Toyota Yaris WRC de Kalle Rovanperä

vence o rali da Acrópole

Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen asseguraram na Grécia um notável segundo triunfo esta época no Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Sébastien Ogier, também ao volante do Toyota Yaris WRC, terminou em terceiro lugar, alcançando um duplo pódio para a TOYOTA GAZOO Racing. Este resultado reforça a sua posição na liderança do campeonato de pilotos e da Toyota como fabricante. Elfyn Evans terminou em sexto lugar da geral.

Resumo da Prova:  Foi um emocionante regresso do Rali da Acrópole. A última edição da clássica prova foi em 2013 e esta edição da prova grega arrancou na quinta-feira dia 9 de setembro 2021, com uma cerimónia de abertura e uma curta primeira especial no centro de Atenas. Sébastien Ogier, mostrou logo ao que vinha, e conseguiu o tempo mais rápido, com os companheiros de equipa Elfyn Evans em segundo e Kalle Rovanperä em terceiro.

O segundo dia de prova, começou com Ogier a manter a sua liderança em SS1. O jovem Rovanperä mostrou toda a sua velocidade com vitórias em SS3 e SS4. Ogier voltou a ser o mais rápido em SS5 e terminou o dia a apenas 0,2s do segundo lugar. Rovanperä terminou o seu primeiro dia completo de competição na Grécia na liderança. (com 3,7s de vantagem).

Foi um dia difícil para Elfyn Evans, que se deparou com um problema na caixa de velocidades. Apesar de ter perdido vários minutos, o britânico geriu bem a situação ao longo das 5 especiais do dia, terminando o dia em décimo sexto lugar da geral.

No sábado, o terceiro e mais longo dia do rali, a jovem estrela da TOYOTA GAZOO Racing mostrou todo o seu domínio ao volante do Yaris WRC. Rovanperä venceu quatro das seis especiais e aumentou a sua vantagem para mais de meio minuto. Sébastien Ogier continuou a manter a terceira posição na geral e venceu a penúltima especial do dia, terminando o dia a apenas 9,4s da segunda posição.

No último dia, a chuva trouxe condições desafiantes, mas Rovanperä alcancou mais uma incrível vitória na especial de abertura. Apesar de ter uma mistura de pneus mistos montados no seu Yaris WRC, o jovem completou a icónica especial de Tarzan uns impressionantes 14,1s mais depressa do que qualquer outro. Rovanperä prosseguiu para selar a vitória em grande estilo na segunda passagem pela mesma especial, vencendo a “power stage”.

Os Toyota Yaris WRC mostraram a sua superioridade ao conseguiram os três primeiros lugares na Power Stage, com Elfyn Evans em segundo e Ogier em terceiro.

Depois de os seus rivais mais próximos do campeonato terem tido problemas na sexta-feira, Ogier e o co-piloto Julien Ingrassia concentraram-se em garantir um valioso pódio. Com o seu sexto top 3 da temporada, Ogier sai da Grécia a liderar a classificação de pilotos por 44 pontos, quando faltam três provas esta época.

Evans e o co-piloto Scott Martin conseguiram uma forte recuperação, terminando a prova na sexta posição geral. Com o seu fantástico desempenho na Power Stage, Evans continua em segundo lugar na classificação de pilotos.

Graças a um quinto duplo pódio este ano e aos pontos bónus da Power Stage, a TOYOTA GAZOO Racing aumentou a liderança no campeonato de fabricantes para 57 pontos.

Classificação final do Rali da Acrópole (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) 3h28m24.6s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +42.1s
3 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +1m11.3s
4 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m01.0s
5 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +5m45.0s
6 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +6m42.7s
7 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) +6m54.4s
8 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +8m41.1s
9 Andreas Mikkelsen/Elliott Edmondson (Škoda Fabia Rally2 evo) +9m02.5s
10 Marco Bulacia/Marcelo Der Ohannesian (Škoda Fabia Rally2 evo) +9m19.2s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC de Kalle Rovanperä vence o rali da Acrópole

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumentou a sua quota de mercado para 6,7% no primeiros 9 meses de 2021 , o valor mais elevado de sempre. A Toyota em Portugal aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para a penúltima prova do Campeonato Mundial de Ralis 2021 da FIA - o Rali de Espanha nos dias 15 e 17 de Outubro – o Rali de asfalto, disputado a sul de Barcelona, será uma oportunidade para alcançar o título de fabricante e de pilotos. TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para entrar em 2022, numa nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Na próxima época, aos comandos dos três Yaris hybrid Rally1 oficiais, a Toyota vai contar com um conjunto de pilotos com experiência comprovada. Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Produção na Europa começou em 1971 na fábrica de Ovar em Portugal. Hoje, a Toyota conta com nove fábricas europeias que produzem aproximadamente 800 mil automóveis por ano. Volume de produção europeia já ultrapassou os 13 milhões de veículos.