Evans oferece quarta vitória à TOYOTA GAZOO Racing

no rali da Finlândia

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) está a celebrar a sua quarta vitória “em casa” no Rali da Finlândia, graças a um fim-de-semana notável de Elfyn Evans e do seu co-piloto Scott Martin. Quando restam apenas duas provas para o final do campeonato, a dupla britânica passa a ser a única que pode apanhar os companheiros de equipa Sébastien Ogier e Julien Ingrassia - que terminaram em quinto lugar na Finlândia e que lideram o campeonato.

Este resultado garante que um piloto da Toyota irá ganhar o título de Campeão Mundial de Ralis pelo terceiro ano consecutivo. A TGR também deu um passo importante na conquista do campeonato de fabricantes.

RESUMO DA PROVA:
Passados dois anos, a equipa de ralis da TOYOTA GAZOO Racing, regressou a casa. Numa prova que teve lugar perto da sede da equipa de ralis em Jyväskylä, onde o Toyota Yaris WRC é desenvolvido e onde venceu o rali por três vezes consecutivas, em 2017, 2018 e 2019. O rali foi cancelado em 2020 devido à pandemia de COVID19 regressando novamente este ano.

A prova finlandesa começou na sexta-feira dia 1 de outubro e, no final do primeiro dia de prova, composto por 6 especiais, os três pilotos da Toyota faziam parte de um grupo de 5 pilotos que terminaram o dia muito próximos - com uma diferença de apenas 7,9 segundos. Elfyn Evans foi o terceiro da geral depois de um excelente andamento na fase noturna da prova, logo à frente do Yaris WRC privado de Esapekka Lappi em quarto e Kalle Rovanperä em quinto. O Francês Sébastien Ogier terminou o primeiro dia em sétimo.

Elfyn Evans começou o dia mais longo do rali (com um total de nove especiais) na terceira posição da geral a 6,1 segundos do líder. Aproveitando ao máximo a sua posição na estrada, quando comparada com sexta-feira, o galês venceu as quatro especiais da manhã. Venceu SS8 e saltou de terceiro para a liderança, terminando a manhã de sábado com uma vantagem de 5,6 segundos. À tarde, Evans continuou a aumentar a sua vantagem, terminando o dia com 9,1 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.

Sébastien Ogier também entrou num bom ritmo, durante a tarde do segundo dia, depois de ter feito alterações à configuração do seu Toyota Yaris WRC, o que lhe permitiu subir para o quinto lugar da geral. Kalle Rovanperä foi obrigado a abandonar depois de uma saída de estrada. No entanto, regressou à prova no domingo. Esapekka Lappi manteve o quarto lugar e Takamoto Katsuta também teve uma saída de estrada, voltando à competição no domingo.

Elfyn Evans não se limitou a gerir a vantagem no domingo, ficando a apenas 0,4s do tempo mais rápido na primeira especial, para depois ser o mais rápido, tanto em SS17 como em SS18, aumentando assim a sua liderança. Por fim, selou a vitória em grande estilo, com o tempo mais rápido na power stage, conseguindo o máximo de pontos (cinco).

Este resultado significa que o Toyota Yaris WRC – montado precisamente na cidade de Jyväskylä – mantém-se invicto nas estradas finlandesas, desde a sua estreia em 2017. No total, esta foi a 25ª vitória do Yaris no WRC, no seu último evento em terra, antes de serem introduzidos os novos regulamentos técnicos para 2022. É também o pódio número 200 no mundial de ralis para a Toyota, que se torna apenas no terceiro fabricante a atingir esta meta.

Com a sua segunda vitória esta época, Evans reduz a diferença para o líder do campeonato, Ogier, para 24 pontos com um máximo de 60 disponíveis. No campeonato de fabricantes, a liderança da Toyota passa para 61 pontos.

Ogier conseguiu atingir o seu principal objectivo na Finlândia – o de terminar a prova e somar o máximo de pontos para o campeonato.

Terminando um lugar à frente de Ogier, em quarto da geral, foi Esapekka Lappi e Janne Ferm ao volante de um Toyota Yaris WRC privado - um forte regresso ao carro com o qual venceram, em casa, há quatro anos.

Classificação final do Rali da Finlândia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)

1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 2h19m13.7s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +14.1s
3 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +42.2s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +58.8s
5 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +2m54.4s
6 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +5m02.3s
7 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta WRC) +6m22.9s
8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Volkswagen Polo GTI R5) +9m52.1s
9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10m07.8s
10 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m52.8s
34 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +1h02m51.7s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC de Evans vence o rali da Finlândia

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumentou a sua quota de mercado para 6,7% no primeiros 9 meses de 2021 , o valor mais elevado de sempre. A Toyota em Portugal aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para a penúltima prova do Campeonato Mundial de Ralis 2021 da FIA - o Rali de Espanha nos dias 15 e 17 de Outubro – o Rali de asfalto, disputado a sul de Barcelona, será uma oportunidade para alcançar o título de fabricante e de pilotos. TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para entrar em 2022, numa nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Na próxima época, aos comandos dos três Yaris hybrid Rally1 oficiais, a Toyota vai contar com um conjunto de pilotos com experiência comprovada. Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Produção na Europa começou em 1971 na fábrica de Ovar em Portugal. Hoje, a Toyota conta com nove fábricas europeias que produzem aproximadamente 800 mil automóveis por ano. Volume de produção europeia já ultrapassou os 13 milhões de veículos.