Toyota Yaris WRC vence na Estónia

- Rovanperä faz história com apenas 20 anos

A TOYOTA GAZOO Racing venceu o Rali da Estónia e Kalle Rovanperä tornou-se o piloto mais jovem de sempre a ganhar uma prova do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. O jovem de apenas 20 anos e o co-piloto Jonne Halttunen garantiram a quinta vitória consecutiva da equipa da Toyota esta época, que mantem assim a vantagem de 59 pontos no campeonato.

Sébastien Ogier e Elfyn Evans terminaram a prova em quarto e quinto, respetivamente. Com este resultado permanecem em primeiro e segundo lugar na classificação de pilotos, (separados por 37 pontos) e Rovanperä sobe para a quarta posição no campeonato.

O finlandês Kalle Rovanperä consegue a sua primeira vitória no WRC com apenas 20 anos, 9 meses e 17 dias, batendo o recorde daquele que é atualmente o seu Chefe de Equipa, Jari-Matti Latvala (que era dois anos mais velho quando ganhou o Rali Suécia em 2008).

Rovanperä foi contundente na Estónia. Só não foi o mais rápido em 2 das 24 especiais, realizadas ao longo de algumas das estradas mais rápidas do mundial, o que torna o feito ainda mais notável... Com esta quinta vitória consecutiva da equipa (e sexta de sete provas até agora este ano) a Toyota alcança a mais longa série de vitórias de sempre no WRC.

Resumo da Prova:
O rali da Estónia é conhecido pelos troços em gravilha solta e pelos muitos saltos. O jovem Kalle Rovanperä mostrou logo no shakedown ao que vinha, ao ser o mais rápido de todos os pilotos.

A prova começou na quinta-feira, 15 de julho 2021, com uma super-especial em Tartu, onde Kalle Rovanperä foi o mais rápido, por apenas 0,1 segundos. Ogier ficou em 10º lugar da geral, mas apenas a 1,2 segundos do tempo de Rovanperä, com Evans a 3,2 segundos também do colega Rovanperä

O segundo dia oficial de rali, mas o primeiro inteiro de competição, viu Rovanperä a manter toda a sua velocidade ao volante do Yaris WRC, vencendo seis das oito especiais e terminando o dia na liderança. O Francês Sébastien Ogier apesar de estar em desvantagem por ser o primeiro na estrada, também foi muito rápido, subindo na tabela classificativa e terminando o dia em quarto lugar, com Elfyn Evans em quinto da geral. O piloto do programa de desafio Takamoto Katsuta estava em terceiro lugar, quando em SS4 foi obrigado a desistir da prova, devido a uma queixa muscular nas costas do seu co-piloto.

No sábado, 17 de julho, Rovanperä começou o segundo dia completo de competição e dominou de tal forma que, no final da manhã de quatro especiais, a sua vantagem era já de 35,7s. À tarde, apesar do piso mais desafiante, Rovanperä continuou a estender a sua vantagem enquanto geria o desgaste do Yaris WRC. Os seus colegas de equipa, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, continuaram envolvidos numa batalha pela terceira posição. No final, permaneceram na quarta e quinta posições, respetivamente, com Ogier a terminar a 17,9s do terceiro lugar e Evans a 23,4s atrás dele.

No domingo e último dia, Rovanperä arrancou com uma vantagem de 50,7 segundos, que acabou por aumentar para quase um minuto - 59,9 segundos, controlando a prova e o seu andamento hábilmente ao longo das últimas seis especiais da prova.

Os três Yaris da equipa terminaram dentro dos cinco primeiros, com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia em quarto e Elfyn Evans e Scott Martin em quinto. Numa power stage final, Ogier, Evans e Rovanperä conseguiram o terceiro a quinto melhor tempo conseguindo pontos bónus adicionais.

Classificação final do Rali da Estónia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) 2h51m29.1s
2 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +59.9s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m12.4s
4 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +1m24.0s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +2m07.1s

6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +7m07.3s
7 Pierre-Louis Loubet/Florian Haut-Labourdette (Hyundai i20 Coupe WRC) +8m48.3s
8 Alexey Lukyanuk/Yaroslav Fedorov (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m16.1s
9 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m29.9s
10 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10m46.6s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota vence na Estónia, Rovanperä faz história aos 20 anos

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática no mítico Circuito de la Sarthe, conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o GR010 HYBRID. História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única A TOYOTA GAZOO Racing cedeu de forma permanente ao museu “Le Mans 24H” o Toyota TS050 HYBRID #8, que venceu a 88.ª edição da lendária prova, pelas mãos de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley em setembro de 2020. Exposição reforça o compromisso da marca com as corridas de resistência. Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos 3 Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em 3º lugar da geral. Elfyn Evans terminou em 5º lugar e Sébastien Ogier, que continua líder no campeonato, terminou em 5º. TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021. Após 3 vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia o novo hipercarro GR010 HYBRID e procura vencer novamente.