Toyota apresenta GR Yaris

experimental movido a hidrogénio
  • O concept-car partilha a motorização do Corolla Sport experimental movido a hidrogénio, atualmente a competir na disciplina de competição automóvel Super Taikyu, no Japão
  • Equipado com o motor do GR Yaris, modificado para usar hidrogénio como combustível
  • A tecnologia do motor de combustão a hidrogénio resulta em emissões quase nulas, ao mesmo tempo que mantém as sensações acústicas e sensoriais típicas dos motores de combustão
  • O desenvolvimento prossegue mesmo com as adversas condições do desporto automóvel no Japão

2 de dezembro de 2021 - A Toyota apresentou hoje a sua tecnologia experimental de motor de combustão movido a hidrogénio no mundialmente aclamado GR Yaris.

O combustível hidrogénio, os depósitos de combustível e o processo de reabastecimento do veículo experimental são os mesmos que existem no Mirai, o veículo elétrico a pilha de combustível que é o topo da gama dos Toyota disponíveis comercialmente.
No entanto, enquanto o Mirai utiliza a reação química nas pilhas de combustível para gerar energia, este GR Yaris experimental conta com um motor de combustão interna que tem hidrogénio como combustível.

Enquanto a tecnologia do motor de combustão a hidrogénio ainda está nas etapas iniciais de desenvolvimento conceitual e experimentação - que começou em 2017 e ainda não está pronta para comercialização -, o Toyota Corolla Sport experimental movido a hidrogénio já está a mostrar o seu alto desempenho em eventos de automobilismo no Japão, com emissões de escape praticamente nulas.

“A indústria automóvel no Japão deve ter sucesso na produção de veículos de passageiros. Para este fim, os fabricantes devem participar em corridas de automóveis para testar a durabilidade e o desempenho de seus veículos e exibir o melhor do seu desempenho. Com a competição vem o progresso, ao mesmo tempo que se gera entusiasmo entre os fãs do desporto automóvel. O objetivo das corridas não é o de satisfazer apenas a nossa curiosidade, mas permitir o desenvolvimento da indústria japonesa de veículos de passageiros”. Kiichiro Toyoda, fundador da Toyota Motor Corporation (março de 1952)

Os experimentais GR Yaris e o Corolla Sport movidos a hidrogénio utilizam o mesmo motor sobrealimentado G16E-GTS, 1.6 litros, 3 cilindros em linha que se encontra instalado no premiado GR Yaris, mas com sistemas de alimentação e de injeção de combustível adaptados à utilização de hidrogénio como combustível.

O Corolla Sport experimental a hidrogénio já está a competir na disciplina de competição automóvel Super Taikyu no Japão desde maio deste ano, através da equipa ROOKIE Racing da Toyota GAZOO Racing, que assumiu o desafio de testar o experimental motor de combustão a hidrogénio em condições adversas que se vivem no desporto automóvel.

“Demos o primeiro passo para competir e desenvolver o nosso motor a hidrogénio com a mentalidade de enfrentar o desafio. Imagino que as coisas serão um pouco diferentes daqui a 10 anos e espero que as pessoas olhem para trás e vejam como enfrentámos o desafio com positividade, aproveitando ao máximo cada momento”.
Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation

O hidrogénio entra em combustão mais depressa do que a gasolina, daí resultando uma boa capacidade de resposta e um excelente desempenho ambiental. Além de ser extremamente limpa, a combustão do hidrogénio tem o potencial acrescido de proporcionar uma experiência de condução divertida com as sensações acústicas e sensoriais que caraterizam os motores de combustão interna.

Para alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota tem vindo a aumentar os seus esforços, nomeadamente através da promoção do uso de hidrogénio pela popularização dos FCEV (Veículos Elétricos a Pilha de Combustível) e de vários outros produtos movidos a células de combustível. Refinando ainda mais as suas tecnologias em motores a hidrogénio por via do automobilismo, a Toyota pretende contribuir para uma sociedade ainda melhor, baseada em hidrogénio.

Toyota apresenta GR Yaris experimental movido a hidrogénio

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