissão asseguram que o maior potencial é conseguido com uma aceleração suave e potente em toda a faixa de rotações.

O desenvolvimento do chassis centrou-se na redução do peso e na redução na altura do centro de gravidade do carro para garantir uma dinâmica ainda mais apurada e uma maior capacidade de resposta. Há uma utilização mais ampla de alumínio e outros materiais leves bem como um reforço estrutural do automóvel para alcançar uma maior rigidez torcional. Os sistemas de suspensão também beneficiam de finos ajustes para otimizar o desempenho e condução, enquanto os engenheiros receberam apoio dos seus colegas de desporto automóvel no desenvolvimento de novas características aerodinâmicas para a carroçaria.

Revelado pela primeira vez em Abril de 2021, o novo GR86 chegará à Europa no segundo trimestre de 2022. A estreia europeia terá lugar no dia 2 de Dezembro de 2021.

Fun-to-drive - o carro Waku Doki
O novo GR86 é apresentado como "um carro analógico para a era digital", concebido para entusiastas, por entusiastas com foco no puro prazer de condução - uma qualidade expressa na frase japonesa "waku doki".

É importante notar que o GR86 não é um carro desportivo simplesmente para puristas e com altos níveis de experiência: as suas características podem ser descobertas diariamente, tanto em estrada, como em pista.

Como o mais recente membro da família GR, vai elevar as qualidades reconhecidas do GT86 para criar novos adeptos e entusiastas pelos automóveis da Toyota com a sua participação em competições locais. Para aqueles que querem personalizar o seu carro, o novo modelo será acompanhado por uma gama de acessórios genuínos TGR.

O Engenheiro Chefe do GR86 Yasunori Suezawa resume o objetivo da Toyota: "A missão do GR86 é abrir o mundo GR, permitindo que seja apreciado por cada vez mais pessoas".

PODER E DESEMPENHO
Motor "boxer" de 2,4 litros

Tal como com o GT86, o "boxer" de cilindros horizontalmente opostos é um elemento diferenciador do novo GR86. É o “coração” do seu desempenho e um fator chave para o seu baixo centro de gravidade. A unidade de quatro cilindros, 16 válvulas, com dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) utiliza o mesmo bloco de cilindros que antes, mas a cilindrada foi aumentada de 1.998 para 2.387 cc. Isto foi conseguido através do aumento do diâmetro do cilindro, de 86 para 94 mm.

Mantendo a mesma taxa de compressão elevada, 12,5:1, o motor fornece mais potência: a potência máxima aumentou cerca de 17% de 200cv/147kW para 234cv/172kW às 7.000rpm. Como resultado, o tempo de aceleração de 0-100 km/h foi reduzido em mais de um segundo, para 6,3 segundos (6,9 segundos com transmissão automática). A velocidade máxima do GR86 é de 226 km/h com transmissão manual, 216 km/h com caixa automática.

O binário também foi aumentado, para que o pico de 250 Nm seja entregue mais cedo - a 3.700 rpm em comparação com 205 Nm a 6.600 rpm no GT86. Isto ajuda a proporcionar uma aceleração suave e potente até altas velocidades do motor, dando um desempenho recompensador, particularmente quando se acelera à saída de uma curva. O binário é o mesmo, tanto com transmissão manual como automática.

Foram feitas alterações meticulosas para reduzir o peso do motor e assegurar um desempenho apropriado para o rendimento mais elevado do motor. Estas incluem camisas de cilindro mais finas, otimização dos canis de arrefecimento líquido e a alteração da tampa da cabeça de alumínio em resina - o que também reduz a vibração. As bielas foram reforçadas e a forma do rolamento da biela e da câmara de combustão foram otimizadas.

A injeção de combustível D-4S, que utiliza tanto a injeção indireta como a injeção direta, foi revista para uma resposta mias rápida ao acelerador do condutor. A injeção direta tem um efeito de arrefecimento nos cilindros, que suporta a utilização de uma elevada taxa de compressão; a injeção indireta funciona a cargas leves e médias do motor, maximizando a eficiência.

O motor também “respira” de forma melhorada com alterações no diâmetro e comprimento do coletor de admissão, contribuindo para um fornecimento e entrega de binário mais linear. A admissão do ar foi redesenhada para otimizar o fluxo de ar. Outros benefícios são obtidos com uma nova conceção de bomba de combustível, para assegurar um fluxo consistente em curva, e uma bomba de água mais pequena de alta velocidade, concebida para um desempenho a altas velocidades, com uma melhor fluxo e fiabilidade.

Foi acrescentado um novo refrigerador de óleo arrefecido a água, enquanto uma estrutura de radiador mais espessa tem guias de ar para aumentar a quantidade de ar absorvido.

No sistema de escape há um novo tubo central de 5,6 litros para um "rosnar" satisfatório em aceleração, aumentado por um sistema de Controlo de Som Ativo que transmite o som do motor para o habitáculo.

Para combater o ruído e vibrações, o GR86 tem novos apoios do motor em alumínio com enchimento líquido e uma estrutura revista e mais rígida do reservatório óleo.

Transmissões
As transmissões manuais e automáticas de seis velocidades do GR86 foram ambas revistas em função do aumento da potência e do binário do motor proporcionando mais diversão e prazer de condução.

O sistema manual beneficia de um novo sincronizador em carbono que facilita a passagem para a quarta velocidade. A utilização de um novo óleo de baixa viscosidade e novos rolamentos asseguram a suavidade das mudanças de caixa com a maior potência do motor. Para explorar plenamente o potencial de desempenho do carro, o condutor pode mudar para o modo Track, ou desligar o Controlo de Estabilidade do Veículo. A alavanca das mudanças foi redesenhada para um curso curto e melhor adaptação à mão do condutor.

A transmissão automática inclui patilhas atrás do volante para o condutor assumir o controlo manual das mudanças se assim quiser. No modo desportivo, a transmissão seleciona automaticamente a melhor mudança em função da utilização do travão e do acelerador por parte do condutor e do comportamento dinâmico do veículo. Para assegurar o aproveitamento suave da potência do motor, foram introduzidos discos de embraiagem adicionais e um novo conversor de binário de alta capacidade.

CHASSIS E DINÂMICA
Chassis leve, com elevada rigidez

A aclamada dinâmica foi uma característica marcante do GT86 e com o GR86 a Toyota quis dar ainda mais emoção com um carro que responde exatamente como o condutor quer. Para garantir que a potência extra do motor se traduzisse num manuseamento e capacidade de resposta gratificantes, o chassis e a carroçaria foram retrabalhados com a utilização de materiais leves mas de alta resistência para proporcionar uma rigidez adicional, reduzindo ao mesmo tempo o peso, e a adição de reforços em áreas chave.

Na frente, foram acrescentadas barras transversais diagonais entre a suspensão e a estrutura do carro, melhorando a transmissão de carga a partir dos pneus dianteiros e reduzindo a flexão lateral. Foram introduzidos fixadores de alta resistência para ligar o chassis e os suportes da suspensão e o capot tem um novo quadro interno diagonal, em vez do desenho anterior em favo de mel. Com estas medidas, a rigidez torcional do conjunto dianteiro foi aumentada em 60%.

Na parte traseira, uma estrutura em anel completo liga o chassis superior e inferior e, tal como na dianteira, os novos fixadores que ligam o chassis e os suportes da suspensão permitem um melhor manuseamento sob as forças G geradas ao curvar. Com o painel interior agora ligado à plataforma, foi criada uma estrutura de armação contínua. A rigidez geral de torção da carroçaria foi aumentada em 50%.

O foco na redução do peso e na redução do centro de gravidade reflete-se na utilização de materiais fortes e leves em áreas chave. Estes incluem aços de alta resistência e estampados a quente e alumínio, que ajudam a controlar o comportamento e rolamento da carroçaria. A aplicação de adesivos estruturais em toda a parte inferior da carroçaria contribui para a as qualidades de uma condução direta e ligada à estrutura do automóvel.

O alumínio é agora utilizado no painel do tejadilho e mos guarda-lamas dianteiros, bem como para o capot, com maior economia de peso a partir de novos designs dos bancos dianteiros, silenciadores e eixo de transmissão. Estes são fundamentais para dar ao GR86 um equilíbrio quase perfeito de peso dianteiro/traseiro 53:47 e torná-lo num dos carros desportivos de quatro lugares mais leves do mercado, com o centro de gravidade mais baixo. Desta feita, o GR86 possui quase o mesmo peso do GT86, apesar da adição de características extra de segurança e proteção em caso de colisão.

Suspensão
O GR86 melhora a geometria da suspensão apresentada no GT86 - suspensão dianteira independentes MacPherson e duplo braço na traseira, com desempenho afinado para um nível de resposta ainda mais elevado e manuseamento estável. Um diferencial autoblocante Torsen garante maior tração em curva.

As características dos amortecedores e da mola helicoidal foram otimizadas ao longo de todo o processo de desenvolvimento para dar ao carro uma dinâmica mais “plantada” e previsível. Na frente, suporte de montagem do motor em alumínio foi adicionado e a montagem da caixa de direção foi tornada mais rígida.

Com mais binário a ser gerado pelo motor de 2,4 litros, a suspensão traseira foi reforçada com a barra estabilizadora agora ligada diretamente à subestrutura para ganhar a máxima estabilidade.

Direção
O novo sistema de direção assistida elétrica tem uma relação de 13,5:1 e requer apenas 2,5 voltas do volante de três raios do GR86 de um batente ao outro, melhorando a manobrabilidade. O sistema tem um novo motor integrado montado na coluna de direção que reduz o peso e ocupa menos espaço. A montagem da caixa de velocidades foi tornada mais rígida (ver acima), com casquilho de borracha dura.

Travagem
Os travões de disco ventilados são montados à frente e atrás, com diâmetros de 294 e 290 mm respetivamente. Os sistemas de controlo de travagem - ABS, Assistência à travagem, Controlo de tração, controlo de estabilidade, e controlo de arranque em subida - são fornecidos de série, juntamente com um sistema de sinal de travagem de emergência.

DESIGN
Exterior e aerodinâmica

O design exterior do GR86 é uma evolução do desenho musculado e afunilado do GT86, exprimindo a sua clássica configuração de motor dianteiro/tração traseira e adotando um estilo que faz referência a alguns dos grandes carros desportivos do passado da Toyota, como o 2000GT e o Corolla AE86.

As dimensões totais são próximas do GT86, mas a altura foi reduzida em 10 mm (para 1.310 mm) e 5 mm foram adicionados à distância entre eixos (2.575 mm). O abaixamento do centro de gravidade é complementado pelo abaixamento de 5 mm do ponto de anca do condutor.
Os novos faróis LED têm uma disposição interna em forma de L como os do GR Supra, enquanto a nova grelha tem um padrão em malha G exclusivo da GR. O para-choques frontal tem uma nova moldagem texturada que é funcional e desportiva, ajudando a reduzir o arrasto.

De perfil, os guarda-lamas dianteiros proeminentes e a carroçaria alargada junto às rodas traseiras formam “ombros” laterais, que intensificam o design alargado do coupé da Toyota, toda a linguagem de design projeta uma forte personalidade da frente para a retaguarda. A asa traseira é igualmente poderosa na aparência, e o conjunto sublinha a posição larga do carro e o baixo centro de gravidade. Os farolins traseiros apresentam um desenho tridimensional e se fundem num molde que atravessa a largura do automóvel

Foi introduzidas uma série de características aerodinâmicas, incluindo uma conduta de ar frontal e aberturas de ar totalmente funcionais, criadas pelos ensinamentos do desporto motorizado da Toyota Gazoo Racing. Estas estão localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras para gerir o fluxo de ar e reduzir a turbulência em torno das rodas.

Os novos espelhos das portas com acabamento preto têm um desenho curvo para eficiência aerodinâmica, enquanto as barbatanas adicionadas aos arcos das rodas traseiras e as barbatanas no para-choques traseiro inferior ajudam a controlar o fluxo de ar para longe da carroçaria do carro, ajudando à estabilidade. Existe ainda uma asa adicional que pode ser colocada na traseira.

Dependendo da versão do modelo, o GR86 utiliza jantes de liga leve de 17 polegadas de 10 raios com pneus Michelin Primary HP, ou jantes pretas de 18 polegadas, com pneus Michelin Pilot Sport 4.

Interior - cabina e espaço de carga
O objetivo do design de interiores do GR86 era proporcionar a melhor disposição possível para a utilização e funcionamento dos sistemas do automóvel, com um tablier e painel de instrumentos configurado horizontalmente para dar ao condutor um amplo campo de visão e o ajuda a concentrar-se na condução. Ao longo de todo o interior, há um sentido de harmonia no design.

Em torno do condutor, os comandos foram concebidos e estão localizados para reconhecimento e operação intuitiva, incluindo um painel de ar condicionado na consola central com grandes mostradores iluminados por LED e interruptores de teclas de piano, e apoios de braços das portas com puxadores integrados. A funcionalidade do apoio de braço central foi melhorada com suportes para copos/pequenas garrafas, duas portas USB e uma tomada AUX.

Os novos bancos desportivos dianteiros apresentam almofadas de apoio independentes umas das outras, assegurando um design fino e um bom apoio do corpo. Uma alavanca no ombro do banco dianteiro facilita o acesso aos bancos traseiros.

As cores interiores também refletem o foco na condução – com superfícies pretas, com detalhes prateados, ou com detalhes de bancos em vermelho escuro, nas costuras, tapetes e portas.

Os bancos traseiros podem ser dobrados para baixo, utilizando pegas de libertação no habitáculo, ou uma correia de libertação no porta-bagagens. Quando rebatidos, há espaço de carga suficientemente para levar quatro rodas - ideal para quem conduz o seu GR86 em “track days” e outros eventos em pista.

MULTIMÉDIA E INFORMAÇÃO
O estatuto especial do GR86 é reconhecido em detalhes como a marca GR nas animações de arranque do ecrã táctil central de oito polegadas e o ecrã multi-informação de sete polegadas atrás do volante.

O sistema multimédia conta com um CPU de maior capacidade, dando uma resposta mais rápida. De série o sistema inclui receção DAB, Bluetooth e integração com smartphones através do sistema Apple CarPlay e o Android Auto. Portas USB e tomada AUX também são fornecidas para ligação e recarregamento de dispositivos. Equipado com um novo módulo de comunicação de dados, o GR86 fornece uma função eCall em caso de acidente ou emergência.

O binóculo de instrumentos do condutor atrás do volante apresenta um visor multi-informação e à esquerda do tacómetro com leitura de velocidade central. O conteúdo do mostrador pode ser selecionado, reinicializado e navegado utilizando botões no volante. No modo desportivo, o conta-rotações ganha destaque e a cor vermelha.

Quando o piloto muda para o modo Pista, aparece um visor diferente, concebido com a ajuda dos pilotos profissionais da TOYOTA GAZOO Racing. A leitura mostra uma barra central de visualização das rpm do motor, mais a mudança selecionada, velocidade e temperaturas de óleo e água, permitindo ao piloto reconhecer instantaneamente o estado do carro e obter um melhor tempo de mudança de velocidade.

TOYOTA GAZOO Racing
O desenvolvimento dos modelos GR pela Toyota - o GR Supra coupé de dois lugares, o GR Yaris inspirado no ralis e agora o GR86 - cumpre a missão da marca de utilizar a experiência e o know-how adquirido no desporto automóvel para fazer carros cada vez melhores para a estrada e para dar às pessoas oportunidades de desfrutar do mais puro prazer de condução.

O sucesso da TOYOTA GAZOO Racing na competição mundial proporciona uma forte plataforma sobre a qual construir entusiasmo pela Toyota entre os fãs do mundo inteiro e desenvolver novas tecnologias e técnicas que podem ser transferidas das corridas e ralis para os automóveis de estrada mo quotidiano.

A TOYOTA GAZOO Racing já conseguiu quatro títulos de pilotos e fabricantes no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) desde que entrou na competição em 2012 e registou quatro vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans até 2021. A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team trouxe a Toyota de volta ao Campeonato do Mundo de Ralis em 2017, desde isso, alcançou dois títulos de pilotos e um de fabricantes com o Yaris WRC. A TOYOTA GAZOO Racing também compete regularmente ao mais alto nível no Rali Dakar, a equipa sul-africana venceu em 2019 com uma Hilux de competição.

Neste momento a Toyota já está bem colocada para vencer o título de pilotos e fabricantes no mundial de Ralis da FIA 2021 (WRC).

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